quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Carl Philipp Emanuel Bach

então, qual dos irmãos?



o caçula será sempre o caçula - será? -, esse sopro do oboé conversando com as cordas... uau



Carl Philipp Emanuel Bach 
- Oboe Concerto in B flat major, Wq 164


Nesta gravação de um concerto no Prinzregententheater de Munique em 1998, o Bach Collegium München atua sob a direção de Christopher Hogwood, um dos mais reputados representantes da performance historicamente correta, pratica várias obras de Carl Philipp Emanuel Bach.

Stefan Schilli - oboé

Carl Philipp Emanuel Bach - Concerto para oboé em si bemol maior, Wq 164

0:46 I. Allegretto 
8:55 II.Largo e mesto 
16:06 III. Allegro moderato

...


Carl Philipp Emanuel Bach 




o texto abaixo trouxe da Wikipédia


Carl Philipp Emanuel Bach (Weimar, 8 de março de 1714 — Hamburgo, 14 de dezembro de 1788) foi um músico, compositor e professor alemão.

Segundo filho de Johann Sebastian Bach e Maria Barbara Bach, seu talento se manifestou já na infância, recebendo completa e esmerada educação musical de seu pai, mas inicialmente tencionava dedicar-se profissionalmente ao Direito, estudando na Universidade de Leipzig e na Universidade de Frankfurt. Ao terminar o curso em 1738 foi empregado pelo rei Frederico II da Prússia como cravista, para quem trabalharia pelos trinta anos seguintes. Em 1768 sucedeu seu padrinho, Georg Philipp Telemann, na posição de kantor do Johanneum de Hamburgo, uma escola latina, bem como tornou-se diretor de música municipal, responsável pela música das cinco principais igrejas da cidade e pela ornamentação de cerimônias cívicas, onde permaneceria ativo até sua morte em 1788. Foi um grande dinamizador do ambiente musical de Hamburgo, além de ligar-se a importantes figuras da literatura e da filosofia, participando de clubes e sociedades de debates.

Deixou obra volumosa, com mais de 750 composições entre peças para teclado solo, concertos, sinfonias, música sacra, música de câmara e lieder. Cravista virtuoso, cerca de metade de sua produção é para o teclado, além de ter deixado um importante tratado técnico que exerceu grande impacto. Sua música é louvada pela sua originalidade, inventividade, vigor, elegância e incomum expressividade, caracterizando o chamado Estilo Galante ou Rococó. Introduziu importantes inovações em termos de forma, estilo, estrutura e harmonia, contribuiu significativamente para o desenvolvimento da sonata clássica, e é considerado um dos precursores da formação do idioma e das formas musicais típicos do Classicismo. Ao mesmo tempo, a intensidade da expressão emocional, a imprevisibilidade e os fortes contrastes de sua música o qualificam também como um dos primeiros românticos.

Seu prestígio foi muito grande enquanto viveu, tido como um dos maiores virtuosos, compositores e professores de sua época, mas na primeira metade do século XIX declinou radicalmente e sua produção foi largamente esquecida. Sua obra começou a ser resgatada na década de 1860, mas embora voltasse a ser mais apreciado, ainda era tido como uma figura menor, de talento limitado, notável mais por ter sido um agente destacado na consolidação da linguagem clássica do que pelos méritos intrínsecos de suas composições. Esta visão só começou a ser revertida na segunda metade do século XX, quando os estudos a seu respeito iniciaram uma fase de acelerada multiplicação e aprofundamento, mas permaneceu influente até a década de 1990. Desde então sua reputação vem sendo rapidamente recuperada, já sendo considerado em ampla escala como um dos mais importantes, originais e influentes compositores do século XVIII.

...


...


Carl Philipp Emanuel Bach: 
Flute Concerto in A minor, Wq.166, H.431 
– Bremer Barockorchester




Carl Philipp Emanuel Bach: 
Flute Concerto in A minor, I. Allegro assai, Wq.166, H.431
Support us on Patreon: http://www.patreon.com/bremerbarockor...

Follow on Instagram: https://www.instagram.com/bremerbaroc...

Bremer Barockorchester: http://www.bremer-barockorchester.de

Fantasia: 0:00
I. Allegro assai: 2:40
II. Andante: 12:41
III. Allegro assai: 21:51

Traverso: Felipe Egaña

Violin: Leila Schayegh, Tomoe Badiarova, Meelis Orgse, Anna Dmitrieva, Franciska Hajdu, Valeria Caponnetto, Pierfrancesco Pelà

Viola: Alice Vaz, Luis Pinzón Bassoon: Martin Jaser

Basso Continuo: Nadine Remmert, Hugo de Rodas, Néstor Fabián Cortés Garzón, Felix Görg

Video: Tobias Hentze, www.tobiashentze.de

Camera: Tobias Hentze, Hendrik Röhrs

Recorded in "Unser Lieben Frauen" Church, Bremen on November 23rd, 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário