sábado, 24 de agosto de 2024

Ensaio - a porta sempre aberta: 05

primeiro dia

baitasar

entro no prédio, caminho ansioso até a sala dos professores, chão e paredes lavadas – cheiro de desinfetantes e tinta, as esquadrias das janelas, portas e teto foram pintadas, lousas quadro verde novas –, nuas, procuro as lindas gravuras que sempre nos esperam nos inícios de ano, acompanham nossas rotinas diárias, e muitas vezes, passam despercebidas nos corredores usados como um grande caminho de exposições, não estão nas paredes

as paredes estão desguarnecidas, descalças

chego 

a porta está aberta

abraços e sorrisos, meus movimento giram entre olhares e suspiros, está abafado aqui dentro, não há tempo para pensar, as brincadeiras não são as mesmas, não ríamos desbragadamente, estamos sóbrios e recatados, de volta ao lar para muitos, para mim, estou de volta ao meu lugar de trabalho, Colegas, vamos para o ginásio, a vice-diretora faz o seu convite parada na porta aberta, o burburinho não para, diminui um pouquinho, muitas histórias sendo contadas, medos, angústias e esperança para serem compartilhadas

caminhamos para o ginásio, entre a tinta fresca, o burburinho e a aglomeração de pais, alunos, funcionários e funcionárias, sem pressa, a diretora quer nos mostrar, anunciar toda a tribo envolvida na perspectiva de ensinar

caminhamos pela passarela desfilando sorrisos e olhares

não tem jeito, minha curiosidade faz meu olhar girar na minha volta, procuro rostos e olhares conhecidos, agora mais crescidos, com alívio foi encontrando os mesmos sorrisos, a alegria não é a mesma, algumas novidades me olham e aguçam minha curiosidade, deixo para depois, teremos muito tempo para encontros e reencontros na rotina de trabalhar antes de chegar ao trabalho para ter trabalho para fazer no trabalho, e depois do trabalho, trabalhar mais um pouco corrigindo, trinta ou mais vezes, o trabalho feito durante o trabalho, pois não se tem tempo de corrigir no trabalho porque se está trabalhando

não é resignação nem reclamação, apenas constatação, não deixamos o trabalho de ensinar nem em casa, por vezes, ficamos impotentes diante das nossas dores

essa porta está sempre aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário