quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Quem vê só o qui vê... vê só o qui qué vê

Ensaio 17B
baitasar
O único vivo mais sem alma qui o siô Barros encontrô nos caminho qui pisava foi o preto acendedô Betobento, ele ia nas rua acendendo as lanterna qui iluminava os caminho. Baixava a lanterna do poste com seu varapau de gancho, depois era só examiná os vidro, raspá a cera se tivesse necessidade, colocá vela nova, queimá o pavio, e pronto, alevantava a iluminadura té o poste da iluminação pública, na altura de um homem e meio com o tamanho do Josino, qui teve um corpo qui não cabia medida. Tem homê e mulhé, assim, as vista enxerga mais do qui existe, mais também, existe corpo qui se enxerga menô do qui é; os olho pode enganá a razão, confundí o coração, mais é preciso aprendê olhá e vê o qui não vê, quem vê só o qui vê... vê só o qui qué vê.
O negro qui o chefe da pulícia mandava aprendê com o Betobento escutava a mesma lição, As velas ocê pega com o Joca Lampião, a lição de aprender as lidas com as lanternas é preciso escutar o véio Betobento
—        Cada lanterna tem uma vela que é preciso acendê e controlá, nas ida e volta, enquanto durá a escuridão da noite. As vela queimada até o fim do pavio precisa sê raspada da lanterna, depois é só colocá a nova e incendiá a mecha. A incumbência é vigiá os postes, à noite toda, e deixá os poste vigiá as ruas. Escutô? — um bão aprendiz de acendedô sempre escutava.
Aquele era um serviço de patrulhamento. Reavivava as vela apagada pela teimosia do vento, mais quando a chuva molhava com jeito de fazê brotá água, ele esperava, resmungando dentro da boca do velho teimoso, Água e fogo não se junta, é melhó esperá secá a chuva.
Gostava da noite apinhada das estrela, tinha o qui fazê à noite inteira nas ruas qui era sua incumbência. Passava à noite, assim, indo e vindo, fiscalizando os poste das vela, descendo e subindo as lanterna, trocando, raspando, atiçando. Iluminava os caminho, por isso, foi batizado com titulativo de gente: Betobento Luz. Um caso raro de preto liberto qui ganhô alcunha, um nome próprio de branco.
Saia da casa dos lampião com a sacola carregada nas vela, o varapau com gancho numa das mão e a tocha incendiando na outra. Atravessava o Largo dos Enforcado com a tocha erguida, não queria nenhum espírito fechando o caminho, nem dá com a cara do preto Joaquim, o primeiro enforcado: se fez pagô; se não fez, pagô pelo qui não fez. Ele qui ficasse pras bandas de lá, qui o jeito não tinha mais jeito. As carne depois de pendurada pelo pescoço, só faz desprendê o mijo té pará de respirá. O Betobento Luz, nas dúvida, se ia ou não encontrá um qui outro dos enforcado, pedia, Salve as banda de lá, salve as banda de cá! Com licença. E rasgava a escuridão do Largo dos Enforcado.
Seguia a rua da Praia, no cumprimento da praia, quase no início, já tinha qui cruzá por outra tranqueira: o pelourinho de pedra. Erguido às pressas, no ano de 1810, tudo pra fazê a freguesia tê a cerimônia da instalação da vila da Nossa Senhora. Ele entendia as necessidade de deixá de sê freguesia, passá a sê vila, depois cidade, mais não entendia as necessidade daquela pedra, nem por que da pedra ficá na frente da igreja santa. Os branco gosta de esfolá o couro dos preto, isso se sabe, mais tanto lugá pra longe da missa, não tinha qui sê de frente, no alcance do olhá do padre, da voz piedosa de oração, Será que os ouvido que escuta oração não escuta os gemidos no pelourinho, e se escuta, faz que não escuta
O Betobento Luz conhecia o sinal da cruz, rezava sua oração pros espírito dos couro rasgado qui rondava ali, os preto deixado esquecido na cruz da pedra. E seguia seu caminho, poste por poste da iluminação té a Bragança. Depois fazia um trecho da Bragança té a rua da Ponte, virava na Ponte e voltava perto da esquina das água, na casa dos lampião. Nesses dois caminho, cruzava o Beco do Fanha, o Beco do Leite, o Beco do Trem, mais na rua do Ouvidô, não podia só cruzá sem desviá, tinha qui tê cuidado com as lanterna do Ouvidô. De volta na Ponte, seguia sua vigilância cruzando a rua Clara, a rua do Arroio, muito conhecida como a rua dos Pecado Mortal, tinha as cabana das putaria, as moça tavam longe e perto, no alcance dos pé e do fogo das virilha. O trecho com as cabana sempre tava com visita, mais ninguém reclamava a falta das lanterna e dos poste da iluminação.
A cada tempo, aparecia mais rua e o Betobento já não dava conta. Depois de fazê a rua da Ponte reabastecia as vela da sacola na casa dos lampião, só precisava fazê a sua marca no papel em branco qui o Joca Lampião deixava no balcão. O homem se incomodava de saí do calô das coberta com o escravo Varão, não queria se estorvado, então, deixava os pacote com as vela na disposição do negro iluminadô. O Betobento, por sua vez, tava cada vez mais desgostoso de colocá sua marca num quitamento em branco. Até qui criô coragem de dizê qui não achava certo
—        O quê o criolo não acha certo?
—        Vosmecê me perdoe, mais não é bão colocá a marca no papel sem nada escrito...
A resposta do Joca Lampião foi na hora do acontecido
—        O criolo está achando que no papel do recibo não têm as velas que o criolo leva na sacola?
—        Não to dizendo nada.
—        Pois se não tem, é porque o criolo tá escondendo as vela.
—        Não to dizendo nada.
—        Então, não me incomoda com preocupação de criolo.
Betobento baixô os olho, colocô a marca no recido branco e saiu. Nunca mais fez assunto do causo. Mal tinha tempo de fazê a vigilância na Quitanda e recomeçá a trilha. O chefe da iluminação pública qui se entendesse com ele.
O Largo da Quitanda não parecia dormí, as pessoa continuava o comércio qui se juntava como as formiga. O trapiche rio adentro cortava as água, como a cicatriz marca o couro, e avisava: é o lugá de embarcá e desembracá os iate e as sumarca, antes da saída das água doce nas água salgada.
O siô Barros passô pelo acendedô sem fazê menção de reconhecimento. O negro qui tinha obrigação de cumprimento. O iluminadô não parô de ajeitá o qui tinha qui fazê: iluminá com capricho era sua ocupação, e aquela noite recém tinha começo, Mais um negro metido a gente, esse parece que não conhece o seu lugar, o siô Barros não queria assunto de falação com o acendedô, muito menos autorizava intimidade, mais aquele negro sujo lhe devia cortesia e reconhecimento. Parô a rua nos pé, chegô abrí a boca pra chamá atenção do negro, mais viu qui a rua era um deserto de gente, Isso é um desperdício. Voltô pro seu caminho. Avançô um passo, dois passo, e não se dominô, foi libertado das corrente da compreensão, isso é um desaforo, quem esse criolo pensa que é
—        Você, negro!
Nenhuma resposta, nenhum sinal da atenção, Assim, já é demais, voltô mais um passo qui não devia voltá, não devia tê voltado
—        Você, criolo atrevido!
O Betobento Luz, qui tinha um nome e uma alma, se ocê acredita qui as alma só existe depois de batizado, continuava a raspá a cera da laterna. O siô Barros levantô do chão uma pedra, jogô sem precisão na mira. Não acertô nem por pouco, resmungô, Não queria acertá, mesmo. O negro não se mexeu, não parecia qui tudo aquilo era com ele. A paciência do siô Barros tinha limite, a desatenção daquele negro ia custá caro, e fez o serviço do jovem Capitão: sacô o chicote curto, desenrolô o cipó qui levava preso na cintura pra impressioná os branco, assustá os negro, sujô as mão quando acertô o véio Betobento Luz.
O homem solto um grito qui o siô nunca teve qui ouví, saltô como um felino e ficô na frente do branco, o olhá de odiá.
O preto Betobento Luz era um liberto dos branco besta. Exercia serviço de segurança pra pulícia, nunca ia tê licença pra prendê branco, mais queria entrá no qui fazê da pulícia: corrê atrás dos badernista, brigadô, valentão, deixá de sê corrido, corrê atrás. Pará de cuidá da iluminação pública.
Mais continuava negro.
A escuridão mostrava o branco dos olho arregalado, não parecia susto nem medo, parecia a morte.
No peito carregava uma tabuleta de aviso: Surdo Mudo!
Aquela conversa com o Varão já faz um bom tempo, mais foi logo depois dela qui o Betobento Luz apareceu com a língua cortada e os dois ouvido furado. O rumô era qui o escravo Varão não tinha gostado dos modo do Betobento com o patrão Joca, uns dizia o qui escutava de outro, coisas do iluminadô tá desviando as vela qui o chefe da pulícia autorizava comprá com o fundo da iluminação. Nada ficô provado nem contra nem a favô, mais o Betobento ficô mudo e surdo. Quase ninguém escapa da justiça dos branco, só os branco.
O siô Barros olhô a pequena chibata na sua mão, ela se pareceu com uma pistola qui se usa na cintura sem nunca tê uso, mais qui depois de empunhá precisava fazê o uso sem fraqueza.
Queria saí dali.
É diferente mandá fazê e sê a mão qui faz. Dá pra senti o gosto do sangue na boca, o cheiro do suô do preto, os grito se enfia na cabeça e custa pra saí. É uma marca por toda vida.
Voltô nos passo qui deu pra trás, virô as costa e saiu caminhando, Merda, merda, como podia saber que o negro é surdo, mas surdo ou não, ele tem as vista, se me viu, devia o cumprimento de respeito.
Retomô o seu caminho, desconfiado dele mesmo, Como fui me deixar usar da chibata, não sou homem dessas canalhices, isso é coisa do Capitão, merda, talvez fosse, talvez não fosse, bão com a chibata, mais pra parecê um branco forte, qui sabia colocá as coisa no devido lugá, não podia tê dó nem piedade, Por certo, o Senhor colocou esse negro no meu caminho para me lembrar alguma coisa que devo ter esquecido, deve ser alguma benção.
Soltô um suspiro silencioso dos intestino, junto com o vento mais uma pequena umidade. O descuido lhe brotô no fundilho das calça, mais um pequeno aviso do Siô, o vulcão tava limpando a garganta.

Lembrô do Josino, o negro certo pra tarefa acertada, Esse só me deve uns negrinhos da sua criação com a negra Milagres. A lembrança lhe deu vontade de dobrá na direção da praia, e olhá se o carregamento foi descarregado no barco, mais a cautela era sua maió virtude, não achô por bem se aproximá dos trabalho secreto, Quem não é visto, não é reconhecido.

_______________________
Leia também:

Ensaio 16B - Isso não tem preço

Ensaio 18B - Dava com uma das mão, tirava com a outra


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Autoajuda: Hoje, não estou com saudades de mim mesmo

Bee Gees



Não estou com saudades de mim mesmo, um tempo em que eu acreditei que médico precisava ser bonito, não podia ter cara de empregada doméstica! Oh, se eu apenas tivesse visto que a piada era sobre mim, as empregadas domésticas é que têm cara de médico... o que fez o mundo inteiro rir. Eu tentei impedir a chuva, ele continua caindo, até que eu, finalmente, morri... o que fez o mundo inteiro viver. Oh, se eu apenas tivesse visto, mas nunca me contaram sobre o sofrimento, apenas sobre como consertar um corpo doente. Eu queria impedir o sol de brilhar e morri e aprendi: se você quer arrancar essa tristeza no seu coração deixe de ser como eles disseram que você deveria ser, Corra pro amô, me disse a empregada doméstica, Ocê precisa sê maduro pra não passá frio e vivê solitário, sem ninguém do seu lado, ninguém pra abraçá. Precisei morrer para aprender a sorrir um sorriso interminável, num mundo sem glórias. Precisei viver para recomeçar uma nova história e entender porque vivemos num mundo de tolos com corações de pedra, precisei escutar a empregada doméstica, Quem vê só o qui vê, só vê o qui qué vê, mais o qui vê pode não sê o amô




I Started A Joke







Run To Me





Words






How Deep is Your Love






Massachusetts





Alone






I've Gotta Get A Message To You





To Love Somebody





How Can You Mend a Broken Heart





You Should Be Dancing





Jive Talkin'






The only love





_____________________________

Mais Auto-ajuda:

Auto-ajuda: Imaginem uma humanidade, uma justiça... está escrito no metrô


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Clube de Cinema


50 filmes para conhecer criticamente a História
– 26 DE AGOSTO DE 2013

Outras Mídias

Em produções memoráveis, cinema focou grandes conflitos sociais e humanos e como resultaram ou em libertação, ou em tragédia

Por Guilherme Antunes, em Cinetoscópio

Olá galera, preparei uma lista com alguns filmes para quem adora História. Um filme quando vai abordar algum contexto histórico ele utiliza recursos pedagógicos para uma maior aproximação, entretanto, é válido lembar das vinculações ideológicas em determinadas obras. Por vezes, um filme tem mais a dizer sobre o momento em que foi produzido do que a época que pretende retratar. Confira:

1 - Tempos Modernos (1939) – Direção: Charlie Chaplin

Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado.



2 - Z (1969) – Direção: Costa-Gavras

Conheça o caso Lambrakis, onde a morte de um político foi encoberta vergonhosamente por políticos e policiais, na Grécia dos anos 60. Vencedor dos Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Edição, foi o primeiro filme a ser indicado também na categoria Melhor Filme.



3 - Dawson, Ilha 10 (2009) – Direção: Miguel Littin

Dawson, Ilha 10, aborda o golpe militar que em 1973 derrubou o governo democrático de Salvador Allende e vitimou milhares de chilenos, dando início a uma das mais longas e sangrentas ditaduras da América Latina. O filme mostra o sofrimento de ministros do governo Allende que foram aprisionados em uma ilha gelada, de clima antártico, onde funcionou um campo de concentração projetado pelo criminoso nazista Walter Rauff, então refugiado no Chile.



4 - Ivan, o Terrível – Parte I (1944) – Direção: Sergei M. Eisenstein

Em 1547, Ivan IV (1530-1584), arquiduque de Moscou, se auto-proclama o Czar de Rússia e se prepara para retomar territórios russos perdidos. Superando uma série de dificuldades e intrigas, Ivan consegue manipular as pessoas destramente e consolidar seu poder.



5 – Alexander Nevsky (1938) – Direção: Sergei M. Eisenstein

Na Rússia do século 13, invadida por estrangeiros, o príncipe Alexander Nevsky arregimenta a população para formar um exército e conter a invasão de cavaleiros teutônicos. Baseado em fatos históricos.



6 – Em Nome do Pai (1993) – Direção: Jim Sheridan

Em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. O filme conta a história real do jovem rebelde irlandês Gerry Conlon, que junto de três amigos, é injustamente preso e condenado pelo crime. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudá-lo e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que investiga as irregularidades do caso.



7 - Doutor Jivago (1965) – Direção: David Lean

O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Enquanto Strelnikoff representa o “mal”, Yevgraf representa o “bom” elemento da Revolução Bolchevique.



8 – No (2012) – Direção: Pablo Larraín


História do plebiscito que, em 1988, pôs fim a uma ditadura de 15 anos imposta por Augusto Pinochet. No conta a história de René Saavedra (Gael Garcia Bernal), um exilado que volta ao chile e vai trabalhar como publicitário a serviço da campanha “Não”, que tem como objetivo influenciar o eleitorado a votar contra a permanência de Augusto Pinochet no poder durante um referendo, feito sob pressão internacional, pelo próprio ditador.



9 – A Onda (2008) – Direção: Dennis Gansel

Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.



10 - Amém (2002) – Direção: Costa-Gavras

Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.



11 - O Encouraçado Potemkin (1925) – Direção: Sergei M. Eisenstein

Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin, quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada, com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam a comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles.



12 - A Paixão de Joana D’Arc (1928) – Direção: Carl Theodor Dreyer


França, século XV, Joana de Domrémy, filha do povo, resiste bravamente a ocupação de seu país. É presa, humilhada, torturada e interrogada de maneira impiedosa por um tribunal eclesiástico, que a levou, involuntariamente, a blasfemar.
É colocada na fogueira e morre por Deus e pela França.



13 - Persépolis (2007) – Direção: Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud

Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal.



14 – Adeus, Lenin! (2003) – Direção: Wolfgang Becker

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos.



15 - O Nome da Rosa (1986) – Direção: Jean-Jacques Annaud

Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio.



16 – Lawrence da Arábia (1962) – Direção: David Lean

Em 1916, em plena I Guerra Mundial, o jovem tenente do exército britânico estacionado no Cairo pede transferência para a península arábica, onde vem a ser oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exercito britânico, aliados contra os turcos, que desejavam anexar ao seu Império Otomano a península arábica. Lawrence, admirador confesso do deserto e do estilo de vida beduíno, oferece-se para ajudar os árabes a se libertarem dos turcos.



17 – Glória Feita de Sangue (1957) – Direção: Stanley Kubrick

Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar.



18 - O Último Rei da Escócia (2006) – Direção: Kevin Macdonald

O filme mostra os acontecimentos reais na Uganda durante os anos 70, quando o ditador Idi Amin (Forest Whitaker, ganhador do Globo de Ouro e indicado ao Oscar por este papel) exercia seu poder. A história é narrada por meio do ponto de vista de seu médico pessoal.



19 - Valsa com Bashir (2009) – Direção: Ari Folman

Numa noite num bar, um homem conta ao velho amigo Ari sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães alucinados. Toda noite é o mesmo número de bestas. Ambos concluem que o pesadelo tem a ver com a missão deles no exército israelense contra o Líbano, décadas atrás. Ari, no entanto, fica surpreso ao perceber que não consegue mais se lembrar de nada sobre aquele período da sua vida. Intrigado com o enígma, Ari decide se encontrar e entrevistar velhos camaradas pelo mundo. Ele tem necessidade de descobrir toda a verdade sobre aquele tempo e sobre si mesmo. E quanto mais ele se aprofunda no mistério, mais suas lembranças se tornam aterrorizantes e surreais.



20 - A Queda – As Últimas Horas de Hitler (2004) – Direção: Oliver Hirschbiegel

Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.



21 - A Culpa é do Fidel! (2006) – Direção: Julie Gavras

Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranqüila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.



22 - A Infância de Ivan (1962) – Direção: Andrei Tarkovsky

Durante a segunda Grade Guerra, os russos tentavam combater a investida nazista em seu território. Nas frentes soviéticas, Ivan, um garoto órfão de 12 anos, trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informação sem ser visto, e vive sob os cuidados de três oficiais russos. Mas, após inumeras missões, e com um desgaste físico cada vez maior, os oficiais resolvem poupar Ivan, mandando-o para a escola militar. Ganhador do Leão de Ouro em Veneza.



23 – O Que é Isso, Companheiro? (1997) – Direção: Bruno Barreto

Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.



24 – Narradores de Javé (2003) – Direção: Eliane Caffé

Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.



25 – A Guerra do Fogo (1981) – Direção: Jean-Jacques Annaud

A reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo. A saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh, encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.



26 - A Missão (1986) – Direção: Roland Joffé

No final do século XVIII Mendoza (Robert De Niro), um mercador de escravos, fica com crise de consciência por ter matado Felipe (Aidan Quinn), seu irmão, num duelo, pois Felipe se envolveu com Carlotta (Cherie Lunghi). Ela havia se apaixonado por Felipe e Mendoza não aceitou isto, pois ela tinha um relacionamento com ele. Para tentar se penitenciar Mendoza se torna um padre e se une a Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta bem intencionado que luta para defender os índios, mas se depara com interesses econômicos.



