sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Dom Casmurro: O Desespero

Machado de Assis

Dom Casmurro









Capítulo LXXV

O Desespero   






Escapei ao agregado, escapei a minha mãe não indo ao quarto dela, mas não escapei a mim mesmo. Corri ao meu quarto, e entrei atrás de mim. Eu falava-me, eu perseguia-me, eu atirava-me à cama, e rolava comigo, e chorava, e abafava os soluços com a ponta do lençol. Jurei não ir ver Capitu aquela tarde, nem nunca mais, e fazer-me padre de uma vez. Via-me já ordenado, diante dela, que choraria de arrependimento e me pediria perdão, mas eu, frio e sereno, não teria mais que desprezo, muito desprezo; voltava-lhe as costas. Chamava-lhe perversa. Duas vezes dei por mim mordendo os dentes, como se a tivesse entre eles. 

Da cama ouvi a voz dela, que viera passar o resto da tarde com minha mãe, e naturalmente comigo, como das outras vezes; mas, por maior que fosse o abalo que me deu, não me fez sair do quarto. Capitu ria alto, falava alto, como se me avisasse; eu continuava surdo, a sós comigo e o meu desprezo. A vontade que me dava era cravar-lhe as unhas no pescoço, enterrá-las bem, até ver-lhe sair a vida com o sangue...




_____________________

Texto de referência:

Obras Completas de Machado de Assis, vol. I,
Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994.

Publicado originalmente pela Editora Garnier, Rio de Janeiro, 1899.

_____________________

Leia também:

Dom Casmurro: Capítulo LX / Querido Opúsculo

Dom Casmurro: Capítulo LXI / A Vaca de Homero

Dom Casmurro: Capítulo LXII / Uma Ponta de Iago

Dom Casmurro: Capítulo: LXIII / Metades de um Sonho

Dom Casmurro: Capítulo LXIV / Uma Ideia e um Escrúpulo

Dom Casmurro: Capítulo LXV / A Dissimulação

Dom Casmurro: Capítulo LXVI / Intimidade

Dom Casmurro: Capítulo LXVII / Um Pecado

Dom Casmurro: Capítulo LXVIII / Adiemos a Virtude

Dom Casmurro: Capítulo LXIX / A Missa

Dom Casmurro: Capítulo LXX / Depois da Missa

Dom Casmurro: Capítulo LXXI / Visita de Escobar

Dom Casmurro:  Capítulo LXXII / Uma Reforma Dramática 

Dom Casmurro: Capítulo LXIII / O Contra-Regra

Dom Casmurro: Capítulo LXXIV / A Presilha

Dom Casmurro: Capítulo LXXVI / Explicação

Dom Casmurro: Capítulo Primeiro DO TÍTULO


Nenhum comentário:

Postar um comentário