sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Poesia Africana: Ana Júlia Sança (Cabo Verde)

  Poesia Africana - 27


língua portuguesa



O drama começa no momento
em que nasce a ideia de "partir"
Aí param os sonhos
E começam os pesadelos.

Perdeu o alento
Sua canção desfeita em lágrima
Sobre o farelo caído no chão






Emigrante


O drama começa no momento
em que nasce a ideia de "partir"
Aí param os sonhos
E começam os pesadelos.

Emigrante!
Esta é a alcunha que te deram.

A tragédia que isso acarreta
consome anos de existência
aniquilando lentamente
castelos edificados de ilusões
que dos sonhos ainda restam.

Emigrante!
Fantasia dos que ficam

Am’’ricas
Alemanhas
Franças
e outros mundos sempre iguais...

Emigrante!

Suportar esse título tão honradamente
ter que comer o pão que o diabo amassou
ser sempre forasteiro em porta alheia...

Sim, emigrante!

Emigrante = sobrevivência
Gritos de alma
ambição amordaçada
desejos frustrados...

VITA BREVIS num copo de vinho
Esquecer as amarguras
Da "Terra Prometida"





Insólito


A luz que a chama me prende
No caminho rude que meus pés me levam
E que meus olhos alcançam distâncias
Mesmo no insólito, continuo resistindo
As notícias chegadas de todo o canto da terra
Ao encontro implacável do homem com a natureza
O sopro trio do vento, enrijecendo o carácter
No perfil duro e fixo de cada ser
Milhares de lágrimas repartidas em cada pálpebra
E urgente e necessário que se combata o mal
E tempo de solidarizar e construir o bem
Ainda é tempo de inventar o Amor.




Cantiga Africana


"O ló kalunga uá mu bangele...”

Assim cantava Denxo,
Ao som do pilão
Cantiga que aprendera
Nas roças de S. Tomé.

"O ló kalunga uá mu bengele..."

Denxo cantava e soluçava
Ao compasso ritmado
Do pó batendo no pilão
Para milho, fazer cachupa

"Bangele-Lé Lelé..."

De balaio erguido na mão
Panela à espera do lume
Bolso sem um tostão
Denxo venteia seu milho

"Lé Lelé.."

Perdeu o alento
Sua canção desfeita em lágrima
Sobre o farelo caído no chão
Enquanto pensa no seu irmão
Que ficou na terra do café.





Seiva Eterna
         (A meu pai - Caetano Macedo)


Na minha fronte ausente
Só tu persistes
Na água que circunda
O vale de recordações
Em que me encerro
Na areia que queima os meus pés,
Na orla verdejante que entoa uma canção.
Os barcos que cruzam o meu pensamento
Voam como borboletas coloridas
Que ao relento vão pousar suavemente
Nos mastros que ostentam o meu olhar.
Neste recanto que não é de ninguém
As abelhas zumbem e giram à volta
Neste espaço ausente igual a mim.
Vejo ressurgir a tua imagem
No intervalo das folhagens
Meu olhar vago se desfaz no vácuo.
O sol incide sobre o meu corpo estático
Sinto-me renascer como um simples vertebrado
Sob o ruído das gaivotas
em busca de sobrevivência
Etu,
Como relíquia Vais permanecendo


________________


Ana Júlia Monteiro Macedo Sança, nasceu em Cabo Verde, na África de língua portuguesa.

Seu primeiro livro — Arco Vírus e Vibra Sóis foi publicado em 1985 pela editora Peregrinação.

Poetisa laureada, a Ana já ganhou prêmios em Itália, Portugal e Estados Unidos. É funcionária do Consulado-Geral de Portugal em Toronto (Canadá).


Um comentário: