domingo, 5 de junho de 2022

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Três, cena 2)

  Tio Vania


Anton Chekhov






Tio vania

(Diadia Vania)

Anton Pavlovich Chekhov

Tradução de E. Podgursky



Ato três

Sala de jantar na casa SEREBRIAKOV. Três portas: uma à direita, uma à esquerda e a terceira ao centro. É de dia.




Cena dois


Escreva SEREBRIAKOV, SONIA, TELEGUIN e MARINA.



TELEGUIN. -Nem eu, Excelência, me sinto completamente bem ... Faz dois dias que estou um pouco pachucha ... A cabeça ...

SEREBRIAKOV. -Onde estão os outros? ... Não gosto desta casa! É um labirinto! Com 26 salas enormes, quando as pessoas se espalham por elas, não há como encontrar ninguém! (Pressionando a campainha com o dedo.) Ore para Maria Vasilievna e Elena Andreevna para virem aqui!

ELENA ANDREEVNA. -Eu estou aqui agora.

SEREBRIAKOV. -Kindness, senhores, para se sentarem.

SONIA. - (Aproximando-se, impaciente, de ELENA ANDREEVNA .) O que ele disse? ...

ELENA ANDREEVNA. -Depois.

SONIA. -Você está tremendo? ... Você está animada? ... (examinando o rosto dela.) Eu entendo! ... Ele disse que não voltaria mais aqui ... né? ... (Pausa.) Conte! Não é isso que é? ( ELENA ANDREEVNA balança a cabeça.)

SEREBRIAKOV. - (Para TELEGUÍM .) Ainda com a doença dá para se reconciliar, mas o que eu não suporto é o regime de vida no campo! Tenho a impressão de ter caído de outro planeta! ... Sentem-se, senhores! Eu te imploro! ( SONIA, sem ouvi-lo, fica de pé, a cabeça baixa tristemente.) Sonia! (Pausa.) Você não pode me ouvir? (Para MARINA .) Você também, senhora, sente-se! (Ela, sentando-se, começa a tricotar.) Eu imploro, senhores! Ser todos os ouvidos!

VOINITZKII. - (Nervoso.) Talvez a minha presença não seja necessária ... Posso ir embora?

SEREBRIAKOV. -Não. Sua presença é ainda mais necessária do que a dos outros.

VOINITZKII. -O que você deseja?

SEREBRIAKOV. -Você? ... Você está com raiva? (Pausa.) Se eu sou culpado de alguma coisa com você, por favor me perdoe ...

VOINITZKII. -Deixe esse tom e vamos direto ao ponto! O que você precisa?



continua no ato 3 cena 3... 

________________

Anton Pavlovich Chekhov foi um contista russo, dramaturgo e médico. Foi um mestre do conto e é considerado um dos autores do gênero mais importantes na história da literatura  no realismo psicológico atual e naturalismo. 
Nascido : 29 de janeiro de 1860, Taganrog, Rússia
Morreu : 15 de julho de 1904, Badenweiler, Alemanha
Cônjuge : Olga Knipper ( 1901-1904)
Obras : The Cherry Orchard , The Seagull , The Three Sisters ,
Pais : Pavel Yegorovich Chekhov , Yevgeniya Chekhov


_________________

e você nunca pensou que tudo em sua vida poderia ter sido entre amor e ódio, prostração e ousadia, liberdade e conveniência, ignorância e ciência, realidade e ilusão, uso e amontoado de nadas, cultura e leiguice, juventude e velhice? já pensou se sua vida foi desperdiçada ou se poderia ter sido? já falhou em suas ambições? e você é um ser inventado ou se inventou? ... se perguntou ou... a vida é chata e boba e nada vai adiantar mesmo, somos explorados, nunca estamos seguros, mentem para nós... quem mente? Ah! Entendi... - entendeu, mesmo?


________________

Biblioteca Virtual Miguel Cervantes



________________

Leia também:

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 1, 2 e 3)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 4 e 5)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 1)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 2)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Três, cena 2)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Três, cena 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário