domingo, 1 de outubro de 2023

Autumn Leaves

Miles Davis Quintet 


Teatro dell'Arte, Milan, Italy, 
October 11th, 1964 



The band:
Miles Davis (trumpet), 
Wayne Shorter (sax), 
Herbie Hancock (piano), 
Ron Carter (bass), 
Tony Williams (drums)


Autumn Leaves 
Miles Davis with Julian Adderley




Miles Dewey Davis III (Alton, 26 de maio de 1926 – Santa Mônica, 28 de setembro de 1991) foi um trompetista, compositor e bandleader de jazz norte-americano.

Considerado um dos mais influentes músicos do século XX, Davis esteve na vanguarda de quase todos os desenvolvimentos do jazz desde a Segunda Guerra Mundial até a década de 1990. Ele participou de várias gravações do bebop e das primeiras gravações do cool jazz. Foi parte do desenvolvimento do jazz modal, e também do jazz fusion que originou-se do trabalho dele com outros músicos no final da década de 1960 e no começo da década de 1970.

Miles Davis pertenceu a uma classe tradicional de trompetistas de jazz, que começou com Buddy Bolden e desenvolveu-se com Joe "King" Oliver, Louis Armstrong, Roy Eldridge e Dizzy Gillespie. Ao contrário desses músicos ele nunca foi considerado com um alto nível de habilidade técnica. Seu grande êxito como músico, entretanto, foi ir mais além do que ser influente e distinto em seu instrumento, e moldar estilos inteiros e maneiras de fazer música através dos seus trabalhos. Muitos dos mais importantes músicos de jazz fizeram seu nome na segunda metade do século XX nos grupos de Miles Davis, incluindo: Joe Zawinul, Chick Corea e Herbie Hancock, os saxofonistas John Coltrane, Wayne Shorter, George Coleman e Kenny Garrett, o baterista Tony Williams e o guitarrista John McLaughlin.

Como trompetista Davis tinha um som puro e claro, mas também uma incomum liberdade de articulação e altura. Ele ficou conhecido por ter um registro baixo e minimalista de tocar, mas também era capaz de conseguir alta complexidade e técnica com seu trompete.

Em 13 de Março de 2006, Davis foi postumamente incluído no Rock and Roll Hall of Fame. Ele foi também incluído no St. Louis Walk of Fame, Big Band and Jazz Hall of Fame, e no Down Beat's Jazz Hall of Fame.

Kind of Blue tem sido citado como o álbum de Miles Davis mais vendido da sua carreira, bem como o álbum de jazz mais vendido da história. Em 7 de setembro de 2008, o álbum foi certificado pela RIAA (Associação das Indústrias Fonográficas Americanas) com um álbum de platina quádruplo. Kind of Blue é também reconhecido por muitos fãs, críticos e ouvintes de jazz como o maior álbum de jazz de todos os tempos, frequentemente alcançando o topo listas de "melhores álbuns" de vários outros gêneros além do jazz. Em 2002, a gravação do álbum foi uma das 50 escolhidas naquele ano para o Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso Americano. E Em 2003, o álbum foi classificado em 12º lugar pela revista Rolling Stone em sua Lista dos 500 melhores álbuns de sempre. Em 30 de setembro de 2008 um box do 50º aniversário de lançamento do álbum foi lançada pela Columbia/Legacy Records.



Kind Of Blue






Jeanne Moreau - Miles Davis - Louis Malle 
- Paris - 1958



Cena maravilhosa, Jeanne Moreau sozinha caminhando por Paris e Miles Davis transformando seus sentimentos em música!
"Ascenseur pour l'échafaud" é um álbum do músico de jazz Miles Davis. Foi gravado no Le Poste Parisien Studio em Paris nos dias 4 e 5 de dezembro de 1957. O álbum traz as pistas musicais do filme de Louis Malle de 1958. 
Jean-Paul Rappeneau, fã de jazz e assistente de Malle na época, sugeriu pedir a Miles Davis para criar a trilha sonora do filme - possivelmente inspirada na gravação do Modern Jazz Quartet para "Sait-on jamais" de Roger Vadim. 
Davis foi contratado para se apresentar no Club Saint-Germain em Paris em novembro de 1957. Rappeneau o apresentou a Malle, e Davis concordou em gravar a música depois de assistir a uma exibição privada.


Miles Ahead 
(Trailer Legendado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário