A Hora da Estrela
continuando...
– Você sabe se a gente pode comprar um buraco?
– Olhe, você não reparou até agora, não desconfiou que tudo
que você pergunta não tem resposta?
Ela ficou de cabeça inclinada para o ombro assim como uma
pomba fica triste.
Quando ele falava em ficar rico, uma vez ela lhe disse:
– Não será somente visão?
– Vá para o inferno, você só sabe desconfiar. Eu só não digo
palavrões grossos porque você é moça-donzela.
– Cuidado com suas preocupações, dizem que dá ferida no
estômago.
– Preocupações coisa nenhuma, pois eu sei no certo que vou
vencer. Bem, e você tem preocupações?
– Não, não tenho nenhuma. Acho que não preciso vencer na
vida.
Foi a única vez em que falou de si própria para Olímpico de
Jesus. Estava habituada a se esquecer de si mesma. Nunca quebrava
seus hábitos, tinha medo de inventar.
– Você sabia que na Rádio Relógio disseram que um homem
escreveu um livro chamado “Alice no País das Maravilhas” e que era
também um matemático? Falaram também em “élgebra”. O que é
que quer dizer “élgebra”?
– Saber disso é coisa de fresco, de homem que vira mulher.
Desculpe a palavra de eu ter dito fresco porque isso é palavrão para
moça direita.
– Nessa rádio eles dizem essa coisa de “cultura” e palavras
difíceis, por exemplo: o que quer dizer “eletrônico”?
Silêncio.
– Eu sei mas não quero dizer.
– Eu gosto tanto de ouvir os pingos de minutos do tempo
assim: tic-tac-tic-tac-tic. A rádio Relógio diz que dá a hora certa,
cultura e anúncios. Que quer dizer cultura?
– Cultura é cultura — continuou ele emburrado. Você também
vive me encostando na parede.
– É que muita coisa eu não entendo bem. O que quer dizer
“renda per capita”?
– Ora, é fácil, é coisa de médico.
– O que dizer rua Conde de Bonfim? O que é que conde? É
príncipe?
Não contou que o roubara no mictório da fábrica: o colega o
tinha deixado na pia quando lavara as mãos. Ninguém soube, ele era
um verdadeiro técnico em roubar: não usava o relógio de pulso no
trabalho.
– Sabe o que mais eu aprendi? Eles disseram que se devia ter
alegria de viver. Então eu tenho. Eu também ouvi uma música linda,
eu até chorei.
– Era samba?
– Acho que era. E cantada por um homem chamado Caruso que
se diz que já morreu. A voz era tão macia que até doía ouvir. A
música chamava-se “Una Furtiva Lacrima”. Não sei por que eles não
disseram lágrima.
“Una Furtiva Lacrima” fora a única coisa belíssima na sua vida.
Enxugando as próprias lágrimas tentou cantar o que ouvira. Mas a
sua voz era crua e tão desafinada como ela mesma era. Quando
ouviu começara chorar. Era a primeira vez que chorava, não sabia
que tinha tanta água nos olhos. Chorava, assoava o nariz sem saber
mais por que chorava. Não chorava por causa da vida que levava:
porque, não tendo conhecido outros modos de viver, aceitara que
com ela era “assim”. Mas também creio que chorava porque, através
da música, adivinhava talvez que havia outros modos de sentir,
havia existências mais delicadas e até com um certo luxo de alma.
Muitas coisas sabia que não sabia entender. “Aristocracia”
significaria por acaso uma graça concedida? Provavelmente. Se é
assim, que assim seja. O mergulho na vastidão do mundo musical
que não carecia de se entender. Seu coração disparara. E junto de
Olímpico ficou de repente corajosa e arrojando-se no desconhecido
de si mesma disse:
– Eu acho que até sei cantar essa música. Lá-lá-lá-lá-lá.
– Você até parece uma muda cantando. Voz de cana rachada.
– Deve ser porque é a primeira vez que canto na vida.
Ela achava que “lacrima” em vez de lágrima era erro do homem
da rádio. Nunca lhe ocorrera a existência de outra língua e pensava
que no Brasil se falava brasileiro. Além dos cargueiros do mar nos
domingos, só tinha essa música. O substrato último da música era a
sua única vibração.
continua pag 57...
"Clarice Lispector deixou vários depoimentos sobre a sua produção literária. Em alguns, parecia se defender do estranhamento que causava em leitores e críticos.
Ela tinha consciência de sua diferença. Desde pequena, ao ver recusadas as histórias que mandava para um jornal de Recife, pressentia que era porque nenhuma “contava os fatos necessários a uma história”, nenhuma relatava um acontecimento. Sabia também, já adulta, que poderia tornar mais “atraente” o seu texto se usasse, “por exemplo, algumas das coisas que emolduram uma vida ou uma coisa ou romance ou um personagem”.
Entretanto, mesmo arriscando-se ao rótulo de escritora difícil, mesmo admitindo ter um público mais reduzido, ela não conseguiria abrir mão de seu traçado: “Tem gente que cose para fora, eu coso para dentro”. Ela se afastou dos “escritores que por opção e engajamento defendem valores morais, políticos e sociais, outros cuja literatura é dirigida ou planificada a fim de exaltar valores, geralmente impostos por poderes políticos, religiosos etc., muitas vezes alheios ao escritor”, em nome de uma outra forma de questionar a realidade e nela intervir, através da literatura."
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"Clarice Lispector deixou vários depoimentos sobre a sua produção literária. Em alguns, parecia se defender do estranhamento que causava em leitores e críticos.
Ela tinha consciência de sua diferença. Desde pequena, ao ver recusadas as histórias que mandava para um jornal de Recife, pressentia que era porque nenhuma “contava os fatos necessários a uma história”, nenhuma relatava um acontecimento. Sabia também, já adulta, que poderia tornar mais “atraente” o seu texto se usasse, “por exemplo, algumas das coisas que emolduram uma vida ou uma coisa ou romance ou um personagem”.
Entretanto, mesmo arriscando-se ao rótulo de escritora difícil, mesmo admitindo ter um público mais reduzido, ela não conseguiria abrir mão de seu traçado: “Tem gente que cose para fora, eu coso para dentro”. Ela se afastou dos “escritores que por opção e engajamento defendem valores morais, políticos e sociais, outros cuja literatura é dirigida ou planificada a fim de exaltar valores, geralmente impostos por poderes políticos, religiosos etc., muitas vezes alheios ao escritor”, em nome de uma outra forma de questionar a realidade e nela intervir, através da literatura."
Clarisse Fukelman, Professora de Literatura Brasileira da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
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Leia também:
A Hora da Estrela - Em pequena ela vira uma casa
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