27 - Danton – O Processo da Revolução (1983) – Direção: Andrzej Wajda

Na primavera de 1794, Danton (Gérard Depardieu) retorna a Paris e constata que o Comitê de Segurança, sob a incitação de Robespierre (Wojciech Pszoniak), inicia várias execuções em massa. O povo, que já passava fome, agora vive um medo constante, pois qualquer coisa que desagrade o poder é considerado um ato contra-revolucionário. Nem mesmo Danton, um dos líderes da Revolução Francesa, deixa de ser acusado.



28 - A Rainha Margot (1994) – Direção: Patrice Chéreau

No século XVI um casamento de conveniência é celebrado com o intuito de manter a paz. A união entre a católica Marguerite de Valois, a rainha Margot (Isabelle Adjani), e o nobre protestante Henri de Navarre (Daniel Auteuil) tinha como meta unir duas tendências religiosas. O objetivo do casamento foi tão político que os noivos não são obrigados a dormirem juntos. As intrigas palacianas vão culminar com a Noite de São Bartolomeu, na qual milhares de protestantes foram mortos. Após isto Margot acaba se envolvendo com um protestante que está sendo perseguido.



29 – Tiros em Ruanda (2005) – Direção: Michael Caton-Jones

Ruanda. Durante 30 anos, o governo de maioria Hutu perseguiu a minoria Tutsi. Pressionado pelo ocidente, o governo aceitou dividir o poder com os Tutsis, mesmo contra a vontade. Porém em 6 de abril de 1994 tem início um genocídio, que mata quase um milhão de pessoas em apenas 100 dias. Neste contexto um padre inglês e seu ajudante tentam fazer o que podem para ajudar a minoria Tutsi, mesmo tendo a opção de partirem para a Europa.



30 – Roma, Cidade Aberta (1945) – Direção: Roberto Rossellini

Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelo nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão.



31 - Julgamento em Nuremberg (1961) – Direção: Stanley Kramer

Após a 2ª Guerra Mundial um juiz americano é convocado para chefiar o julgamento de quatro juristas alemães responsáveis pela legalização dos crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra. Dirigido por Stanley Kramer (Adivinhe Quem Vem Para Jantar) e com Spencer Tracy, Burt Lancaster, Marlene Dietrich, Maximilian Schell, Judy Garland, Montgomery Clift e William Shatner no elenco. Vencedor de 2 Oscars.



32 - Diários de Motocicleta (2004) – Direção: Walter Salles

Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.



33 - Platoon (1986) – Direção: Oliver Stone

Chris (Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano, em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fez seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.



34 – Sangue Negro (2007) – Direção: Paul Thomas Anderson

Virada do século XIX para o século XX, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo.



35 - A Língua das Mariposas (1999) – Direção: José Luis Cuerda

O mundo do pequeno Moncho estava se transformando: começando na escola, vivia em tempo de fazer amigos e descobrir novas coisas, até o início da Guerra Civil Espanhola, quando ele reconhecerá a dura realidade de seu país. Rebeldes fascistas abrem fogo contra o regime republicano e o povo se divide. O pai e o professor do menino são republicanos, mas os rebeldes ganham força, virando a vida do garoto de pernas para o ar.



36 - O Leopardo (1963) – Direção: Luchino Visconti

Sicília, durante o período do “Risorgimento”, o conturbado processo de unificação italiana. O príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster) testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia, lutando para manter seus valores em meio a fortes contradições políticas.



37 - Napoleão (1927) – Direção: Abel Gance

Pelas suas modernas técnicas narrativas e de filmagem, o filme de Abel Gance é considerado um dos mais memoráveis filmes mudos da história. Mostrando desde a infância de Napoleão até a invasão da Itália pelo exercito francês em 1797, a cinebiografia seria a primeira de uma série de seis filmes, que não chegaram a ser realizados.



38 - Apocalypse Now (1979) – Direção: Francis Ford Coppola
39 - Katyn (2007) – Direção: Andrzej Wajda
40 - O Barco, Inferno no Mar (1981) – Direção: Wolfgang Petersen
41 - A Ponte do Rio Kwai (1957) – Direção: David Lean
42 - O Franco Atirador (1978) – Direção: Michael Cimino
43 - Malcolm X (1992) – Direção: Spike Lee
44 – Outubro (1928) – Direção: Sergei M. Eisenstein
45 - Kagemusha (1980) – Direção: Akira Kurosawa
46 – El Cid (1961) – Direção: Anthony Mann
47 - 1900 (1976) – Direção: Bernardo Bertolucci
48 - Vá e Veja (1985) – Direção: Elem Klimov
49 - A Batalha de Argel (1966) – Direção: Gillo Pontecorvo
50 - Quando Voam as Cegonhas (1957) – Direção: Mikhail Kalatozov


Eu poderia indicar muitos e muitos outros, filmes é o que não falta, mas deixo agora a tarefa com vocês. Deixa nos comentários suas sugestões.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Isso não tem preço

Ensaio 16B
baitasar
O siô Barros olhô no redó e fez cumprimento de despedida pras visita e os cativo da casa do Gaspar.
Saiu.
Quando pisô no chão da rua deu um grande suspiro, logo atrás, veio um gemido de vento silencioso, um murmúrio de aclamação do intestino lhe fez esfregá as mão de contentamento, enxergava qui a vila podia crescê com toda aquela data de chão e o erguimento das casa de moradia,  via tudo com as vista da gula, a terra não demorava pra  tê dono, É preciso correr atrás desse dinheiro. O siô misturava nos pensamento os assunto do comércio e o gosto de sê reconhecido, aprovava sê bajulado pelo dinheiro qui carregava no bolso, Isso não tem preço. Lembrô qui tem coisa na vida qui não se compra, por falta de preço. Prometeu, pra ele mesmo, Ainda paro com tudo e faço uma lista com as coisas que não têm preço, mas, antes, preciso...
Parô no meio do nada, queria lembrá onde andava, aonde ia, num breve instante, dormiu em pé, ali na rua, Não vou conseguir acordar desse sonho sem sono, tava com os olho aberto e não via as calçada, os calçamento, Será que eu me perdi, ninguém por perto, até qui se atinou, A rua da Praia.
Lembrô qui aquela rua havia de levá os pé té outro destino. Recomeçô o caminho. Andô pelo pelourinho, a marca da força dos branco, muito do sangue dos preto e preta se derramô ali, os choro das dô, as súplica silenciosa. O siô passô a mão pelo pelourinho como se tivesse acarinhando o couro fatiado pelo cipó. Outros preto já tava marcado pra conhecê a coluna de pedra. Depois veio a ponte do embarque e desembarque, desviô do beco do Pedro Mandinga. Olhô na frente, nos lado, quase se desvia e entra na rua dos Pecados Mortais, uma visitinha pra sua amiga Maria Cobra lhe passô pela vontade, mais as moça havia de esperá, Na volta, na volta. As menina não dorme cedo, nem é de duvidá qui passam as noite sem pregá os olho, fazendo graça qui acorda o mais desencantado.
Não podia, sem motivo de muita importância, deixá de aparecê na reunião da Irmandade. Não era homem de desculpa esfarrapada. Armô as perna com coragem de enfrentá subida té a Crista da Colina. Cuidava de não destorreá as bosta no caminho pisado, pras rua da beirada da praia não existia o fundo para calçamento. Esses recurso era destinado aos caminho dos esnobe, povoados por família requintada, gente qui chegô antes e se adonô do qui pode, Vou subir pelo beco do Fanha.
Nos passo qui dava não encontrava alma viva perambulando. A botica do Juca Curadô ficava no caminho. Passava por lá, lhe deixava o aviso da visita do Josino e a necessidade do unguento. Diziam qui ele cuidava de tudo, não tinha enfermidade sem algum remédio de cura ou diminuição da dô, o Juca cumpria sua missão de curá. O cura-tudo
—        Boa noite! — junto com o palavrório fez mesura da educação, no modo qui aprendeu de olhá os cumprimento pra siá Casta: inclinô a cabeça, segurando o chapéu, levemente
—        Boa noite, sinhô Barros Colombo! — o homem fez a mesma referência da cortesia, não tinha chapéu pra segurá, mais levo a mão té a testa. Os pensamento do boticário tava escancarado no jeito de olhá, Fidaputa, tá comendo bem, pensa que mudô muito porque saiu daqui, fodê a sinhá lhe abriu algumas portas, mas têm outras que nunca vão abrir.
Siô Barros gostava da vida na cidade, gente qui lhe tinha medo sem precisão de uso do relho. O respeito plantado com muito trabalho dos preto. Ele mesmo não agarrô uma enxada, nem a chibata, só precisô agarrá as carne da mocinha Casta
—        Amanhã, lhe mando o escravo Josino com um bilhete. Vai precisar unguento para as costas.
—        Pode deixá, sinhô Colombo, vou tratar do escravo como se fosse um dos negros da casa. Como é mesmo o nome desse seu negro?
—        Josino.
—        Isso, Josino. Não esqueço mais, pois, esse tal Josino, devia agradecê de tê um dono como o sinhô Colombo, preocupado com os ferimentos do couro. Aqui, na botica, se escuta muitas histórias que acontecem no mato.
—        São apenas histórias, Juca.
O boticário não pareceu disposto em perdê um ouvinte tão ilustre, com tanta fidalguia e cheiro de bosta
—        Pois, ontem mesmo, um padre noviço veio na botica, o rapaz cheirava boa-fé, mais corria atrás do donativo pra obra santa. Quando falô me desencantei, queria mais ajuda. Disse que a vila precisa das benção da Senhora, toda proteção contra os negro do quilombo é bem-vinda.
—        Não perca o sono por tão pouco, Juca. —    a voz entumecida do siô não fez o efeito de acalmá o boticário, tem vez qui o pesadelo é mais influente qui a vida, é quando rezá ou pegá nas arma é a mesma coisa, parece sê a única esperança, no entanto, esse engano custa mais qui a esperança, faz nascê o desapontamento, o desencanto, a desilusão e a desesperança desencoraja o sonho
—        Os negros do quilombo atacam os tropeiros, matam todos. — e caveira sem sonho credita em qualquer mentira, esquece de corrê atrás da vida, precisa a confiança da riqueza pra vivê, corre cheia de esperança atrás da fortuna e morre antes de morrê
—        São muitas léguas de distância.
O Juca Curadô enfiô os dedo da mão nos fio do cavanhaque, olhô na escuridão, té qui deixô escapá um queixume
—        O sinhô deve sabê que a légua grande ou a pequena não assusta escravo foragido. Esses fidaputa roubam as mulheres brancas pra escravizá. Imagine o apavoramento das moças, deitá com a negraria, fazendo nascê um mestiço depois do outro. Rezo pra Senhora não deixá essa imundícia acontecê com uma das minhas filhas, mato as menina...
—        Vosmecê mata sua filha?
—        Mato a filha e o mestiço na barriga... e vendo o negro, esses malditos... por que vieram pra essas terras... — parô de comentá, o siô Barros parecia distante dali, o entusiasmo não tava naquela prosa, caminhava na sua frente — ... a minha botica tá às suas ordens.
—        Amanhã, Juca... amanhã. — deu dois passo na frente, parô e virô, parecia tê esquecido algo — Boas noites, Juca Curadô!
O boticário lhe abriu um sorriso qui ficava tapado pelo vasto bigode amarelado acima do cavanhaque. A fumarada amarelenta do palheiro continuava entre os dedo
—        Boas noites, pra todos! Em especial, pra vosmecê, sinhô Barros Colombo.
O sinhô devolveu a cortesia com um leve cumprimento com a cabeça. Desvirô e recomeçô o caminho da reunião.
O Juca Curadô, no interesse de mostrá cuidado, fez o último comentário das despedida
—        Cuidado com os negros que ficam disfarçados na escuridão. Esses fidaputa são feitos com carne e osso, mas não têm piedade.
—        Deixa estar, Juca.
O nariz voltô pra frente, queria senti o faro pro seu destino: as conversa de atraso na obra santa. Não tinha na vontade nenhum apetite naquele abocamento de donativo, Se essa ajuda me fosse de alguma ajuda, não conversava mais com a siá Casta sobre esse desperdício do Josino e dos donativo. Tentô uma ou duas vez, mais a siá Casta lhe afirmô qui a família ajudô construí quase tudo na vila, não podia deixá de ofertá préstimo de favô pra sua Senhora. Era melhó não mexê nisso, Merda de perda de tempo, se não for preciso alongar as conversas da reunião que ninguém se meta a besta, essa noite ainda pode render com a passada no covil das putas.
O siô tinha muita estima pela casa da Maria Cobra, um lugá de tá sem preocupá qui tá. Ela mesma, já tinha lhe servido da sua taça, sabia, como nenhuma das moça, usá com dedicação as própria carne, conquistava pela perfeição como atinava com as vontade do correntista, Se a dona Casta pega umas aulas com a Maria...
Mais o tempo, nesse negócio da putaria, é rápido, o gosto pode ficá enjoativo. É só desapegá um pouquinho, e pronto, a vontade desgruda, Se a dona Casta parasse com a cisma de tê um filho...
Caminhava nas rua vazia, desencantada de gente, por certo, a siá Casta haveria de desaprová o esposo caminhando naquelas horas. Gente de bem não tinha razão nem motivo de colocá o olho na rua, tão tarde do anoitecê, menos ainda, levá os pé té a calçada. Era na noite qui a ralé brilhava com suas cantoria, fazia conversa de algazarra, Marido, foi essa gente que inventou o falatório e a feitiçaria. O siô sonhava com os falatório, a desordem do sossego, as feitiçaria, a bebida destilada, as puta, Não se preocupe, dona Casta, sei onde piso. Ou deveria ter dito, sei onde me enfio com os cravo e a ferradura.
Era preciso corrê mais qui o tempo, do contrário não ia tê o tempo qui queria com as moça da Maria Cobra.

 _________________
Leia também:

Ensaio 15B - Com a graça de Deus

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mayakovsky


A voz do poeta

Sou poeta e ansiava o futuro... ressuscita-me!








MAïAKOVSKI, ELSA, ARAGON. Ils se sont rencontrés à Paris









A ESPERANÇA

Injeta sangue
                no meu coração,
                enche-me até o bordo as veias!
Mete-me no crânio pensamentos!
Não vivi até o fim o meu bocado terrestre,
sobre a terra
                               não vivi o meu bocado de amor.
Eu era gigante de porte,
                                               Mas para que este tamanho?
Para tal trabalho bastava uma polegada.
Com um toco de pena, eu rabiscava papel,
num canto do quarto, encolhido,
como um par de óculos dobrado dentro do estojo.
Mas tudo que quiserdes eu o farei de graça:
esfregar,
                lavar,
                               escovar,
                                               flanar,
                                                               montar guarda.
Posso, se vos agradar,
                                               servir-vos de porteiro.
Há, entre vós, bastantes porteiros?
Eu era um tipo alegre,
                                               mas que fazer da alegria,           
quando a dor é um rio sem vau?
Em nossos dias,
                               se os dentes vos mostrarem
não é senão para vos morder
                                                               ou dilacerar.
O que quer que aconteça,
                                               nas aflições,
                                                               pesares...
Chamai-me!
                Um sujeito engraçado pode ser útil.
Eu vos proporei charadas, hipérboles
                                                               e alegorias,
malabares dar-vos-ei
                                               em versos.
Eu amei...
                               mas é melhor não mexer nisso.
Te sentes mal?
                               Tanto pior...
                                               Gosta-se, afinal, da própria dor.
Vejamos...         Amo também os bichos —
                                                               vós os criais,
                                                                              em vossos parques?
Pois, tomai-me para guarda dos bichos.
Gosto deles.
                               Basta-me ver um desses cães vadios,
como aquele de junto à padaria,
                               um verdadeiro vira-latas!
e no entanto,
                               por ele,
                                               arrancaria meu próprio fígado:

“Toma, querido, sem cerimônia, come!”




quarta-feira, 21 de agosto de 2013

24 anos

MALUCO BELEZA



Metamorfose Ambulante





Gita



Eu Nasci Mil Anos Atrás




Eu que já andei pelos 4 cantos do mundo procurando
ahhheee... sacanagem
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Eu vou desdizer tudo que lhe disse antes
Fazer tudo igual aprendendo a loucura real do maluco total
E a maluqueiz



terça-feira, 20 de agosto de 2013

Xadrez é jogo de branco, preto só conhece o xadrez da delegacia!

O Xadrez das Cores




Curta metragem "O Xadrez das Cores " (2004, 21 minutos), dirigido por Marco Schiavon.
o Vídeo narra a história de uma senhora branca que fica sob a guarda de uma empregada doméstica negra. A idosa não faz questão nenhuma de disfarçar seu racismo é utiliza o jogo de xadrez humilhar a empregada, mas é justamente o jogo de xadrez que fará com que as personagens produzam reflexões que mudarão as suas vidas.

domingo, 18 de agosto de 2013

Festival de Salzburg

Orquesta Sinfonica Infantil Nacional de Venezuela Festival de Salzburg






Concierto de la Orquesta Sinfonica Infantil Nacional de Venezuela desde el Felsenreitschule en el Salzburger Festspiele de la ciudad austriaca de Salzburgo, bajo la batuta del Maestro Sir Simon Rattle, Director de la Orquesta Filarmonica de Berlin.

El concierto iniciaba, el director de la Orquesta Filármonica de Berlin salió al escenario y los primeros acordes de la Obertura Cubana de George Gershwin comenzaron a sonar y se fundían con las exclamaciones y los sollozos de público.

Luego de una excelente interpretación de Gershwin, los chicos interpretaron las Danzas de Estancia, Op. 8a de Alberto Ginastera, la cual fue conducida magistralmente por el joven director venezolano Jesús Parra, un niño prodigio que camina entre sus compañeros como uno más, de origen humilde, pero en el momento en el que comienza a mover sus manos frente a esta gran orquesta, la historia cambia y es que viene de un gran linaje de directores, el mismo maestro José Antonio Abreu y Gustavo Dudamel.

Era la hora, había llegado el momento mas esperado por todos los asistentes, el Maestro Rattle entra de nuevo al escenario, todos expectantes, ansiosos, el silencio reinaba en la majestuosidad del Felsenreitschule, cuando de repente se escucha un sonido magico, que a todos ecantaba, era el armonico La que daba inicio a La Sinfonía nº. 1 en Re mayor "Titán" del compositor Gustav Mahler. Cada asistente a este concierto se dejo llevar por ese sonido magico cual nube en el cielo flota, estaban hechizados por el sublime Primer Movimiento "Langsam, schleppend (Como un ruido de la naturaleza)", tras la cual aparecía un movimiento rápido dominado por un tema alegre en la cuerda, que luego pasaba a toda la orquesta. Tras una repetición de la introducción, aparecía un tema nuevo en las trompas, que conducía a un gigantesco clímax tras el que el movimiento concluye con una alegría desenfrenada. Luego de este ensueño que profesaban los chicos de la OSINV llegaba el Segundo Movimiento "Scherzo: Kräftig bewegt, doch nicht zu schnell (Scherzo: Poderosamente agitato, pero no demasiado rápido)" la parte central, más tranquila, ofrecía un momento de descanso poético, y que curiosamente parecía una de las danzas de Strauss. Seguidamente de esta música danzante, cuyo final dejaba al publico con una alegría inmensa, llegaba la marcha fúnebre del Tercer Movimiento "Trauermarsch: Feierlich und gemessen, ohne zu schleppen (Marcha fúnebre: solemne y mesurado, sin rezagarse)" que al inicio parecía algo oscuro y lúgubre, pero de improviso el oboe nos presentaba una melodía jocosa, graciosa y un tanto desconcertante que nos transportan a la música que solían interpretar las bandas callejeras y en las que queda de manifiesto los orígenes judíos del compositor. Después de un tercer movimiento lúgubre y gracioso, nos llega el sonido de un golpe al Platillo Suspendido y de otro golpe al Bombo y una explosión de los Metales y las Maderas indicando que el Cuarto Movimiento "Stürmisch bewegt (Agitato)" había llegado. Este movimiento, con ese inicio tempestuoso y de gran longitud, simbolizaba el transito de las tinieblas hasta la luz, al que le seguía un segundo tema lírico interpretado por las cuerdas. En el desarrollo aparecía un nuevo tema triunfante en los instrumentos de metal, pero le fue necesario luchar y ser derrotado tres veces para alcanzar el brillante Re Mayor final. Después de un último pasaje reflexivo, se encuentra el triunfo definitivo del optimismo que a mi juicio me transmitía a una victoria del bien contra el mal.

Una vez superada la prueba de la música clásica (pues Salzburgo es la ciudad pionera en este género), llegó la hora de la diversión, de jugar en terreno propio. Simon Rattle realizó la seña para comenzar a interpretar el "Mambo". Entre fuertes acordes, bailes de los chicos e interacción con el público, el teatro se vino abajo, los expectadores gritaban, daban golpes al suelo con los pies, bailaban, reían y lloraban no había forma de canalizar el sentimiento. El aplauso fue tan apoteósico que generó un bis (repetición de la pieza), el cual fue recibido con tanta o más energía.

Una vez más, Venezuela se hizo presente con fuerza, ímpetu y juventud y le demostró al mundo entero, que el país es más que mujeres y paisajes hermosos, es también talento y es música pura hecha sentimiento.

Obertura Cubana de George Gershwin: 0:00:44
Danzas de Estancia, Op. 8a de Alberto Ginastera: 0:13:40
Sinfonía nº. 1 en Re Mayor "Titán" de Gustav Mahler
I Movimiento: 0:30:40
II Movimiento: 0:45:50
III Movimiento: 0:53:54
IV Movimiento: 1:05:20
Mambo de Leonard Bernstein: 1:32:01

Tocar y Luchar




sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Com a graça de Deus

Ensaio 15B
baitasar
Os três continuavam parados na praia. Josino jazia com a água na cintura, os dedo enrugando, a carne ardendo da lambida do chicote, fazia tempo qui não sentia a dô do relho na própria pele. A dô se misturava com o pasmo de espanto do causo. O siô Barros Colombo pareceu desaprová o destempero do fiô Capitão, mais nada disse, fez apenas um comentário de consolo
—        Josino, amanhã, passa na botica do Juca dos Remédios. Vou te dar um bilhete com o pedido de unguento para ardidura do relho.
O Capitão mantinha esticado seu cipó de boi em cima da areia, pronto pra escová o couro do Josino. Na sua vontade de disciplinadô, o castigo de aviso podia sê inteiro, batê mais um pouco, té  animô de dizê
—        Se o Josino apanhá, os negros da fazenda vão sabê das notícias, nenhum outro negro vai querê se rebelá contra o sinhô.
O sinhô Barros Colombo, qui tem as duas vista verde, olhô o Capitão do olho verde sozinho, ele pintava outros assunto na cabeça e não queria usá de mais tempo qui o preciso, fez vista grossa pro atrevimento do moço qui quase lhe estraga a mercadoria
—        Não é o caso do Josino, meu rapaz.
A vontade de castigá o negro não lhe deixô escutá a caridade na voz do siô Barros Colombo, quando lhe disse: ‘meu rapaz’; foi o mais perto do qui sempre quis escutá: ‘meu fiô’. Tem gente qui sabe onde nasce, mais não sabe onde morre, tem outros qui não sabe onde nasce, mais já sabe onde morre
—        Negro como o Josino lhe custa 3$500 pra capturá...
—        Por isso, tenho ocê por perto... para economizar os três mil e quinhentos réis, e assim, não me obrigando gastar na compra de outro negro, já tenho o escravo que eu quero.
Aquela única vista verde do Capitão parecia querê saí do olho, as palavra pra retrucá ficaram na boca, querendo saí, mais sabia quanto podia e não podia, o mais bão era deixa a língua guardada pra não desperdiçá a saliva
—        Ouço e obedeço o meu sinhô.
—        Josino, saia daí...
Saiu sem dizê nem olhá, sabia o qui acontecia com preto qui reclamava. Ficô olhando pras mão. Os dedo tinha enrugado. Aprendeu com o preto José, qui fez as muita medida no começo da obra santa, Rapaz, água é bão, mais no qui marrota os dedo é bão saí. Seguiu os conselho do véio José e as vontade dolorida do corpo. Era hora de dormí, sonhá outra vida, numa terra só com preto, pra isso é preciso continuá vivendo. Não olhô o olho preto do Capitão, não ia adiantá, o outro olho, o olho verde, não amansava o relho, dos dois olho era o qui mandava. Esperô parado o ataque com a armadura da pele retesada mais o escudo da vontade de resistí o açoite
—        Se apanhá, sai logo...
O siô olhô no Capitão antes de respondê, pareceu qui solto um suspiro de impaciência, o rapaz era bão com o cipó de boi, mais com o pensamento dos negócio não tinha cacoete. Não sabia fingí preço bão pra mercadoria com defeito. O máximo qui o siô alcançô lhe ensiná foi dominá a força e o uso das tira no couro dos preto
—        Não é o caso do Josino, recolhe o relho.
Precisô empurrá a vista verde pro seu lugá de mestiço qui não tem querê. Repetiu qui ouvia e obedecia. Abaixô a vista preta, depois a verde. Assim qui ele acalmô as vista no chão, o siô repetiu o chamado, mais sem grito, como tivesse se ajustando com o cachorro da sua maió estima
—        Josino, saia daí. — só faltô oferecê um pedaço de osso.
Josino escutô o murmúrio da Milagre qui lhe chegava pelo vento, assoprado da boca de Oia, Não é tempo de fazê besteira, tem o dia de enfrentá, mais tem o dia de se recolhê, espreitá melhó, saia daí, meu preto
—        E ocê, Capitão... volte à fazenda, amanhã, bem cedo, que o trabalho lhe espera. Mas antes, leva o Josino para aquele serviço de reparação no cais.
O Capitão lhe olhô, mudo de reclamá, apenas tratô de esperá o siô falá tudo qui precisava
—        Depois da reparação feita, vão os dois acomodar o descanso no porão dos lampiões. Tenho reunião com os próceres da cidade, parece que a obra do céu não está na ligeireza recomendada do santo padre, que além das obras de Deus, dá ares de que é entendido das obras dos homens.
O casarão dos lampião era a casa do comércio forte da cidade, tirando da conta a igreja, o casarão da administração e a casa do conselho da municipalidade. O seu Joca Lampião não tinha terras do paraíso à venda, nem as força militá do governo central, com esses era preciso entregá os imposto e a doação sem atrasá, aparecê pra um dedo de prosa e deixá os assunto em dia. Assim, gozava dos serviço das postura da pulícia, no andá do céu e no andá da terra, mais não subia nas graça dos siô da fidalguia, ficava na média, entre a nobreza e a esculmalha.
Na casa dos lampião, um casarão de boa altura, qui recebia os carregamento do rio, tinha lampião pra todo gosto e dinheiro: de sebo, de óleo ou de vela. Os tamanho variava com as necessidade do compradô. Tudo guardado no porão. O galpão dos fundo não podia sê pra uso de guardá as mercadoria, construído com paredes de barro da grossura de um palmo, sem pedra ou tijolo, cobertura de telha-vã, o madeiramento do telhado suspenso em paus a pique, tinha muita umidade se arrastando pelo chão e nas parede, vazadas das água da Arsenal. O Joca fazia uso do galpão pra hospedá os preto da obra santa, era seu donativo de poupança, queria reservá um pedacinho das terra do depois, Uma senzala de luxo, siô padre. Tinha certeza de uma boa bem-aventurança e glória no paraíso, Deus lhe abençoe, meu filho.
O siô Barros Colombo visitava aqueles caminho e tinha gosto de se misturá, queria o melhó dos dois mundo. Achô qui tinha conseguido o lugá das graça com a elite da nobreza casando com a siá Casta, filha das fidalguia das nossas terra, gente qui chegô nos primeiro carregamento de barco. Não funcionô, o siô só era chamado nas coisa do dia-a-dia, a alta-roda não lhe chamava quando a trama era apenas ornamental, coisas de aparecimento e bajulação.
Do mesmo jeito, o dono da casa dos molhado, o Gaspar Espanhol, o espanolito, mais parecido com algum castelhano fugido das bandas do Uruguai, mantinha sua casa vendendo o gênero alimentício líquido, não vendia xarope, não queria confusão com o Juca dos Remédios, nem colocava à venda cana da pura, pra não arrumá confusão com a taberna do Lagarto, qui cuidava de vendê vinho e as destilada. As bebida espirituosa era com o Fanho, mais tudo qui é gente, daqueles dias, conhecia o galpão dos fundos da casa dos molhado. Pra entrá, precisava convite do espanolito. A desatenção de cuidado com os escrúpulo, os imprudente com a honestidade, a ignorância, a seriedade de não alegrar-se, ficava com os fingimento das manhã no domingo ou as conversa no casarão da administração ou as tramoias no conselho da municipalidade. Ali, na era lugar de traição. Ser convidado para os folguedos do galpão do espanolito não tinha preço, mostrava o respeito qui o homem tinha entre os medianos. Os convite era disputado palmo a palmo, dependendo da noite e do atrativo, tinha cidadão dos mais respeitado qui saia no tapa pra conseguí a sua convocação pros serviço de putaria e jogatina. As noite mais procurada era a quarta noite, depois do domingo, o atrativo era o jogo do osso; na quinta noite, os convidado se reunia na mesa do carteado; na sexta noite, o galpão brilhava com o desfilá dos encanto amoroso. As donzela preta era disputada com seu peso em ouro, a vitória no arremate dava direito ao refúgio da alcova. Nas noite do sétimo dia, o Gaspar Espanhol organizava o bailado, as menina não podia aceitá intimidade qui não fosse das mão. O galpão dos fundo era o clube do espanolito: dos destilado, da mesa do carteado, do jogo do osso e das muita muié. Ele jurava qui casa de alcouce era com a Maria da Cobra, aquela congregação do divertimento não era nenhuma coisa nem outra, tava no meio, um novo subalterno da fidalguia qui se estabelecia na cidade. Foi a primeira confraria qui se soube a permití mistura das cô, as menina tinha qui tê boniteza, na cô qui fosse, a pele lisinha como massa de porcelana, e sabê serví  com vontade os membro convidado. Não fazê comentário sobre qualqué membro fora do galpão.
O espanolito diz qui conheceu outras casa qui oferecia as mesma utilidade, mais sem o atendimento e o divertimento qui o seu telheiro oferecia. Tinha té fogão de chão pra esquentá o mate. As moça era escolhida a dedo, rigorosamente, não queria nenhuma virgem
—        Sinhô Barros, essas donzela são muito metida com o choro, pouco compromisso com os serviço da alegria. Leva tempo pra educar.
O siô lhe retrucô
—        O amigo diz isso porque nunca tratou de se enfiar numa neguinha, toda assustada, que só se vê o branco dos olhos arregalados e a boca muda, o vivente fica numa fúria de usar o cravo na ferradura. Ela sabe que se gritar vai receber o castigo do rabo do relho. Essas apertadinhas são as melhores.
—        E o que o sinhô Barros acha do uso que faço desse dedo?
Enfiô o dedo no copo da destilada e levô na boca o varapau do meio da mão, o maió de todos tava sempre com a unha crescida, Uso como navalha
—        Quando chegar carregamento novo vou fazer avaliação das peça, fico com as menina pra educar, é de novinha que se ensina. Depois de bem acostumada com as instrução da educação, faço à venda ou o arrendamento.
Os dois soltaram as gargalhadas, ainda com os copos na mão, ofereceram um brinde as menina da cô e do amo, desceram num só gole a destilada
—        Vô indo.
—        Mais o sinhô Barros recém chegou.
O siô do Josino fez um gesto casual de enfarado
—        Tenho compromisso com os próceres da municipalidade, querem mais ligeireza na obra de Deus.
O Gaspar Espanhol ergueu os ombros e guardô os copo
—        Fica pra próxima.
—        Isso.
—        Vô lhe apresentar uma liberta, uma escurinha mui graciosa... acabei de comprar.
—        Fica pra próxima.
—        O sinhô manda por aqui.
—        Boas noites.
—        Com a graça de Deus.
—        Água e lenha todo dia venham.

—        Amém.

_______________________

Leia também:

Ensaio 14B - Largo da Forca

Ensaio 16B - Isso não tem preço