quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Sarau... Mulheres: Longa viagem sem nos movermos (Eduardo Galeano)

Mulheres




Eduardo Galeano


014.


LONGA VIAGEM SEM NOS MOVERMOS



Ritmo de pulmões da cidade que dorme. Fora, faz frio.

De repente, um barulho atravessa a janela fechada. Você aperta as unhas em meu braço. Não respiro. Escutamos um barulho de golpes e palavrões e o longo uivo de uma voz humana. Depois, silêncio.

– Não peso muito?

Nó marinheiro.

Formosuras e dormidezas, mais poderosas que o medo.

Quando entra o sol, pestanejo e espreguiço com quatro braços. Ninguém sabe quem é o dono deste joelho, nem de quem é este cotovelo ou este pé, esta voz que murmura bom-dia.

Então o animal de duas cabeças pensa ou diz ou queria:

– Para gente que acorda assim, não pode acontecer nada ruim.


________________


Galeano, Eduardo, 1940-
Mulheres / Eduardo Galeano; tradução de Eric Nepomuceno.
1. Ficção uruguaia- Crônicas. I. Título. II. Série.


_________________

Leia também: 

Sarau... Mulheres: Para inventar o mundo cada dia (Eduardo Galeano)
Sarau... Mulheres: Amares (Eduardo Galeano)
Sarau... Mulheres: Longa viagem sem nos movermos (Eduardo Galeano)





La televisión



Me lo contó Rosa María Mateo, una de las figuras más populares de la televisión española. Una mujer le había escrito una carta, desde algún pueblito perdido, pidiéndole que por favor le dijera la verdad:

—Cuando yo la miro, ¿usted me mira?

Rosa María me lo contó, y me dijo que no sabía qué contestar.




pag 015...


Nenhum comentário:

Postar um comentário