sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Série Ballet: The Royal Ballet

The Royal Ballet: Manon – Act III pas de deux 

Sarah Lamb, Vadim Muntagirov





porque dançar é isso...
os desenhos coloridos flutuando pelo o próprio corpo
ah, o corpo...
o riso
            e os olhares
                                e os suspiros
                                     quanto medo para hipócritas
amarrados à cruz
                               e suspirando nas sombras
quanta graça humana para a vida...
                                        prefiro o ballet ao medo
vida bendita 
és tu que olha como eu
                                          impura, limpa e sensível
                                             verdadeira e primitiva
ela é o que parece ser
                           nada que compreender






Manon – Act III pas de deux
(Sarah Lamb, Vadim Muntagirov; The Royal Ballet)






A poderosa narrativa de Kenneth MacMillan sobre o trágico amor de Manon (Sarah Lamb) e Des Grieux (Vadim Muntagirov) é uma obra-prima do balé moderno, com música de Massenet.

A fonte de Kenneth MacMillan para Manon foi o romance francês do século XVIII de Abbé Prévost, já adaptado para ópera de Massenet e Puccini. O renomado músico de dança Leighton Lucas e sua assistente Hilda Gaunt forneceram uma partitura da música de Massenet, incluindo sua famosa saudade Elégie como tema para os amantes. A estréia foi realizada em 7 de março de 1974, com os papéis principais de Manon e Des Grieux dançados por Antoinette Sibley e Anthony Dowell. O balé rapidamente se tornou parte do repertório do Royal Ballet e uma pedra de toque da dança dramática adulta.

MacMillan encontrou nova simpatia com a caprichosa Manon e sua luta para escapar da pobreza. Os desenhos de seu colaborador regular Nicholas Georgiadis refletem isso, representando um mundo de esplendor luxuoso poluído por miséria. As cenas espetaculares de MacMillan para toda a empresa criam retratos complexos e vívidos das distintas sociedades de Paris e Nova Orleans. Mas são os pas de deux apaixonados de Manon e Des Grieux - lembrando a intensidade dos primeiros Romeu e Julieta de MacMillan - que conduzem essa história trágica e fazem de Manon um dos dramas mais poderosos de MacMillan.


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