terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Fatos que mudaram a história do Rock (05)

BOB DYLAN adota a guitarra elétrica


25 de julho de 1965
Festival Folk de Newport, Rhode Island


Trecho do livro 50 fatos que mudaram a história do rock...

"Em 1965, Bob Dylan Um estava desesperado para se tornar Bob Dylan Dois. Só havia um problema. Seus fãs não queriam o Bob Dylan Dois. Porque Dylan era o líder deles, a tocha a iluminar o caminho, o jovem prodígio que havia composto três clássicos: 'Blowin in the Wind', 'A Hard Rains A-Gonna Fall' e 'The Times They Are A-Chaing'. As letras incisivas eram ao mesmo tempo políticas e filosóficas - criadas para um estilo vigoroso executado no violão e na gaita, revelavam ao mundo como seu público se sentia, pensava, fantasiava."







Soprando Ao Vento

Quantas estradas um homem precisará andar
Antes que possam chamá-lo de homem?
Quantos mares uma pomba branca precisará sobrevoar
Antes que ela possa dormir na areia?
Sim, e quantas balas de canhão precisarão voar
Até serem para sempre banidas?

A resposta, meu amigo, está soprando ao vento
A resposta está soprando ao vento

Sim, e quantos anos uma montanha pode existir
Antes que ela seja dissolvida pelo mar?
Sim, e quantos anos algumas pessoas podem existir
Até que sejam permitidas a serem livres?
Sim, e quantas vezes um homem pode virar sua cabeça
E fingir que ele simplesmente não vê?

A resposta, meu amigo, está soprando ao vento
A resposta está soprando ao vento

Sim, e quantas vezes um homem precisará olhar para cima
Antes que ele possa ver o céu?
Sim, e quantas orelhas um homem precisará ter
Antes que ele possa ouvir as pessoas chorar?
Sim, e quantas mortes ele causará até saber
Que pessoas demais morreram

A resposta, meu amigo, está soprando ao vento
A resposta está soprando ao vento?











Uma Chuva Forte Vai Cair

Oh, onde você esteve meu filho de olhos azuis?
Oh, onde você esteve, meu jovem querido?
Tropecei ao lado de doze montanhas nebulosas
Eu andei e engatinhei em seis estradas tortuosas
Eu pisei no meio de sete florestas tristonhas
Entrei e saí da frente de uma dúzia de oceanos mortos
Estive dez mil milhas na boca de uma sepultura
E é uma forte, e é uma forte, é uma forte, e é uma forte,
E é uma forte chuva que vai cair

Oh, o que você viu, meu filho de olhos azuis?
Oh, o que você viu, meu jovem querido?
Eu vi um bebê recém nascido com lobos selvagens lhe rondando,
Eu vi uma estrada de diamantes sem ninguém sobre ela,
Eu vi um galho negro com sangue que pingava,
Eu vi um quarto cheio de homens com seus martelos sangrando,
Eu vi uma escada branca toda coberta de água,
Eu vi dez mil oradores cujas línguas estavam dilaceradas,
Eu vi armas e espadas afiadas nas mãos de crianças pequenas,
E é uma forte, e é uma forte, é uma forte, é uma forte,
E é uma forte chuva que vai cair.

E o que foi que você ouviu meu filho de olhos azuis?
E o que foi que você ouviu meu jovem querido?
Eu ouvi o som do trovão e seu estrondo era um aviso,
Ouvi o ronco de uma onda que poderia afogar o mundo inteiro,
Ouvi mil bateristas cujas mãos estavam em brasa,
Ouvi dez mil sussurrando e ninguém estava ouvindo,
Ouvi uma pessoa morrer de fome, ouvi muitas rindo,
Ouvi a canção de um poeta que morreu na sarjeta,
Ouvi o som de um palhaço que chorava no beco,
E é uma forte, e é uma forte, é uma forte, é uma forte,
E é uma forte chuva que vai cair.

Oh, quem você encontrou meu filho de olhos azuis?
Quem foi que você encontrou meu jovem querido?
Eu encontrei uma criança jovem ao lado de um potro morto,
Encontrei um homem branco que passeava com um cachorro preto,
Encontrei uma jovem mulher cujo corpo estava queimando,
Eu encontrei uma jovem menina, ela me deu um arco-íris,
Eu encontrei um homem que estava ferido em amor,
Eu encontrei um outro homem que estava ferido em ódio,
E é uma forte, é uma forte, é uma forte, é uma forte,
E é uma forte chuva que vai cair.

Oh, o que farás agora, meu filho de olhos azuis?
Oh, o que farás agora, meu jovem querido?
Vou voltar lá pra fora antes que a chuva comece a cair,
Vou andar até as profundezas da mais negra floresta,
Onde o povo é tamanho e suas mãos estão vazias,
Onde as cápsulas de veneno estão afogando suas águas,
Onde o lar no vale encontra a prisão úmida e suja,
Onde o rosto do executor está sempre bem escondido,
Onde a fome é feia, onde as almas são esquecidas,
Onde preto é a cor, onde nada é o número,
E eu posso contá-lo e pensa-lo e dize-lo e respira-lo,
E refleti-lo das montanhas para que todas as almas possam vê-lo,
Então ficarei em pé sobre o oceano até começar a afundar,
Mas eu conhecerei bem minha canção antes de começar a canta-la,
E é uma forte, é uma forte, é uma forte, é uma forte,
E é uma forte chuva que vai cair.





Bob Dylan The Times They Are A Changin' 1964






Os Tempos Estão Mudando

Venha pessoal
Por onde quer que andem
E admitam que as águas
Á sua volta aumentaram (cresceram)
E aceitem que logo
Estarão cobertos até os ossos
Se seu tempo para você
Vale a pena ser poupado
Então é melhor começar a nadar
Ou irá se afundar como uma pedra
Pois os tempos estão mudando

Venham escritores e críticos
Aqueles que profetizam com sua caneta
E mantenham seus olhos abertos
A chance não virá novamente
E não falem tão cedo
Pois a roda ainda está girando
E não há como dizer
Quem será nomeado
Pois o perdedor de agora
Mais tarde vencerá
Pois os tempos estão mudando

Venham senadores, congressistas
Por favor escutem o chamado
Não fiquem parados no vão da porta
Não congestionem o corredor
Pois aquele que se machuca
Será aquele que nos impediu
Há uma batalha lá fora
E está rugindo
E logo irá balançar suas janelas
E fazer ruir suas paredes
Pois os tempos estão mudando

Venham mães e pais
De toda a terra
E não critiquem
O que não podem entender
Seus filhos e filhas
Estão além de seu comando
Sua velha estrada
Está rapidamente envelhecendo
Por favor saiam da nova
Se não puderem dar uma mãozinha
Pois os tempos estão mudando

A linha foi traçada
A maldição foi lançada
E lento agora
Será o rápido mais tarde
Assim como o presente agora
Será mais tarde o passado
A ordem está
Rapidamente se esvaindo
E o primeiro agora
Será o último depois
Pois os tempos estão mudando


"Em maio de 1965, Dylan viajou pela Grã-Bretanha e voltou para casa esgotado. Sua vida estava repleta de entrevistas coletivas sem sentido, fãs histéricos, hotéis cheios de simpatizantes, garotas, drogas, muitas garotas, muitas drogas, viagens, passagens de som, públicos realmente exigentes. Pensamentos sobre abandonar tudo esvoaçavam por sua cabeça, mas então uma nova música - 'Like a Rolling Stone' - surgiu."
Trecho do livro 50 fatos que mudaram a história do rock...







Bob Dylan canta Like a Rolling Stone (Ao vivo em 1966)






Como Uma Pedra Rolando

Era uma vez, você tão bem vestida
A maioral, dando esmola pros mendigos, não é?
As pessoas gritavam "Cuidado, gatinha! Você pode se dar mal!"
Você achava que estavam tirando sarro de você
Você dava risada
De todo mundo que vadiava pelas ruas
Agora você não fala tão alto
Agora você não parece tão orgulhosa
Tendo que vasculhar o lixo pela sua próxima refeição

Qual a sensação?
Qual a sensação?
De estar sem lar?
Como uma completa desconhecida?
Como uma pedra rolando?

Ah, você ia pras melhores escolas, moça Poliana
Mas você sabe que só queria saber de encher a cara
Ninguém nunca te ensinou como viver nas ruas
E agora você vai ter que se acostumar com isso
Você dizia que nunca chegaria perto
Do mendigo misterioso, mas agora você entende
Que ele não está vendendo álibis
Enquanto você olha fixamente para o vácuo dos seus olhos
E pergunta, "quer fazer negócio?"

Qual a sensação?
Qual a sensação?
De estar sozinha?
Sem rumo para casa?
Como uma completa desconhecida?
Como uma pedra rolando?

Você nunca ligava pras caretas dos equilibristas e palhaços
Quando eles faziam truques para você
Você nunca entendeu que isso não dava certo
Você não deveria deixar outras pessoas se divertirem no seu lugar
Você cavalgava o cavalo cromado com seu diplomata
Que carregava no ombro um gato siamês
Não é difícil quando você descobre que
Ele realmente não era tudo que aparentava ser
Depois de te roubar tudo que podia?

Qual a sensação?
Qual a sensação?
De estar sozinha?
Sem rumo para casa?
Como uma completa desconhecida?
Como uma pedra rolando?

Ah, princesa na torre com tanta gente bonita
Todos bebendo, achando que chegaram lá
Trocando lindos presentes, mas é melhor você pegar esse anel de diamantes
E penhorá-lo, meu bem
Você se divertia tanto
Com Napoleão em trapos e o jeito que ele falava
Vá até ele agora, ele está te chamando, você não tem como recusar
Quando você não tem nada, você não tem nada a perder
Agora você está invisível, você não tem mais segredos pra guardar

Qual a sensação?
Qual a sensação?
De estar sozinha?
Sem rumo para casa?
Como uma completa desconhecida?
Como uma pedra rolando?

____________________________

Outras histórias:

Fatos que mudaram a história do Rock (04)
Pete Townshend compõe My Generation

Fatos que mudaram a história do Rock (06)
Os BEATLES conhecem ELVIS PRESLEY


Nenhum comentário:

Postar um comentário