Eu voto no 13!
baitasar
Por quê?
O direito a educação passou a ser tratado abertamente através do Programa Bolsa Família. Trouxe para o centro das discussões questões relevantes para a sua concretização: o direito à diferença, o direito à igualdade de oportunidades, o direito de acesso e permanência, o direito à educação de qualidade.
Exclusão escolar X Inclusão escolar, uma reflexão necessária, um desafio que precisa ser enfrentado, bem como as tensões provocadas entre todos os personagens na escola, por políticas públicas que garantam esse direito com qualidade em uma sociedade desigual e injusta.
Esse é o nosso desafio como educadores: a mediação desses conflitos. Enfrentar a histórica exclusão escolar e social em nossas escolas, evitando reproduzir as desigualdades sociais, cientes da nossa diversidade.
O Programa Bolsa Família reduzindo a pobreza gera desenvolvimento social, econômico e vincula como condição essencial exigir que as famílias contempladas mantenham os filhos, em idade escolar, na escola. Com um mínimo de frequência de 85%. A criança que estuda passou a ser uma fonte de renda para a família. Os semáforos no trânsito começaram a perder os seus frequentadores pedintes.
Parece pouco?
No que diz respeito a educação, os personagens vinculados com alunos bonitos, interessados e cheirosos sentem-se chocados com a chegada de alunos e alunas desinteressados, nem tão bonitos nem tão cheirosos. E sem maiores reflexões atribuem a família – ou a falta dela – o fracasso escolar pelo abandono e repetência: “Quem educa é a família!”
Aqui, cabe uma pergunta:
E a escola faz o quê? Deseduca?
Enfrentar a pobreza, dentro de uma sociedade capitalista não é fácil, mas programas onde saúde e educação se aliam para atender sua população de crianças pode iniciar por mudar essa lógica perversa de desigualdades e exclusão, em que a escola historicamente esteve alinhada.
__________________
El derecho de vivir en paz
Victor Jara
El derecho de vivir en paz
Victor Jara
El derecho de vivir
poeta Ho Chi Minh,
que golpea de Vietnam
a toda la humanidad.
Ningún cañón borrará
el surco de tu arrozal.
El derecho de vivir en paz.
Indochina es el lugar
mas allá del ancho mar,
donde revientan la flor
con genocidio y napalm.
La luna es una explosión
que funde todo el clamor.
El derecho de vivir en paz.
Tío Ho, nuestra canción
es fuego de puro amor,
es palomo palomar
olivo de olivar.
Es el canto universal
cadena que hará triunfar,
el derecho de vivir en paz.
Composição: Victor Jara
1.El derecho de vivir en paz (Víctor Jara) - 0:00
2.Abre la ventana (Víctor Jara) - 4:35
3.La partida (Víctor Jara) - 8:30
4.El niño yuntero (Miguel Hernández - Víctor Jara) - 11:57
5.Vamos por ancho camino (Víctor Jara - Celso Garrido Lecca) - 15:43
6.A la Molina no voy más (Popular peruana) - 19:00
7.A Cuba (Víctor Jara) - 22:15
8.Las casitas del barrio alto (Malvina Reynolds) - 26:15
9.El alma llena de banderas (Víctor Jara) - 28:39
10.Ni chicha ni limoná (Víctor Jara) - 32:45
11.Plegaria a un labrador (Víctor Jara - Patricio Castillo) - 36:07
12.B.R.P. (Víctor Jara - Víctor Rojas - Celso Garrido Lecca) - 39:25
13.Oiga pues m'hijita (Víctor Jara) - 42:40
14.Muchachas del telar o [Las obreras del telar] (Víctor Jara) - 45:23
15.Venían del desierto (Víctor Jara) - 47:47
16.Poema 15 (Pablo Neruda - Víctor Jara) - 50:46
17.Danza de los niños [Homenaje a Pablo Neruda] (Víctor Jara) - 54:23
baitasar
Por quê?
O direito a educação passou a ser tratado abertamente através do Programa Bolsa Família. Trouxe para o centro das discussões questões relevantes para a sua concretização: o direito à diferença, o direito à igualdade de oportunidades, o direito de acesso e permanência, o direito à educação de qualidade.
Exclusão escolar X Inclusão escolar, uma reflexão necessária, um desafio que precisa ser enfrentado, bem como as tensões provocadas entre todos os personagens na escola, por políticas públicas que garantam esse direito com qualidade em uma sociedade desigual e injusta.
Esse é o nosso desafio como educadores: a mediação desses conflitos. Enfrentar a histórica exclusão escolar e social em nossas escolas, evitando reproduzir as desigualdades sociais, cientes da nossa diversidade.
O Programa Bolsa Família reduzindo a pobreza gera desenvolvimento social, econômico e vincula como condição essencial exigir que as famílias contempladas mantenham os filhos, em idade escolar, na escola. Com um mínimo de frequência de 85%. A criança que estuda passou a ser uma fonte de renda para a família. Os semáforos no trânsito começaram a perder os seus frequentadores pedintes.
Parece pouco?
No que diz respeito a educação, os personagens vinculados com alunos bonitos, interessados e cheirosos sentem-se chocados com a chegada de alunos e alunas desinteressados, nem tão bonitos nem tão cheirosos. E sem maiores reflexões atribuem a família – ou a falta dela – o fracasso escolar pelo abandono e repetência: “Quem educa é a família!”
Aqui, cabe uma pergunta:
E a escola faz o quê? Deseduca?
Enfrentar a pobreza, dentro de uma sociedade capitalista não é fácil, mas programas onde saúde e educação se aliam para atender sua população de crianças pode iniciar por mudar essa lógica perversa de desigualdades e exclusão, em que a escola historicamente esteve alinhada.
__________________
El derecho de vivir en paz
Victor Jara
El derecho de vivir en paz
Victor Jara
El derecho de vivir
poeta Ho Chi Minh,
que golpea de Vietnam
a toda la humanidad.
Ningún cañón borrará
el surco de tu arrozal.
El derecho de vivir en paz.
Indochina es el lugar
mas allá del ancho mar,
donde revientan la flor
con genocidio y napalm.
La luna es una explosión
que funde todo el clamor.
El derecho de vivir en paz.
Tío Ho, nuestra canción
es fuego de puro amor,
es palomo palomar
olivo de olivar.
Es el canto universal
cadena que hará triunfar,
el derecho de vivir en paz.
Composição: Victor Jara
1.El derecho de vivir en paz (Víctor Jara) - 0:00
2.Abre la ventana (Víctor Jara) - 4:35
3.La partida (Víctor Jara) - 8:30
4.El niño yuntero (Miguel Hernández - Víctor Jara) - 11:57
5.Vamos por ancho camino (Víctor Jara - Celso Garrido Lecca) - 15:43
6.A la Molina no voy más (Popular peruana) - 19:00
7.A Cuba (Víctor Jara) - 22:15
8.Las casitas del barrio alto (Malvina Reynolds) - 26:15
9.El alma llena de banderas (Víctor Jara) - 28:39
10.Ni chicha ni limoná (Víctor Jara) - 32:45
11.Plegaria a un labrador (Víctor Jara - Patricio Castillo) - 36:07
12.B.R.P. (Víctor Jara - Víctor Rojas - Celso Garrido Lecca) - 39:25
13.Oiga pues m'hijita (Víctor Jara) - 42:40
14.Muchachas del telar o [Las obreras del telar] (Víctor Jara) - 45:23
15.Venían del desierto (Víctor Jara) - 47:47
16.Poema 15 (Pablo Neruda - Víctor Jara) - 50:46
17.Danza de los niños [Homenaje a Pablo Neruda] (Víctor Jara) - 54:23
Nenhum comentário:
Postar um comentário