Tio Vania
Anton Chekhov
TELEGUIN. -Nem eu, Excelência, me sinto completamente bem ... Faz dois dias que estou um pouco pachucha ... A cabeça ...
SEREBRIAKOV. -Onde estão os outros? ... Não gosto desta casa! É um labirinto! Com 26 salas enormes, quando as pessoas se espalham por elas, não há como encontrar ninguém! (Pressionando a campainha com o dedo.) Ore para Maria Vasilievna e Elena Andreevna para virem aqui!
ELENA ANDREEVNA. -Eu estou aqui agora.
SEREBRIAKOV. -Kindness, senhores, para se sentarem.
SONIA. - (Aproximando-se, impaciente, de ELENA ANDREEVNA .) O que ele disse? ...
ELENA ANDREEVNA. -Depois.
SONIA. -Você está tremendo? ... Você está animada? ... (examinando o rosto dela.) Eu entendo! ... Ele disse que não voltaria mais aqui ... né? ... (Pausa.) Conte! Não é isso que é? ( ELENA ANDREEVNA balança a cabeça.)
SEREBRIAKOV. - (Para TELEGUÍM .) Ainda com a doença dá para se reconciliar, mas o que eu não suporto é o regime de vida no campo! Tenho a impressão de ter caído de outro planeta! ... Sentem-se, senhores! Eu te imploro! ( SONIA, sem ouvi-lo, fica de pé, a cabeça baixa tristemente.) Sonia! (Pausa.) Você não pode me ouvir? (Para MARINA .) Você também, senhora, sente-se! (Ela, sentando-se, começa a tricotar.) Eu imploro, senhores! Ser todos os ouvidos!
VOINITZKII. - (Nervoso.) Talvez a minha presença não seja necessária ... Posso ir embora?
SEREBRIAKOV. -Não. Sua presença é ainda mais necessária do que a dos outros.
VOINITZKII. -O que você deseja?
SEREBRIAKOV. -Você? ... Você está com raiva? (Pausa.) Se eu sou culpado de alguma coisa com você, por favor me perdoe ...
VOINITZKII. -Deixe esse tom e vamos direto ao ponto! O que você precisa?
continua no ato 3 cena 3...
________________
Anton Pavlovich Chekhov foi um contista russo, dramaturgo e médico. Foi um mestre do conto e é considerado um dos autores do gênero mais importantes na história da literatura no realismo psicológico atual e naturalismo.
Nascido : 29 de janeiro de 1860, Taganrog, Rússia
Morreu : 15 de julho de 1904, Badenweiler, Alemanha
Cônjuge : Olga Knipper ( 1901-1904)
Obras : The Cherry Orchard , The Seagull , The Three Sisters ,
Pais : Pavel Yegorovich Chekhov , Yevgeniya Chekhov
e você nunca pensou que tudo em sua vida poderia ter sido entre amor e ódio, prostração e ousadia, liberdade e conveniência, ignorância e ciência, realidade e ilusão, uso e amontoado de nadas, cultura e leiguice, juventude e velhice? já pensou se sua vida foi desperdiçada ou se poderia ter sido? já falhou em suas ambições? e você é um ser inventado ou se inventou? ... se perguntou ou... a vida é chata e boba e nada vai adiantar mesmo, somos explorados, nunca estamos seguros, mentem para nós... quem mente? Ah! Entendi... - entendeu, mesmo?
Leia também:
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 1, 2 e 3)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 4 e 5)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 1)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário