sexta-feira, 1 de março de 2024

Astrud Gilberto - A Primeira Mulher a ganhar um Grammy

Corcovado






Um cantinho e um violão
Este amor, uma canção
Pra fazer feliz a quem se ama
Muita calma pra pensar
E ter tempo pra sonhar
Da janela vê-se o Corcovado
O Redentor, que lindo

Quero a vida sempre assim
Com você perto de mim
Até o apagar da velha chama

E eu que era triste
Descrente deste mundo
Ao encontrar você, eu conheci
O que é felicidade, meu amor
O que é felicidade, o que é felicidade

E eu que era triste
Descrente deste mundo
Ao encontrar você, eu conheci
O que é felicidade, meu amor

Composição: Antônio Carlos Jobim



Astrud Gilberto - AGUA DE BEBER - 1965!





Astrud Gilberto, nascida Astrud Evangelina Weinert (Salvador, 29 de março de 1940 – Filadélfia, 5 de junho de 2023), foi uma cantora brasileira de bossa nova e jazz de fama internacional. Foi a primeira mulher a ganhar o Grammy de Música do Ano.

Casada com João Gilberto, entre 1959 e 1964, foi o seu grande incentivador a vencer seu medo de palco e em 1963, mesmo ainda sendo uma cantora amadora na época, e pelo seu inglês excelente (seu pai era professor de línguas), foi a primeira que gravou a versão em inglês de Garota de Ipanema, a segunda música mais gravada de todos os tempos.

Com sua carreira construída quase completamente no exterior, é amplamente mais conhecida fora do país, fato sobre o qual chegou a desabafar.




Astrud Gilberto and Stan Getz 
- The Girl From Ipanema (1964)





A PRIMEIRA MULHER A GANHAR UM GRAMMY É BRASILEIRA E DESBANCOU* OS BEATLES

   "Garota de Ipanema, da lendária dupla Tom e Vinicius, é a segunda música mais executada da história, atrás apenas de Yesterday, dos Beatles. Mas em 1965, o quarteto britânico perdeu o Grammy para a suave e sofisticada voz de de Astrud Gilberto.
   A origem da Bossa Nova faz parte da mitologia brasileira. O encontro de Tom com a batida do violão de João Gilberto criou um estilo musical que dominou o mundo. O fenômeno começou com “Chega de Saudade”, de João Gilberto, em 1959, o show no Carnegie Hall em 1962 e o lançamento de Garota de Ipanema, no mesmo ano.
   Foi durante a gravações de 59, que João se apaixonou à primeira vista por Astrud. Interrompendo os ensaios de “O Pato”, Ronaldo Bôscoli resolveu levar o amigo para o apartamento de Nara Leão, que apresentou sua melhor amiga: Astrud Weinert. Uma baiana criada no Rio.
   Se casaram no mesmo ano e logo nasceu o primogênito, Marcelo. Por ser fluente em inglês e já estar confiante como cantora, graças aos incentivos de Nara, foi escolhida para interpretar a versão em inglês de “Garota de Ipanema” e “Corcovado”, no álbum Getz/Gilberto, lançado em 1963, com arranjos de Tom.
   A Bossamania e a Beatlemania já dominavam o mundo, e os dois fenômenos bateram de frente no Grammy de 1965, que premiava os lançamentos de 1964. O Álbum do Ano, e mais duas categorias, ficaram para Getz/Gilberto. Enquanto os Beatles ganharam como Artista Revelação, concorrendo com Tom Jobim e a própria Astrud, I Want To Hold Your Hand perdeu Gravação do Ano para The Girl From Ipanema.
   E foi Astrud, acompanhada de Creed Taylor e Monica Getz, que subiu ao palco para receber o prêmio, se tornando a primeira mulher a ganhar na categoria. No ano seguinte, retornou indicada a Melhor Performance Feminina, pelo seu álbum The Astrud Gilberto Album, perdendo para Barbra Streisand.
   O legado de Astrud se prova eterno, influenciando novas gerações. Em 2021, Billie Eilish a considerou como uma de suas maiores inspirações." (Juliana Morena)



ASTRUD GILBERTO 
- THE GIRL FROM IPANEMA 
(1964 with Stan Getz & 1988 ZDF Jazz Club)





Billie Eilish 
- What Was I Made For?



Billie Eilish - What Was I Made For? (Official Music Video)

Listen to “What Was I Made For?”, out now:
https://BillieEilish.lnk.to/WhatWasIM...

Directed by Billie Eilish


Stan Getz and Chet Baker 1983




Nenhum comentário:

Postar um comentário