sábado, 20 de agosto de 2022

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Três, cena 4)

 Tio Vania


Anton Chekhov






Tio Vania

(Diadia Vania)

Anton Pavlovich Chekhov

Tradução de E. Podgursky



Ato três

Sala de jantar na casa SEREBRIAKOV. Três portas: uma à direita, uma à esquerda e a terceira ao centro. É de dia.




Cena quatro


ELENA ANDREEVNA e VOINITZKII aparecem lutando na porta.



ELENA ANDREEVNA. - (Lutando para pegar a arma dele) Dá pra mim! Dê para mim, eu digo!

VOINITZKII. -Deixe-me, 'Helène'! Deixe-me! ( Conseguindo se livrar dela, ele corre e procura SEREBRIAKOV com os olhos .) Onde ele está? Ah! Está aqui! (Apontando para atirar nele) Pum! ... (Pausa.) Eu não bati nele? Meu tiro falhou de novo? (Com raiva.) Oh, inferno! Inferno! ... (Ele bate a pistola na mesa e cai, exausto, em uma cadeira. SEREBRIAKOV parece atordoado, e ELENA ANDREEVNA, tomada por uma tontura, se encosta na parede.)

ELENA ANDREEVNA. -Tire-me daqui! Leve-me embora! ... Mate-me, mas não posso ficar mais um minuto! Não posso!

VOINITZKII. - (Desesperadamente) Oh! Que estou fazendo? Que estou fazendo?...

SONIA. - (em voz baixa) Amita! Amita! ...




continua no ato 4 cena 1... 

________________

Anton Pavlovich Chekhov foi um contista russo, dramaturgo e médico. Foi um mestre do conto e é considerado um dos autores do gênero mais importantes na história da literatura  no realismo psicológico atual e naturalismo. 
Nascido : 29 de janeiro de 1860, Taganrog, Rússia
Morreu : 15 de julho de 1904, Badenweiler, Alemanha
Cônjuge : Olga Knipper ( 1901-1904)
Obras : The Cherry Orchard , The Seagull , The Three Sisters ,
Pais : Pavel Yegorovich Chekhov , Yevgeniya Chekhov


_________________

e você nunca pensou que tudo em sua vida poderia ter sido entre amor e ódio, prostração e ousadia, liberdade e conveniência, ignorância e ciência, realidade e ilusão, uso e amontoado de nadas, cultura e leiguice, juventude e velhice? já pensou se sua vida foi desperdiçada ou se poderia ter sido? já falhou em suas ambições? e você é um ser inventado ou se inventou? ... se perguntou ou... a vida é chata e boba e nada vai adiantar mesmo, somos explorados, nunca estamos seguros, mentem para nós... quem mente? Ah! Entendi... - entendeu, mesmo?


________________


Biblioteca Virtual Miguel Cervantes


________________

Leia também:

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 1, 2 e 3)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 4 e 5)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 1)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 2)Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Três, cena 3)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Três, cena 4)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Quatro, cena 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário