"Hot House" at DuMont Television,
February 24, 1952
Bloomdido (Master Take)
Charlie Parker · Dizzy Gillespie
Producer: Norman Granz
Alto Saxophone: Charlie Parker
Trumpet: Dizzy Gillespie
Piano: Thelonious Monk
Double Bass: Curly Russell
Drums: Buddy Rich
Charlie Parker
Transmitido no Earl Wilson Show 'Stage Entrance' em 24 de fevereiro (ou 25?), De 1952.
Charlie Parker toca com Dizzy Gillespie na única filmagem que captura o “pássaro” em uma verdadeira performance ao vivo (artigo de Mike Springer)
Aqui está uma transmissão de TV histórica dos fundadores do bebop, Charlie Parker e Dizzy Gillespie, tocando juntos em 1952. É um dos dois únicos filmes sonoros conhecidos de Parker tocando - e o único dele tocando ao vivo, em vez de sincronizar com um pré-gravado acompanhar.
A performance é de uma transmissão de 24 de fevereiro de 1952 na pioneira DuMont Television Network. O segmento começa com uma breve cerimônia em que Parker e Gillespie recebem prêmios da revista Down Beat (Earl Wilson e Leonard Feather). Segue uma performance do padrão bebop “Hot House”, composta por Tad Dameron em torno da estrutura harmônica de “What Is This Thing Called Love?”, de Cole Porter.
O quinteto inclui Parker no saxofone alto, Gillespie no trompete, Sandy Block no baixo, Charlie Smith na bateria e Dick Hyman no piano.
Foi Hyman, que tocou com Parker e tinha seu próprio show noturno na rede DuMont, quem ajudou a organizar a apresentação. Em uma entrevista de 2010 para a JazzWax, Hyman falou sobre como foi tocar no show com Parker e Gillespie. “Foi junto”, disse ele. “Esses caras tocaram com muita diversão e sentimento. É uma performance incrível, considerando que foi um show pop com apenas duas câmeras.”
Bloomdido (Master Take)
Charlie Parker · Dizzy Gillespie
Producer: Norman Granz
Alto Saxophone: Charlie Parker
Trumpet: Dizzy Gillespie
Piano: Thelonious Monk
Double Bass: Curly Russell
Drums: Buddy Rich
Charlie Parker
- Celebrity (& Buddy Rich). [Live 1950]
Charlie Parker and Coleman Hawkins
Charlie Parker and Coleman Hawkins
1950
Charles Parker Jr. (Kansas City, 29 de agosto de 1920 — Nova Iorque, 12 de março de 1955) foi um saxofonista americano de jazz e compositor. No início da sua carreira, Parker foi apelidado de Yardbird; esse apelido mais tarde foi encurtado para Bird e permaneceu como o apelido de Parker para o resto da sua vida.
Com absoluto domínio técnico de seu instrumento, Parker era um virtuose consumado, que conseguia combinar a mais complexa organização harmônica, rítmica e melódica com uma clareza muito rara de encontrar em instrumentistas anteriores ou posteriores à sua atuação.
Para Parker, improvisar não era simplesmente tomar uma melodia original e construir variações sobre ela. Quando o saxofonista pegava um tema qualquer como base para criar, o que o interessava não era a melodia, e sim a harmonia. Era o esqueleto harmônico do tema original que ele utilizava como ponto de partida e estímulo para suas digressões, nas quais uma mescla cativante de garra e fantasia constituía a regra.
Foi assim que, no pós-guerra, ao lado do trompetista Dizzy Gillespie, Parker tornou-se um dos fundadores do bebop, o novo estilo sofisticado com o qual o jazz se tornaria definitivamente música "para ouvir", substituindo a música "para dançar" que havia sido a marca do swing jazz das big bands dos anos 1930 e 1940.
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