quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 1)

Tio Vania


Anton Chekhov






Tio vania

(Diadia Vania)

Anton Pavlovich Chekhov

Tradução de E. Podgursky



Ato dois

Sala de jantar na casa SEREBRIAKOV. É de noite. Você pode ouvir o tamborilar do guarda enquanto ele passa pelo jardim.




Cena um



SEREBRIAKOV, sentado em uma poltrona junto à janela aberta, cochila. ELENA ANDREEVNA, ao lado dele, cochila também.

SEREBRIAKOV. - (Acordando.) Quem está aí? ... É você, Sônia?

ELENA ANDREEVNA. - Sou eu.

SEREBRIAKOV. "Você, Leonechka? ... Que dor insuportável!"

ELENA ANDREEVNA. - Seu cobertor caiu no chão. (Acariciando suas pernas.) Vou fechar a janela, Alexander.

SEREBRIAKOV. - Não. Eu sufoco. Agora, adormecendo, sonhei que minha perna esquerda não era minha e acordei com uma dor terrível. Não...; isso não é gota. Pelo contrário, parece reumatismo ... Que horas são agora?

ELENA ANDREEVNA. - Meio-dia e vinte. (Pausa.)

SEREBRIAKOV. "Encontre-me amanhã de manhã na biblioteca para ver o livro de Batiuschkov." Parece-me que o temos.

ELENA ANDREEVNA. - Naquela?...

SEREBRIAKOV. - Que você me procure de manhã para Batiuschkov ... Acho que temos ele ... Mas ... por que fico com esse cansaço quando eu respiro?

ELENA ANDREEVNA. - Você está cansado! ... Já é a segunda noite que você não dorme!

SEREBRIAKOV. - Dizem que a gota causou angina de peito em Turgenev. Receio ter a mesma ... Velhice desgraçada e nojenta! ... Deixa o diabo levar! ... À medida que fui ficando velho comecei a sentir nojo de mim ... Também vai te dar nojo de olhar para mim!

ELENA ANDREEVNA. -Você fala da sua velhice como se todos nós tivéssemos culpa por você ser velho.

SEREBRIAKOV. - Você é o primeiro a quem eu nojo. ( ELENA ANDREEVNA se levanta e vai se sentar a alguma distância.) Claro! ... Você tem razão! ... Eu não sou burro e entendo! Você é jovem, bonita, saudável e quer viver, enquanto eu sou velho e quase um cadáver! ... Não entendo? ... Naturalmente; é tolice que ele ainda esteja vivo; mas ... espere, logo vou liberar todos vocês! ... Não vai demorar!

ELENA ANDREEVNA. - Eu não aguento mais ... Pelo amor de Deus, cala a boca!

SEREBRIAKOV. - Agora acontece que, graças a mim, ninguém pode fazer mais ... Todo mundo fica entediado, perde a juventude, só eu aproveito a vida e sou feliz ... Claro!

ELENA ANDREEVNA. - Cala a boca! ... Você está me atormentando!

SEREBRIAKOV. - Estou torturando todo mundo! ... Claro!

ELENA ANDREEVNA. - (Em meio às lágrimas) É insuportável! ... Diga-me ... o que você quer de mim?

SEREBRIAKOV. - Algum.

ELENA ANDREEVNA. - Bem, cala a boca ...; Peço.

SEREBRIAKOV. - Que estranho! ... Ivan Petrovich ou aquela velha idiota da Maria Vasilievna começam a falar e nada acontece. Eles são ouvidos ...; Mas, assim que digo uma palavra, todos começam a se sentir infelizes. Até a minha voz inspira nojo! ... Mas, bom ..., mesmo admitindo que sou nojento, egoísta, despótico ... será que mesmo na velhice eu não tenho direito ao egoísmo? ... Será que não o mereci? ... Será que não posso aspirar a uma velhice tranquila e à consideração das pessoas?

ELENA ANDREEVNA. - Ninguém contesta seus direitos. (O vento bate na janela.) Subiu muito ar e vou fechar a janela. (Fecha este.) Vai começar a chover ... Ninguém contesta seus direitos. (Pausa. Ouve-se o bater do cajado do guarda, cantando pelo jardim.)

SEREBRIAKOV. - Você passou a vida trabalhando pela ciência! ... Acostumada com um escritório, um auditório, colegas que se estimam ..., e de repente, sem mais delongas, encontra-se neste panteão! ... Para ver um dia depois mais um povo tolo, e ouça conversas maçantes! ... Eu quero viver! Gosto de sucesso, celebridade, barulho, e aqui está você como no exílio, relembrando constante e tristemente o passado! ... Seguir os sucessos dos outros e temer a morte! ... Não posso! .. Me falta força! E, além disso, minha velhice não quer ser perdoada aqui!

ELENA ANDREEVNA. - Espere ... seja paciente. Em cinco ou seis anos, eu também estarei velha.





continua nas cena 2... 

________________

Anton Pavlovich Chekhov foi um contista russo, dramaturgo e médico. Foi um mestre do conto e é considerado um dos autores do gênero mais importantes na história da literatura  no realismo psicológico atual e naturalismo. 
Nascido : 29 de janeiro de 1860, Taganrog, Rússia
Morreu : 15 de julho de 1904, Badenweiler, Alemanha
Cônjuge : Olga Knipper ( 1901-1904)
Obras : The Cherry Orchard , The Seagull , The Three Sisters ,
Pais : Pavel Yegorovich Chekhov , Yevgeniya Chekhov


_________________

e você nunca pensou que tudo em sua vida poderia ter sido entre amor e ódio, prostração e ousadia, liberdade e conveniência, ignorância e ciência, realidade e ilusão, uso e amontoado de nadas, cultura e leiguice, juventude e velhice? já pensou se sua vida foi desperdiçada ou se poderia ter sido? já falhou em suas ambições? e você é um ser inventado ou se inventou? ... se perguntou ou... a vida é chata e boba e nada vai adiantar mesmo, somos explorados, nunca estamos seguros, mentem para nós... quem mente? Ah! Entendi... - entendeu, mesmo?


________________

Biblioteca Virtual Miguel Cervantes



________________

Leia também:

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 1, 2 e 3)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 4 e 5)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 1)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário