quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Afro Blue

John COLTRANE


todos e todas temos um começo...

"Composicion de MONGO SANTAMARIA (Congas), percusionista que trabajo con Cal Tjader, Tito Puente, Dizzy Gillespie, entre otros..."


Afro Blue 
- John Coltrane Quartet



John Coltrane 
- Africa (Live At The Village Gate / 1961 / Visualizer) 
ft. Eric Dolphy



John Coltrane 
Quartet Impressions Live Enhanced




John Coltrane - Tenor Sax
McCoy Tyner - Piano
Jimmy Garrison - Bass
Elvin Jones - Drums
(Cropped to 16:9 , colorized and audio enhanced by Mike Audino)



John Coltrane 
"My Favorite Things
1961 (Reelin' In The Years Archives)



Aqui está o ícone do jazz John Coltrane com seu lendário Quinteto com Eric Dolphy na flauta, Elvin Jones na bateria, McCoy Tyner no piano e Reggie Workman no baixo, realizando uma das interpretações mais queridas de Coltrane.


Mongo Santamaria 
Band at UMass Amherst 1985 
" Afro Blue"


___________________

John William Coltrane (23 de setembro de 1926 — 17 de julho de 1967) foi um saxofonista e compositor de jazz norte-americano, habitualmente considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor do jazz e um dos mais importantes jazzistas e compositores deste gênero de todos os tempos. Sua influência no mundo da música ultrapassa os limites do jazz, indo desde o rock até a música erudita.

Atuou principalmente durante as décadas de 1950 e 1960. Embora tocasse antes de 1955, seus principais anos foram entre 1955 e 1967, durante os quais reformulou o jazz e influenciou gerações de outros músicos. As gravações de Coltrane foram prolíficas: ele lançou cerca de 50 gravações como líder nestes doze anos, e apareceu em outras tantas lideradas por outros músicos. Através de sua carreira, a música de Coltrane foi tomando progressivamente uma dimensão espiritual que iria consagrar seu legado musical.

Junto com os saxofonistas tenores Coleman Hawkins, Lester Young e Sonny Rollins, Coltrane mudou as perspectivas de seu instrumento. Coltrane recebeu uma citação especial do Prémio Pulitzer de Música em 2007, por sua "perita improvisação, musicalidade suprema e um dos ícones centrais na história do jazz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário