domingo, 1 de setembro de 2019

parábolas de uma professora: uma carreta de bois

parábolas de uma professora


uma carreta de bois 
Ensaio 004A – 3ª.ed



baitasar e paulo e marko e kamilá




é preciso amar as palavras, mas não temo a vertigem dos pensamentos no silêncio, juntos marcam narrativas, enredos, entrecho de histórias feitas ou desfeitas ou jamais retratadas, ignoradas, algumas esperam um desfecho, outras um milagre que faça sentido – não acredito em milagres, mas adoro surpresas 

o que me marca são as histórias invisíveis que acompanho todos os dias, gentes inspecionadas como bois, Professora, este ano, aprendi muitas coisas na escola, mas fiquei faceiro pelo meu emagrecimento. No ano que vem eu quero um beijo dela, Esse ano gostei muito de ficar com meus amigos. Conversar e ser feliz é um livro bom, O meu objetivo era namorar com a minha colega e não consegui. Vou fazer uma plástica na cara e tentar de novo, Esse ano minha vida foi só de términos. A única alegria foi a gravidez da minha mãe. Ano que vem quero estar só com as pessoas que fizeram esse meu ano melhor, ou seja, quase ninguém, Estamos amadurecendo, tentando ser responsáveis, Amo minha amiga. Ela perguntou o que eu queria de Natal, respondi que queria um beijo dela. Estou esperando meu presente até hoje, Estou toda errada nesta história de amor, O único amor que existe é o amor que tenho pela minha mãe, Eu disse para minha irmãzinha parar com isso de papai noel. Ela respondeu que o Papai Noel não ia me dar presente porque eu não acredito nele, Em seis dias faço quinze anos, queria muito esse emprego para ter o meu próprio dinheiro e ajudar minha mãe com as contas da casa. Eu quero este emprego para conquistar meus sonhos, quero muito essa chance, Minha mãe é chata, mas também muito legal. Gosto dela como ela é: uma guerreira que amo muito, Estou muito interessada nesta vaga de psicóloga. Não tenho experiência e também ainda não tenho a faculdade, mas quero muito ajudar com meu trabalho. Quero muito aprender com vocês, Mãe! Você é guerreira, tenho muito orgulho da mulher maravilhosa que você é: mãe amorosa e gentil. Muito obrigada por tudo que faz por mim. Eu te amo, Mãe, você é amorosa e bonita. Sei que você pensa que não faço nada na vida e não estudo em casa porque só fico mexendo no celular, mas você viu meu boletim com boas notas. E agora você acredita que está tudo bem com minhas notas, Tenho um pai legal, cuidadoso e amoroso, mas acho que minha avaliação na escola não é boa. Faltei muitas aulas e não prestei atenção nos professores. Não me dediquei aos estudos, Sempre quis ser arquiteto, desde os doze anos já sabia o que queria estudar, Sou concentrada e penso rápido, acho que isso vai me ajudar, Oi mãe, você é amorosa, linda e paciente, vou me redimir e me esforçar mais na escola, Mãe! Você me deu à lua da vida e agora estou aqui. Obrigada por tudo que tem feito por mim, desculpa pelas notas. Espero que não me mate. Do seu filho preferido. Pai! Não me tire o celular. Espero que não se decepcione com o boletim. Não me arrependo de nada. Então, por favor, nada de chineladas. Do seu filho preferido, Ontem fui até o mercado, mas perdi o dinheiro no caminho e tive que voltar para casa, Hoje fiz um belo gol. Uma garota na arquibancada mando um beijo, mas não era para mim, Treinamos muito, queríamos impressionar os torcedores, mas não deu: perdemos, Fui jogar bola na praça, fiz o agachamento que o professor explicou que deveríamos fazer antes dos jogos, rasguei as calças. Mas continuei firme e envergonhado até esquecer a calça rasgada, Hoje encontrei meu irmão na Direção. Chorava muito. Não conseguia mexer as pernas. Tem vez que os pés conhecem melhor os caminhos que a cabeça. Eu deixei minha cabeça seguir os meus pés e acabei me perdendo. Está bem, às vezes, os pés sabem melhor que a cabeça, mas ela é a única que trata o caminho com cuidado e respeito, Ninguém manda em mim, até que minha mãe grita para que eu limpe o quarto, Teus amigos querem te ver bem, mas nunca melhor que eles. Então, fico esperto com quem ando. Falsidade no crime é morte e não quero ver minha mãe chorar, Todo mundo na praia e eu no chuveiro, Ter aula em janeiro não me incomoda, pois nas férias só fico em casa. Então, ter aula é uma distração, Antes eu ia no mercadinho com R$ 2,00 e comprava refri, salgadinho, chiclete e iogurte; hoje, colocaram câmeras no mercadinho e dois reais não dá pra mais nada, Eu estava comendo uma fatia de bolo, meu irmão pedi um pedaço, enfiei tudo na boca, e disse: acabou, No dia dos pais, todos escrevem cartinha para seu pai, a minha é sempre a mesma: como é ter um pai, Hoje, pela manhã, acordei, escovei os dentes, tomei café e peguei minha mochila, no portão da escola lembrei que estou de férias, Férias mesmo foi em janeiro do ano passado. Fritei no sol, tomei vários kit, dei várias bandas com minhas amigas e beijei várias bocas. Nossa quando lembro dá até vontade de um replay, pena que na vida não tem replay, Eu olhava para ela enquanto ela olhava para o chão e a professora para a turma, Um cachorro me mordeu por nada. Outro dia, ele veio de novo, mas eu mordi ele primeiro e saímos na mordida, Queria dormir em casa, mas tenho que dormir na sala de aula, Desejo ter amigos e com isso o prazer de sorrir, Triste ver as coisas erradas e não poder fazer nada, Às vezes, acho que não vou conseguir. É tudo novo, voltar à escola depois de tanto tempo, mas aqui estou, que eu possa ser tolerante comigo mesma quando começarem as aulas, Moro num bairro em guerra, mas nesse bairro de guerra a maioria das pessoas é trabalhadora, Tive um recomeço na minha vida, acho que daqui para frente vai ser muito melhor, Por que andar de carro se tenho uma carreta de bois?

histórias de superação, resignação e obstinação de crianças, jovens e adultos lutando contra o esquecimento da sua existência, uma vida de ausências amarradas num quotidiano fechado, opressivo, ardiloso, recheado com uma salada de interesses encobertos e duvidosos, um exílio com esperanças grandes e pequenas

continuava ali, sentada na fórmica verde, naquele abrigo de tantos significados




parábolas: ensaio 004A / uma carreta de bois 
parábolas: ensaio 005A / amar para se deliciar junto


Nenhum comentário:

Postar um comentário