quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Dizzy Gillespie

Dizzy Gillespie Quintet

- 1966


John Birks Gillespie, conhecido como Dizzy Gillespie, (Cheraw, 21 de outubro de 1917 — Englewood, 6 de janeiro de 1993) foi um trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz, sendo, a par de Charlie Parker, uma das maiores figuras no desenvolvimento do movimento bebop no jazz moderno.






Numa versão restaurada e reeditada do programa de jazz dos anos 1960, Neneh Cherry apresenta uma sessão do trompetista Dizzy Gillespie acompanhado por Rudy Collins, Christopher White, Kenny Barren e James Moody.



A Night In Tunisia 
- Live 1981





Em 1964, durante a campanha presidencial entre Lyndon Johnson e Barry Goldwater que ocupava as atenções do país, Gillespie lançou uma candidatura independente à Presidência dos Estados Unidos. Em tempos de conflitos raciais no país e Guerra do Vietnã, sua plataforma, apoiada por ativistas e amigos músicos, prometia oportunidade igual de empregos a negros e brancos e combate ao racismo. Sua intenção era chamar atenção para os problemas do país e ele anunciou que se eleito colocaria Miles Davis como chefe da CIA, Louis Armstrong como ministro da Agricultura, Duke Ellington como secretário-de-Estado e Malcolm X como procurador geral. Entre outras excentricidades, prometia também oficialmente trocar o nome da Casa Branca (White House) para Casa do Blues (Blues House).



Dizzy Gillespie and B.B. King 
sing and play juntos...
BABY I'M HARD OF HEARING MAMA



talvez.....
em agosto de 1991
no Newport Jazz Festival em Madarao



Em relação à forma de tocar, Gillespie construiu a sua interpretação a partir do estilo "saxofónico" de Roy Eldridge indo depois muito além deste. As suas marcas pessoais eram o seu trompete (com a campânula inclinada 45º em vez de ser a direito) e as suas bochechas inchadas (tradicionalmente os trompetistas são ensinados a não fazer “bochechas”).

Para além do seu trabalho com Charlie Parker, Dizzy Gillespie conduziu pequenos agrupamentos e big bands e aparecia frequentemente como solista com a Norman Granz's Jazz at the Philharmonic. No início da sua carreira tocou com Cab Calloway, que o despediu por tocar “música chinesa”, a lendária big band de Billy Eckstine deu a estas harmonias atípicas uma melhor cobertura.



Manteca



Dizzy Gillespie com Kenny Clarke / Francy Boland Big Band 
Dinamarca - 4 de novembro de 1970.



Birks Works
Ray Brown, 1981





Nenhum comentário:

Postar um comentário