sábado, 24 de maio de 2014

100 anos de Música em Porto Alegre

Histórias do Sul







Histórias do Sul


Documenta Rio Grande e Histórias do Sul

No ar de 22 de abril a 6 de junho de 2014

Exibições de terça a sexta-feira, às 20h

Reprises aos sábados, às 23h30 e 00h,
e aos domingos às 15h30 e às 16h

A TVE apresenta, de 22 de abril a 6 de junho, o Documenta Rio Grande, com 12 documentários inéditos realizados por produtoras de todo o estado, e o Histórias do Sul, com quatro minisséries também inéditas e produzidas por realizadores gaúchos.

O material foi produzido por iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, que em 2012 lançou o Edital ‘Rio Grande do Sul Polo Audiovisual – Fundo de Apoio à Cultura (FAC)‘. Para a produção dos documentários e minisséries, foram destinados R$ 1,26 milhão às produtoras locais.

Com a participação de 16 produtoras gaúchas da capital e do interior do estado, a TVE abre a janela para exibição de produção local e independente, fomentando a realização audiovisual regional. O Documenta Rio Grande apresenta 12 filmes com assuntos como meio ambiente, crime organizado, gastronomia, relações entre cidades da fronteira do Brasil com outros países; a identidade cultural, memória; arte, o resgate da história de um grupo de teatro e de um clube fundado pela comunidade negra; road docs que revelam histórias pelo caminho; o folguedo e o escotismo.

A diversidade de temas também revela a variedade de locações onde foram realizadas as produções: Caçapava do Sul, Farroupilha, Santa Cruz, Osório, Nova Bréscia, Chuí, Jaguarão, Aceguá, Santana do Livramento, Quaraí, Artigas, Rivera, Rio Branco, Barra do Quaraí, Bella Unión, Araricá, Bom Princípio, Sapiranga e Presidente Lucena.

Quatro contos visuais inspirados no Bar Ocidente, uma história de auto conhecimento e solidariedade entre um grupo de adolescentes, a música produzida em Porto Alegre desde 1913 e um campeonato de bocha realizado em cidades fictícias. Esses são os temas das séries Histórias do Sul, exibidas a partir do dia 13 de maio.

Produtoras: Artéria Filmes; Clip Produtora; Coletivo Catarse, Coletivo Garapa; Colateral Filmes; Epifania Filmes; Estação Filmes; Modus Produtora de Imagens; Moviola Filmes; Panda Comunicação; ph7 Filmes; Rainer Cine; Sociedade Cultural União; TV Ovo; Verte Filmes e Zeppelin.

Confira a programaçâo:



Bocheiros
13 de maio – 3a.feira – Episódio 1 – (reprise sábado 23h30)
14 de maio – 4a.feira – Episódio 2 – (reprise sábado 00h)
15 de maio – 5a.feira – Episódio 3 – (reprise domingo 15h30)
16 de maio – 6a.feira – Episódio 4 – (reprise domingo 16h)

Bocheiros mostra sobre a rivalidade entre duas cidades, as fictícias Sereno do Sul (Santa Tereza) e Nova Serração, que se mobilizam em torno do Campeonato Mundial de Bochas que ocorrerá em Sereno do Sul, reabrindo velhas cicatrizes que o tempo não foi capaz de curar. Os Capivaras, time de Sereno do Sul, precisam vencer os arqui-inimigos de Nova Serração, os Guarás. Assim, o campeonato mundial acaba por se transformar em uma disputa regionalizada que aumenta a rivalidade entre as duas cidades.

Direção: Boca Migotto Roteiro: Leo Garcia, Luciano Braga, Marcela Bordin, Thiago Duarte e Tomás Fleck Produção Executiva: Mariana Müller e Pedro Guindani Direção de Arte: Bernardo Zortea Direção de fotografia: Bruno Polidoro Realização: Epifania Filmes





Porto Alegre 100 anos de Música

20 de maio – 3a.feira – Episódio 1 – (reprise sábado 23h30)
21 de maio – 4a.feira – Episódio 2 – (reprise sábado 00h)
22 de maio – 5a.feira – Episódio 3 – (reprise domingo 15h30)
23 de maio – 6a.feira – Episódio 4 – (reprise domingo 16h)

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Por essas ruas, nos últimos 100 anos, passou de um tudo. Modismos, revoluções de pensamento, revoluções de fato. Momentos de copiar o mundo lá fora e momentos de um orgulho provinciano que só por aqui se sabe ter.

Cada dia destes 100 anos tem o seu som. E a soma de todos estes sons, é a cara dessa música, sobre a qual tanto se discute e tão pouco se concorda. Nesta série de quatro episódios, voamos no tempo da cidade, com Arthur de Faria, em busca dessa música, dos seus diferentes ritmos e melodias e principalmente dos seus variados personagens. Uma história que começa em 1913 e vai até hoje.
Direção Rene Goya Filho, Apresentação e pesquisa Arthur de Faria,  Direção de Produção Vivian Schäfer, Produção Executiva Laura Lautert, Direção de Fotografia Pablo Chasseraux, Rafael Berlezi e Rafael Wilhelm, Direção de Arte Janaína Falcão, Montagem Daniel Dode, Dregus de Oliveira, Leandro Schirmer e Rafael Berlezi,  Produção Estação Filmes.


Partiu?!

27 de maio – 3a.feira – Episódio 1 – (reprise sábado 23h30)
28 de maio – 4a.feira – Episódio 2 – (reprise sábado 00h)
29 de maio – 5a.feira – Episódio 3 – (reprise domingo 15h30)
30 de maio – 6a.feira – Episódio 4 – (reprise domingo 16h)

“Partiu?!” é uma história de auto conhecimento e solidariedade, que mostra os desafios que um grupo de adolescentes tem de passar para atingir os seus objetivos. Samuel (Giorgio Donatto) é amigo de Andressa (Juliana Silva), que após a trágica perda do pai, resolve ir procurar o avô. Sua única pista é um pingente em forma de navio, que o pai da garota lhe deu antes de morrer. Agora, Samuel ajudará a amiga a fazer uma jornada pelo Rio Grande do Sul, tentando descobrir qual o significado deste presente. Ao mesmo tempo, que tenta criar coragem para contar à Andressa sobre seus verdadeiros sentimentos por ela, Samuel tem que impedir que Giovani (Pedro Saul), amigo dos dois e garoto mais popular da escola, que também está junto nessa jornada, fique com a garota.
 
Roteiro: Bruno Carvalho e Edison Rodrigues; Direção: Bruno Carvalho; Direção de fotografia: Felipe Rosa; Direção de arte: Fernanda Jorge; Montagem Rafael Coelho; Música original: Augusto Stern e Fernando Efron; Produção: Eduardo Christofoli e Pedro Atoniutti; Produção executiva Eduardo Christofoli; Realização: Colateral Filmes
 
 


Ocidentes

3 de junho – 3a.feira – Episódio 1 – exibição na madrugada de terça para quarta, às 1h30 – (reprise sábado 00h)

4 de junho – 4a.feira –exibição na madrugada de quarta para quinta, às 1h30 -  Episódio 2 – (reprise sábado 00h30)

5 de junho – 5a.feira – Episódio 3 – exibição na madrugada de quinta para sexta, às 1h30 (reprise na madrugada de sábado para domingo 1h)

6 de junho – 6a.feira – Episódio 4 – exibição na madrugada de quinta para sexta, às 1h30 (reprise na madrugada de sábado para domingo 1h30)

A cidade vista através de histórias que se passam no Ocidente, o bar que acompanhou os descaminhos artísticos e amorosos de gerações e gerações. Entre os sabores particulares das madrugadas dos últimos anos, Ocidentes mostra como o DNA festeiro de Porto Alegre foi sofrendo mutações no decorrer de quatro décadas. As celebrações noturnas, as preferências etílicas, os gestos e as gírias temperam quatro contos visuais inspirados no Bar Ocidente. Ao mesmo tempo em que cada história é independente, possuindo personagens particulares, a progressão dos episódios cria uma narrativa que mapeia alterações nas relações humanas e sociais. As formas de falar, dançar, namorar, se relacionar e comunicar variam de época para época e ajudam a contar uma história de Porto Alegre através de uma das facetas mais interessantes da vida. A vida noturna.

Série não recomendada para menores de 18 anos.

Direção geral: Fabiano de Souza / Direção dos Episódios: Carlos Gerbase, Fabiano de Souza, Bruno Polidoro e João Gabriel Queiroz / Roteiros: Carlos Gerbase, Fabiano de Souza, Bruno Polidoro, Livia Pasqual e João Gabriel Queiroz / Direção de fotografia: Bruno Polidoro e João Gabriel Queiroz / Direção de arte: Enio Ortiz e Ana Musa Produção Executiva: Jéssica Luz, Milton do Prado e Fabiano de Souza Montagem: Milton do Prado / Som direto: André Sittoni e Tomaz Borges / Edição de Som e Mixagem: André Sittoni / Música: 4Nazzo / Realização: Rainer Cine

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário