Kafka
Resenha do filme “O Processo"
Em certa manhã, Joseph K., um gerente de banco, é despertado por dois detetives com a notícia de que está preso e de que um processo está sendo movido contra ele. Ao tentar saber o motivo da acusação, os guardas lhe negam a informação, o que o leva a pensar que tudo se trata de uma brincadeira de seus colegas de escritório. No entanto, ao tentar seguir o curso normal de sua vida, Joseph, que passa a estar,então, sob constante vigilância de guardas, percebe que está mesmo sendo processado, muito embora não consiga descobrir qual crime cometeu e não esteja encarcerado, pois, como disse a personagem de sua senhoria, sua prisão era abstrata.
O filme explora a obscuridade do sistema jurídico das sociedades modernas ao retratar a deformidade da racionalidade de um homem, como outro qualquer, que é submetido ao gigantismo da máquina judiciária. O personagem principal, com o avanço da história, se vê cada vez mais confuso e indefeso diante do Estado, que lhe nega a possibilidade de defesa e de maiores detalhes sobre o caso.
“O Processo”, de Orson Welles, baseado no livro de mesmo título de Franz Kafka,faz uma desconstrução da realidade e da Lei como a conhecemos hoje, para transformá-la em algo que está acima de tudo e de todos e fora da compreensão dos seres humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário