Cruz e Sousa
Obra Completa
Volume 1
POESIA
O Livro Derradeiro
DORMINDO...
NERAH
(Inspirado no elegante Conto de Virgílio Várzea)
A Vítor Lobato
Nerah não brinca mais, não dança mais. – E agora
Que vão-se apropinquando os tempos invernosos,
Nerah traz uns receios tímidos, nervosos,
De quem teme mudar-se em noite, sendo aurora.
Seus sonhos de cristal, translúcidos, antigos
Se vão embora, embora à vinda dos invernos,
Seguindo em debandada os úmidos galernos –
– lembrando um roto bando informe de mendigos.
Não canta o sabiá que triste na gaiola,
Parece, com o olhar, pedir-lhe a casta esmola
De um riso – aquela flor que esvai-se, branca e fria.
Em tudo a fina seta aguda de aflições!
Na própria atmosfera um caos de interjeições!
Em tudo uma mortalha, em tudo uma agonia.
AMOR
Nas largas mutações perpétuas do universo
O amor é sempre o vinho enérgico, irritante...
Um lago de luar nervoso e palpitante...
Um sol dentro de tudo altivamente imerso.
Não há para o amor ridículos preâmbulos,
Nem mesmo as convenções as mais superiores;
E vamos pela vida assim como os noctâmbulos
À fresca exalação salúbrica das flores...
E somos uns completos, célebres artistas
Na obra racional do amor – na heroicidade,
Com essa intrepidez dos sábios transformistas.
Cumprimos uma lei que a seiva nos dirige
E amamos com vigor e com vitalidade,
A cor, os tons, a luz que a natureza exige!...
_____________________
'João da Cruz e Sousa (1861 - 1898), conhecido como o "Cisne Negro" de nosso Simbolismo, seu "esteta sofredor", foi o poeta que por excelência procurou na arte a transfiguração da dor de viver e de enfrentar os duros contrastes provocados pelas discriminações sociais.
Era negro e filho de escravos. como escritor, permaneceu incompreendido pela crítica, não chegando a conhecer a glória. Morreu aos 37 anos, devido à doença que lhe marcou a vida - a tuberculose. Com o passar do tempo tornou-se conhecido como o grande mestre do Simbolismo brasileiro.
A dimensão cósmica de sua obra, a presença nela dos pobres e deserdados e a grandeza da visão transcendental com que busca poeticamente redimir as limitações da condição humana constituem alguns dos traços estéticos que o tornam inconfundível. O impalpável, o raro o inexprimível: em exxência, o sentido profundo de todo fazer poético.'
"No Brasil, é disto que, principalmente, precisamos: de que o estrangeiro nos venha dizer, surpreso, que em nós encontrou algo de surpreendente e admirável. Sem o que não acreditaremos nunca." Tasso da Silveira
____________________
Sousa, João da Cruz e, 1861-1898
Poesias completas: broquéis, faróis, últimos sonetos / Cruz e sousa; introdução de Tasso da Silveira. - Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Publifolha, 1997.
____________________
Sousa, Cruz e, 1861-1898 Obra completa : poesia / João da Cruz e Sousa ; organização e estudo por Lauro Junkes. – Jaraguá do Sul : Avenida ; 2008. v. 1 (612 p.)
Edição comemorativa dos 110 anos de falecimento e do traslado dos restos mortais de Cruz e Sousa para Santa Catarina.
O diferencial mais arrojado desta organização reside na opção por buscar maior aproximação ao evoluir poético do instaurador do Simbolismo no Brasil. Seus poemas inéditos, na absoluta maioria anteriores à sua fase simbolista, foram aos poucos sendo recolhidos e publicados sob o título O Livro Derradeiro, que muitas vezes tem provocado interpretações errôneas. Se o livro foi o derradeiro na sua organização, os poemas não pertencem à última fase do poeta e não representam a madureza do pensamento e da arte poética do autor. Optamos, então, por colocar esse livro em primeiro lugar, antes da sua trilogia de livros simbolistas, que, estes sim, representam a arte madura do poeta.
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Leia também:
Obra Completa
Volume 1
POESIA
O Livro Derradeiro
Primeiros Escritos
Cambiantes
Outros Sonetos Campesinas
Dispersas
Julieta dos Santos
CAMBIANTES
DORMINDO...
Pálida, bela, escultural, clorótica
Sobre o divã suavíssimo deitada,
Ela lembrava – a pálpebra cerrada –
Uma ilusão esplêndida de ótica.
A peregrina carnação das formas,
– o sensual e límpido contorno,
Tinham esse quê de avérnico e de morno,
Davam a Zola as mais corretas normas!...
Ela dormia como a Vênus casta
E a negra coma aveludada e basta
Lhe resvalava sobre o doce flanco...
Enquanto o luar – pela janela aberta –
– como uma vaga exclamação – incerta –
Entrava a flux – cascateado – branco!!...
Sobre o divã suavíssimo deitada,
Ela lembrava – a pálpebra cerrada –
Uma ilusão esplêndida de ótica.
A peregrina carnação das formas,
– o sensual e límpido contorno,
Tinham esse quê de avérnico e de morno,
Davam a Zola as mais corretas normas!...
Ela dormia como a Vênus casta
E a negra coma aveludada e basta
Lhe resvalava sobre o doce flanco...
Enquanto o luar – pela janela aberta –
– como uma vaga exclamação – incerta –
Entrava a flux – cascateado – branco!!...
NERAH
(Inspirado no elegante Conto de Virgílio Várzea)
A Vítor Lobato
Nerah não brinca mais, não dança mais. – E agora
Que vão-se apropinquando os tempos invernosos,
Nerah traz uns receios tímidos, nervosos,
De quem teme mudar-se em noite, sendo aurora.
Seus sonhos de cristal, translúcidos, antigos
Se vão embora, embora à vinda dos invernos,
Seguindo em debandada os úmidos galernos –
– lembrando um roto bando informe de mendigos.
Não canta o sabiá que triste na gaiola,
Parece, com o olhar, pedir-lhe a casta esmola
De um riso – aquela flor que esvai-se, branca e fria.
Em tudo a fina seta aguda de aflições!
Na própria atmosfera um caos de interjeições!
Em tudo uma mortalha, em tudo uma agonia.
AMOR
Nas largas mutações perpétuas do universo
O amor é sempre o vinho enérgico, irritante...
Um lago de luar nervoso e palpitante...
Um sol dentro de tudo altivamente imerso.
Não há para o amor ridículos preâmbulos,
Nem mesmo as convenções as mais superiores;
E vamos pela vida assim como os noctâmbulos
À fresca exalação salúbrica das flores...
E somos uns completos, célebres artistas
Na obra racional do amor – na heroicidade,
Com essa intrepidez dos sábios transformistas.
Cumprimos uma lei que a seiva nos dirige
E amamos com vigor e com vitalidade,
A cor, os tons, a luz que a natureza exige!...
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'João da Cruz e Sousa (1861 - 1898), conhecido como o "Cisne Negro" de nosso Simbolismo, seu "esteta sofredor", foi o poeta que por excelência procurou na arte a transfiguração da dor de viver e de enfrentar os duros contrastes provocados pelas discriminações sociais.
Era negro e filho de escravos. como escritor, permaneceu incompreendido pela crítica, não chegando a conhecer a glória. Morreu aos 37 anos, devido à doença que lhe marcou a vida - a tuberculose. Com o passar do tempo tornou-se conhecido como o grande mestre do Simbolismo brasileiro.
A dimensão cósmica de sua obra, a presença nela dos pobres e deserdados e a grandeza da visão transcendental com que busca poeticamente redimir as limitações da condição humana constituem alguns dos traços estéticos que o tornam inconfundível. O impalpável, o raro o inexprimível: em exxência, o sentido profundo de todo fazer poético.'
"No Brasil, é disto que, principalmente, precisamos: de que o estrangeiro nos venha dizer, surpreso, que em nós encontrou algo de surpreendente e admirável. Sem o que não acreditaremos nunca." Tasso da Silveira
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Sousa, João da Cruz e, 1861-1898
Poesias completas: broquéis, faróis, últimos sonetos / Cruz e sousa; introdução de Tasso da Silveira. - Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Publifolha, 1997.
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Sousa, Cruz e, 1861-1898 Obra completa : poesia / João da Cruz e Sousa ; organização e estudo por Lauro Junkes. – Jaraguá do Sul : Avenida ; 2008. v. 1 (612 p.)
Edição comemorativa dos 110 anos de falecimento e do traslado dos restos mortais de Cruz e Sousa para Santa Catarina.
O diferencial mais arrojado desta organização reside na opção por buscar maior aproximação ao evoluir poético do instaurador do Simbolismo no Brasil. Seus poemas inéditos, na absoluta maioria anteriores à sua fase simbolista, foram aos poucos sendo recolhidos e publicados sob o título O Livro Derradeiro, que muitas vezes tem provocado interpretações errôneas. Se o livro foi o derradeiro na sua organização, os poemas não pertencem à última fase do poeta e não representam a madureza do pensamento e da arte poética do autor. Optamos, então, por colocar esse livro em primeiro lugar, antes da sua trilogia de livros simbolistas, que, estes sim, representam a arte madura do poeta.
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Leia também:
Cruz e Sousa - Poesias Completas: Cambiantes I
Cruz e Sousa - Poesias Completas: Cambiantes II
Cruz e Sousa - Poesias Completas: Cambiantes III
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