quarta-feira, 9 de março de 2022

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 2)

 Tio Vania


Anton Chekhov






Tio vania

(Diadia Vania)

Anton Pavlovich Chekhov

Tradução de E. Podgursky



Ato dois

Sala de jantar na casa SEREBRIAKOV. É de noite. Você pode ouvir o tamborilar do guarda enquanto ele passa pelo jardim.




Cena dois



Entra SONIA.      


SONIA. -Você mesmo manda chamar o médico, e quando ele chega, você se recusa a recebê-lo! ... Ele não está muito atento! ... Acontece que ele tem sido incomodado inutilmente!      

SEREBRIAKOV. -Por que preciso do seu Astrov? ... Ele entende de medicina tanto quanto eu de astronomia!      

SONIA. -Não haveria mais, mas gostaríamos que toda a Faculdade de Medicina viesse aqui para o seu drop!      

SEREBRIAKOV. -Com essa noz, não quero nem cruzar a palavra.      

SONIA. -Ao teu gosto. (Ele se senta) Eu não me importo.      

SEREBRIAKOV. -Que horas são?      

ELENA ANDREEVNA. - Depois de doze.      

SEREBRIAKOV. -Que sufocamento! ... Sônia! ... Traga-me as gotas que estão em cima da mesa!      

SONIA. -Agora mesmo. (Ela os dá a ele.)      

SEREBRIAKOV. - (Com irritação.) Ah! Estas não são! Você não pode pedir nada!      

SONIA. -Por favor, não seja caprichoso! Pode haver alguém que goste disso, mas, por favor, me salve disso! Não me agrada! Além disso, não posso perder tempo. Amanhã de manhã tenho que me levantar cedo para colher! (Entra VOINITZKII, envolto em um manto e com uma vela na mão.)      

VOINITZKII. -Acho que vamos ter uma tempestade. (Um raio.) Aí está! ... "Helène" e Sonia, vão dormir. Eu vim para aliviá-los.      

SEREBRIAKOV. - (Assustado.) Não, não! ... Não me deixe com ele! ... Não! ... Ele vai me atordoar com sua conversa!      

VOINITZKII. "Mas eles devem descansar!" Esta é a segunda noite em que eles estão acordados!      

SEREBRIAKOV. -Bem, vá dormir, mas você também vai! ... Obrigado! ... Peço-lhe, em nome da nossa velha amizade, que não proteste! Haverá tempo para conversar mais tarde!      

VOINITZKII. - (Com um leve sorriso.) Nossa velha amizade!      

SONIA. -Cala a boca, tio Vania!      

SEREBRIAKOV. - (Para sua esposa.) Querida! Não me deixe com ele! Isso vai me surpreender!      

VOINITZKII. -É até engraçado! (Entra MARINA com a vela na mão.)      

SONIA. "O que você está fazendo, querida, para não ir para a cama?" É muito tarde!      

MARINA. "O samovar ainda não foi removido da mesa!" Como vai para a cama?      

SEREBRIAKOV. -Nenhum dorme aqui, estão todos exaustos, e eu sou o único a divertir-se!      

MARINA. - (Com ternura , aproximando-se de SEREBRIAKOV .) O que se passa , pai? Dói? ... Minhas pernas também estão muito carregadas! (Ajustando o cobertor para ela.) Essa doença ... você já está com ela há muito tempo! ... Eu me lembro que a falecida Vera Petrovna ... a mãe de Sonechka ... vela! ... Como eu te amei ! (Pausa.) Os velhos são como as crianças! ... Gostam de ser mimados ... mas ninguém mima os velhos! (Beija SEREBRIAKOV no ombro.) Vamos, pai, para a cama! ... Vamos, lucero! ... Vou fazer uma tília para você, aquecerei suas perninhas e rezarei a Deus por você! ...      

SEREBRIAKOV. - (Movido.) Vamos, Marina.      

MARINA. "Minhas pernas ficam pesadas demais para mim também!" (Ela o conduz, ajudada por SONIA .) Vera Petrovna passava as noites acordada ... chorando! ... Você então, Soniuschka, ainda era pequeno ..., estúpido! ... Vamos, vamos, paizinho! ( Saia de SEREBRIAKOV, SONIA e MARINA .)      

ELENA ANDREEVNA. -Isso me exauriu! Meus pés mal me sustentam.      

VOINITZKII. -Ela para você e eu para mim mesmo. Já é a terceira noite que não durmo.      

ELENA ANDREEVNA. - As coisas não vão bem nesta casa! ... A mãe dele odeia tudo que não seja dos artigos dele e do professor. Este, por sua vez, está irritado; Você não acredita em mim e tem medo de você. Sônia fica brava com o pai e não fala comigo há duas semanas; você odeia meu marido e abertamente despreza sua mãe, e eu ... eu também fico excitada ..., então hoje eu devo ter estado a ponto de chorar umas vinte vezes ... as coisas não estão indo bem nesta casa !      

VOINITZKII. -Pare com as filosofias!      

ELENA ANDREEVNA. -Você, Ivan Petrovich, é culto e inteligente, e parece que você deve entender que o mundo não é destruído pelo fogo, nem por bandidos, mas pelo ódio, inimizade e toda essa série de mesquinharias ... em vez de resmungos, o que ele teria que fazer seria reconciliar um e o outro ...      

VOINITZKII. -Reconcilie-me primeiro comigo mesmo! ... Minha querida! (Beija a mão dela.)      

ELENA ANDREEVNA. - (Retirando a mão.) Deixe-me! Vá embora!      

VOINITZKII. -Logo a chuva vai parar e tudo na natureza vai adquirir um novo frescor e vai respirar livremente! ... Só a tempestade não vai me refrescar! ... Dia e noite o pensamento de que minha vida está perdida para sempre! ... Meu o passado foi consumido inutilmente pela infantilidade, e o meu presente é de um terrível absurdo! ... Aqui estamos, meu amor e vida! O que fazer com você? Onde ir? Meu sentimento é consumido inutilmente, como o raio de sol em um buraco, e sou consumido por ele! 

ELENA ANDREEVNA. "Ouvir você falar sobre o seu amor me deixa ... entediado, e não sei o que dizer para você ... com licença ... não posso dizer nada." (Tentando ir embora.) Boa noite.      

VOINITZKII. - (Fechando o caminho.) Se você soubesse o que me faz sofrer pensar que ao meu lado, nesta mesma casa, outra vida está se desperdiçando ... a sua! ... O que você está esperando? Que maldita filosofia a atrapalha? Me compreende! Me compreende!      

ELENA ANDREEVNA. - (olhando para ele) Ivan Petrovich! Você está bêbado!      

VOINITZKII. -Pode ser!      

ELENA ANDREEVNA. -Onde está o médico?      

VOINITZKII. -Lá. Ele passa a noite comigo ... Pode ser ... pode ser! ... Tudo pode ser!      

ELENA ANDREEVNA. - Ele estava bebendo hoje também? ... Por quê?      

VOINITZKII. -Pelo menos parece viver! Não me pare, "Helène"!      

ELENA ANDREEVNA. -"Antes você nunca bebia ... ou falava tanto!" Vá dormir! Sua companhia me entedia!      

VOINITZKII. - (Beijando sua mão ardentemente.) Minha querida! Charme!      

ELENA ANDREEVNA. - (Com raiva.) Deixe-me! É nojento! (Sai.)      

VOINITZKII. - (Solo.) Ela saiu! (Pausa.) Eu a conheci há dez anos na casa da minha falecida irmã! Ela tinha dezessete anos; trinta e sete eu ... Por que eu não me apaixonaria por ela naquela hora e pediria sua mão? ... Teria sido tão fácil então! ... Agora ela seria minha esposa! ... Sim! ... Agora a tempestade teria despertado a nós dois! Ela se assustaria com o trovão e eu, segurando-a nos braços, murmurava-lhe: «Não temas! Estou aqui! »... Ai que pensamentos maravilhosos! ... Como me sinto bem! ... Até dou risada! ... Mas, ai meu Deus! ... As ideias se misturam na minha cabeça!. .. Por que estou velho? ... Por que você não me entende? ... Sua retórica, sua moral preguiçosa, suas ideias absurdas sobre a destruição do mundo ..., tudo isso é profundamente para mim abominável!(Pausa.) Ai, que engano meu! ... Eu sentia adoração por esse professor, por essa gota deplorável! ... Eu trabalhava para ele como um boi! Entre Sonia e eu esprememos o último suco desta fazenda e trocamos - como comerciantes - com óleo, grão de bico e queijo cottage! Nós nos privamos para nossa satisfação para que pudéssemos converter o grosch e os kopeikas em milhares de rublos para enviá-lo! ... Orgulhoso de sua ciência, ele só viveu e respirou dela! Tudo o que ele disse e escreveu me pareceu ótimo ... enquanto agora! ... Meu Deus! ... Eles deram a ele aposentadoria e sua vida pode se resumir assim; nem uma única página de seu trabalho sobreviverá à sua morte! Isso é completamente desconhecido, nulo! Como uma bolha de sabão! ... Estou enganado! Eu vejo! Tolamente iludido! enganado! (Entra ASTROV com sua sobrecasaca, sem colete nem gravata, e um tanto alegre. TELEGUIN segue com uma guitarra na mão.)      

ASTROV. -Toque!      

TELEGUIN. -Mas todo mundo dorme!      

ASTROV. -Toque! ( TELEGUIN começa a tocar o violão suavemente. PARA VOINITZKII .) Você está sozinho? Não senhoras? (Com os braços na cintura ele começa a cantar em voz baixa :) "Não há casa, não há fogão, ou onde o mestre pode se deitar ..." A tempestade me acordou. Que maneira de chover! Que horas são?      

VOINITZKII. "O diabo vai saber!"      

ASTROV. -Achei ter ouvido a voz de Elena Andreevna.      

VOINITZKII. -Ela acabou de sair daqui.      

ASTROV. -Que mulher maravilhosa! (Examinando os potes sobre a mesa.) Remédios ... Que receitas não haverá aqui! ... De Kharkov, de Moscou, de Tula ... Ele foi perfurar todas as cidades com sua gota! ... Ele está realmente doente ou está fingindo?      

VOINITZKII. -Está doente. (Pausa.)      

ASTROV. -Por que você está com uma cara tão triste hoje? A professora lhe dá dor?      

VOINITZKII. -Deixe-me!      

ASTROV. -Talvez você esteja apaixonado pela professora!     

VOINITZKII. -É minha amiga".      

ASTROV. -Já?      

VOINITZKII. -O que você quer dizer com "já"?      

ASTROV. -Bem, a mulher não pode se tornar "amiga" de um homem exceto nesta ordem: primeiro, camarada; então amante, então ... "amiga".      

VOINITZKII. - Filosofia cínica!      

ASTROV. -Como? ... Sim ... Tenho que admitir que estou ficando cínico ... Você pode ver que também estou bêbado! ... Como regra geral, só fico bêbado assim uma vez por mês! Estou neste estado, a minha impudência e a minha frescura não conhecem limites! Eu ouso as operações mais difíceis e as executo maravilhosamente; Faço os mais amplos planos de futuro e, nesses momentos, longe de me considerar um maluco, creio trazer um imenso benefício à humanidade! Imenso! ... Nesses momentos sou guiado pelo meu próprio sistema filosófico e por todos vocês, irmãos, anseio por insetos, micróbios!

... (PARA TELEGUÍM .) Vaflia! Toque!      

TELEGUIN. -Minha amiga! Gostaria de te agradar de toda a alma, mas perceba ... a casa toda está dormindo!      

ASTROV. -Toque! ( TELEGUIN começa a tocar baixinho.) Seria bom beber um pouco! Vamos ... Acho que ainda tem um pouco de conhaque aí! Quando amanhecer, iremos para minha casa. Você está satisfeito? (Vendo SONIA entrar.) Com licença! ... Você me pega sem gravata! ... (Sai rapidamente, seguido de TELEGUIN .)      

SONIA. "Tio Vânia! ... Você voltou a beber com o médico?" Que amizade tu fizeste! ... Ele sempre foi assim ..., mas tu! ... Por que razão, se tu percebes? ... Na tua idade não é nada bom!      

VOINITZKII. -Os anos não têm nada a ver aqui ... Quando falta vida verdadeira, você vive em miragens ... Isso é sempre melhor do que nada!      

SONIA. "Cortamos o feno ... que esta chuva diária está apodrecendo ... e você está falando de miragens! ... Você abandonou os negócios da fazenda, e eu trabalho sozinho e estou exausto!" (Enlouquecendo) Tio! ... Seus olhos estão cheios de lágrimas!      

VOINITZKII. -Que lágrimas ou que bobagem! ... Agora você acabou de me olhar do jeito que sua falecida mãe me olhou! ... Minha querida! ... (Ele beija ansiosamente as mãos e o rosto dela.) Minha irmã! Minha querida irmã! ... Onde ela está agora? Se ela soubesse! ... Oh, se ela soubesse!      

SONIA. "O quê? ... O quê, cara?"      

VOINITZKII. -Eu não estou me sentindo bem! ... Não é nada! ... Mais tarde! ... (Sai.)      

SONIA. - (Batendo na porta.) Mikhail Lvovich! Você não está dormindo? Apenas um minuto!      

ASTROV. - (Do outro lado da porta.) Agora mesmo! (Ela entra, desta vez de colete e gravata.) O que você me manda?      

SONIA. -Se não te enoja, continue bebendo; mas eu te imploro para não deixar o cara beber! Isso dói!      

ASTROV. -De acordo. Não vamos beber de novo. (Pausa.) Agora estou indo para casa; já está decidido. Enquanto os cavalos estão amarrando, vai dar tempo para o amanhecer.      

SONIA. -Chove muito. Espere pela manhã.      

ASTROV. -A tempestade passa de relance; ele nos agarra apenas pela lateral ... Estou saindo e ... por favor ... não me chame de novo para visitar seu pai! Digo a ele que o que ele tem é gota, e ele garante que é reumatismo; Peço que se deite e ele continua sentado ... Hoje ele nem quis falar comigo!      

SONIA. -Ele é muito mimado! (Remexendo no aparador) Quer comer alguma coisa?      

ASTROV. -Talvez sim.      

SONIA. -Gosto de comer à noite. No aparador parece-me que há algo ... Dizem que ao longo da sua vida teve grande sucesso com as mulheres, e que foram elas que o estragaram ... Coma queijo. (De pé ao lado do aparador, os dois comem.)      

ASTROV. -Hoje, até agora, eu não tinha levado nada. Ele só tinha bebido ... O pai dele tem um caráter difícil ... (pegando uma mamadeira do aparador.) Posso? (Bebe um gole.) Não tem ninguém aqui e por isso dá para falar com clareza ... sabe? ... imagino que não poderia viver um mês na sua casa! ... me afogaria nessa atmosfera! ... Seu pai ..., sem outra ideia senão sua gota e seus livros; seu tio Vânia, com sua murrinha, sua avó ... e, finalmente, sua madrasta!      

SONIA. -E o que acontece com minha madrasta?      

ASTROV. -No indivíduo tudo tem que ser maravilhoso: o rosto, o vestido, a alma, o pensamento! ... Ela é maravilhosa -está fora de questão-; mas ..., sua vida se reduz a comer, dormir, encantar a todos nós com sua beleza e pare de contar! Faltam obrigações, enquanto outros trabalham por ela ..., não é? ... Uma vida ociosa não pode ser limpa. (Pausa.) Talvez eu seja excessivamente severo em meus julgamentos ...; talvez porque, como seu tio Vânia, minha vida não me satisfaça ... razão pela qual nós dois ficamos mal-humorados.      

SONIA. - Sua vida não te satisfaz?      

ASTROV. -Amo a vida em geral; mas o nosso, o da região, o russo, o cotidiano ..., acho insuportável e o desprezo com toda a minha alma ... Quanto ao meu ... Não há absolutamente nada de bom nisso ... Você sabe? ... Quando no meio de uma noite escura você tem que passar pela floresta e ver o brilho de uma pequena luz ao longe ..., você não percebe mais o cansaço, ou no escuro, ou quando os galhos acertar ele na cara! ... eu trabalho né, como ninguém trabalha na região toda, e eu sempre recebo golpes do destino ... Às vezes eu sofro tão insuportável, mas sem ter Ao longe, um pouco de luz ... Não espero nada para mim dos outros, nem amo as pessoas ... Faz muito tempo que não amo ninguém! ...      

SONIA. -A ninguém?      

ASTROV. -A ninguém. Só a sua amante e em nome de velhas recordações desperta em mim uma certa ternura ... Os "mujiks" são muito monótonos ... Não se desenvolvem mentalmente, vivem na terra, e, quanto aos intelectuais ..., com estes é difícil manter uma boa harmonia ... Cansam-se! ... Todos eles -bons conhecidos nossos- pensam e sentem mesquinhos, sem enxergar além do próprio nariz. Eles são simplesmente tolos. Outros mais inteligentes, de maior valor ... são seres histéricos, recomendados por análises e reflexões ... Lamentam, odeiam, caluniam doentiamente, aproximam-se do homem de lado e, olhando-o de soslaio, decidem: «Oh! Ele é psicopata! ", Ou:" Ele gosta de fazer frases lindas! "... e quando não sabem que rótulo colocar na testa, dizem:" É um ser estranho! "... Então , então,(Ele faz um movimento para se preparar para outra bebida.)      

SONIA. - (Impedindo-o.) Não! ... Eu imploro! Eu imploro ... não beba mais!      

ASTROV. -E por que?      

SONIA. -Não combina com você fazer isso ... Você está bem ... sua voz é extremamente doce ... Eu poderia até te dizer mais: de todas as pessoas que eu conheço, você é a única maravilhosa. Por que, então, você quer se parecer com aquelas pessoas comuns que bebem e jogam cartas? ... Oh! ... Não faça isso ... Eu imploro! ... Você diz que os homens longe de criar, eles apenas destroem o que foi dado a eles ... Por que, então, você se destrói? ... Você não tem que fazer isso! Eu te imploro!      

ASTROV. - (Estendendo a mão.) Não vou beber de novo.      

SONIA. -Me dê sua palavra.      

ASTROV. -Palavra de honra.      

SONIA. - (Apertando a mão dela com força.) Obrigado.      

ASTROV. "Chega! ... já fiquei sóbrio! ... Está me vendo? ... Estou completamente sereno, e assim continuarei até o fim dos meus dias!" (Checando o relógio.) Vamos continuar, bom ... Como eu dizia, meu tempo passou ... É tarde demais ... Eu envelheci, trabalho demais, tornei-me cínico, meus sentimentos estão atrofiados , e imagino que não poderia mais me ligar pelo afeto a outra pessoa ... Não quero nem amarei ninguém ... Por que, então, a beleza ainda tem tanto poder sobre mim? ... Não sou nada indiferente a isso ... Imagino, por exemplo, que se Elena Andreevna a propusesse, em um único dia ela poderia enlouquecer minha cabeça! ... Claro que isso não é amor ... nem carinho! .. . (Cobrindo os olhos dela com a mão, ele estremece.)      

SONIA. -O que acontece?      

ASTROV. -Algum. Durante a Quaresma, um doente morreu sob o efeito de clorofórmio ...      

SONIA. -Bem, é hora de eu esquecer. (Pausa.) Diga-me, Mikhail Lvovich ... Se eu tivesse uma irmã mais nova e você - suponhamos - soubesse que ela o ama ... Qual seria a sua correspondência?      

ASTROV. - (encolhendo os ombros) Não sei. Com certeza nenhuma ... Isso a faria entender que eu não poderia amá-la ... Minha cabeça, aliás, não pensa nessas coisas ... Mas, bem ... se eu tiver que ir embora, é hora de faça isso. Adeus, minha querida ... Se eu não for embora logo, a conversa vai até de manhã. (Apertando a mão dela.) Se você me permite, vou até a sala de estar.      

SONIA. - (Sozinha.) Ele não me disse nada! ... Sua alma e seu coração ainda estão escondidos de mim, mas ... por que me sinto tão feliz? ... (Ela ri com uma risada feliz. ) Eu disse a ele: "Você está bem, nobre e tem uma voz extremamente doce." Seria, porventura, inoportuno? ... Ela tem uma voz vibrante e carinhosa ... Neste momento estou a percebendo aqui, no ar ... Quando lhe contei da irmã mais nova, ela não me entendeu. .. (Torcendo as mãos.) Oh, que terrível ser feia! ... Que terrível! ... Porque eu sei que sou feia! ... Eu sei e eu sei! ... No domingo passado, saindo da igreja , Ouvi dizer que falavam de mim, e uma mulher disse: "Ela é boa e generosa, mas que pena que ela seja tão feia!" ... Feia! ... (entra ELENA ANDREEVNA .)      

ELENA ANDREEVNA. - (Abrindo a janela.) A tempestade passou. Que ar gostoso! ... (Pausa.) Onde está o médico?      

SONIA. -Se foi. (Pausa.)      

ELENA ANDREEVNA. - 'Sophie'! ...      

SONIA. -Naquela?      

ELENA ANDREEVNA. -Quanto tempo você vai ficar com raiva de mim? ... Não fizemos o menor mal uma a outra! ... Por que, então, viver como inimigas?      

SONIA. -Eu também queria ... (abraçando ela.) Chega de raiva!      

ELENA ANDREEVNA. "Ótimo então!" (Ambas estão animadas.)      

SONIA. -O papai já foi para a cama?      

ELENA ANDREEVNA. -Não; ele está sentado na sala de estar. Não nos falamos há semanas, e Deus sabe por quê ... (Olhando para o aparador.) O que é isso?      

SONIA. -Mijail Lvovich jantou lá.      

ELENA ANDREEVNA. "Vejo que também tem vinho ... então vamos beber na nossa brüderschaft."      

SONIA. -Vamos, sim!      

ELENA ANDREEVNA. -E do mesmo copo! (Encher um.) Este é melhor! ... Então ... de você?      

SONIA. -De você". (Eles bebem e se beijam.) Faz muito tempo que eu queria fazer as pazes com você ... mas eu tinha vergonha! ... (Chora.)      

ELENA ANDREEVNA. -Porque você está chorando?      

SONIA. -Por nada...      

ELENA ANDREEVNA. -Bem, bem ... chega! ... (Ela chora por sua vez.) Que idiota eu sou! Bem, eu não estou chorando também? (Pausa.) Sua raiva de mim é porque você pensa que me casei com seu pai por cálculo ... Se você acredita em juramentos, juro que me casei com ele por amor. Me atraía que ele fosse sábio e famoso! ... Esse amor não era, claro, verdadeiro, mas falso ..., artificial ..., mas parecia verdadeiro para mim ... Eu não sou culpada! Você, desde o dia do nosso casamento, não cessa de me condenar com seus olhos inteligentes e desconfiados.      

SONIA. "Bem, agora, paz!" Paz! Vamos esquecer tudo!      

ELENA ANDREEVNA. -Você não devia ficar assim ... Não está indo bem para você ... Você tem que ter fé nos outros; caso contrário, é impossível viver. (Pausa.)      

SONIA. -Diga-me francamente ..., como amiga ..., você está feliz?      

ELENA ANDREEVNA. -Não.      

SONIA. -Eu sabia ... Outra pergunta: diga-me francamente ... Você gostaria de ter um marido jovem?      

ELENA ANDREEVNA. -Que garota você ainda é! Claro que sim! (Risos) Vamos, pergunte-me outra coisa ... Pergunte-me ...      

SONIA. -Você gosta do médico?      

ELENA ANDREEVNA. -Sim, muito.      

SONIA. - (A rir.) Fico com uma cara de idiota, certo? ... Ele saiu e ainda ouço a sua voz ..., os seus passos ..., e quando olho para a janela escura, o seu rosto está representado para mim ! Deixa eu falar! ... Eu simplesmente não consigo fazer isso em voz alta! Tenho vergonha! ... Vamos pro meu quarto! Vamos conversar lá! Eu pareço boba para você, certo? Confesse! ... Fale-me algo sobre ele!      

ELENA ANDREEVNA. -O que vou te dizer?      

SONIA. -És tão inteligente! Tudo você sabe! Tudo pode!... Cura as gentes e planta bosques!      

ELENA ANDREEVNA. "O mínimo, minha querida, são as florestas e os remédios ... O que você precisa entender é que é um talento." E você sabe o que significa ser um talento? ... Significa coragem, clareza mental, horizontes amplos ... Quando você planta uma pequena árvore, você já pensa no que vai acontecer daqui a mil anos ... O bem já vos é representado pela Humanidade ... Esta classe de gente não é abundante, e é preciso amá-la ... Beba ...; ele, às vezes, é um pouco brusco ... mas o que há de errado nisso? ... Um homem de talento na Rússia não pode ser muito "limpo". Julgue por si mesmo: qual é a vida do médico? ... Você anda pelas estradas e não tira os pés da lama! ... Então, geadas, nevascas, distâncias enormes, gente brutal, selvagem, e ao redor vocês, misérias, doenças ... Pra quem trabalha e luta dia após dia nesse ambiente é difícil,(A beijar.) Desejo-lhe de todo o coração a felicidade que merece ... (Levantar-se.) Quanto a mim ... sou um ser anódino, uma personagem episódica! ... O mesmo na música, na casa do meu marido, que nas minhas histórias de amor - a lado nenhum, numa palavra -, deixei de ser uma personagem episódica! ... A sério, Sónia! ... Pensando bem, a realidade é que sou muito infeliz! (Ela anda pela sala, agitada.) Não há felicidade para mim neste mundo! Não! ... Do que você está rindo?      

SONIA. - (Rindo e escondendo o rosto nas mãos.) Eu me sinto tão feliz! Tão feliz!      

ELENA ANDREEVNA. -Eu gostaria de tocar piano um pouco. Ficaria feliz em tocar em algo agora.     

SONIA. - (abraçando-a.) Toque, sim! Eu não consigo dormir! Toque!      

ELENA ANDREEVNA. -Agora mesmo. Só que ... seu pai está acordado e, quando está doente, a música o excita. Vá perguntar a ele, e se ele não se opor, eu vou tocar. Vá.      

SONIA. -Vou lá. (Sai. São os golpes que o guarda dá com o bordão ao passar pelo jardim.)      

ELENA ANDREEVNA. -Há muito tempo que não toco. Vou brincar e chorar ... Vou chorar como uma boba ... (Inclinando-se para fora da janela.) É você, enfim, quem dá esses golpes?      

A VOZ DO GUARDIÃO. -Eu sou.      

ELENA ANDREEVNA. -Bem, não faça barulho; o homem não está bem.      

A VOZ DO GUARDIÃO. -Já vou. (Assobiando para os cachorros) "Juchka!" "Malchik"! "Juchka"! (Pausa.)      

SONIA. - (voltando.) Não pode ser!  



continua no ato 3 cena 1... 

________________

Anton Pavlovich Chekhov foi um contista russo, dramaturgo e médico. Foi um mestre do conto e é considerado um dos autores do gênero mais importantes na história da literatura  no realismo psicológico atual e naturalismo. 
Nascido : 29 de janeiro de 1860, Taganrog, Rússia
Morreu : 15 de julho de 1904, Badenweiler, Alemanha
Cônjuge : Olga Knipper ( 1901-1904)
Obras : The Cherry Orchard , The Seagull , The Three Sisters ,
Pais : Pavel Yegorovich Chekhov , Yevgeniya Chekhov


_________________

e você nunca pensou que tudo em sua vida poderia ter sido entre amor e ódio, prostração e ousadia, liberdade e conveniência, ignorância e ciência, realidade e ilusão, uso e amontoado de nadas, cultura e leiguice, juventude e velhice? já pensou se sua vida foi desperdiçada ou se poderia ter sido? já falhou em suas ambições? e você é um ser inventado ou se inventou? ... se perguntou ou... a vida é chata e boba e nada vai adiantar mesmo, somos explorados, nunca estamos seguros, mentem para nós... quem mente? Ah! Entendi... - entendeu, mesmo?


________________

Biblioteca Virtual Miguel Cervantes



________________

Leia também:

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 1, 2 e 3)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 4 e 5)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 1)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 2)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Três, cena 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário