sábado, 23 de novembro de 2013

Auto-ajuda: Construção do Conhecimento


Vasconcellos, Celso dos Santos


Vasconcellos, Celso dos Santos, 1956 -
      Construção do conhecimento em sala de aula / Celso dos S. Vasconcellos. - São Paulo ; Editora Libertad, 1993. - (Cadernos Pedagógicos do Libertad ; 2)


Prefácio

Nas discussões que ocorrem nos ambientes educacionais, são muito comuns determinadas dicotomizações, antinomizando posições e posturas do processo da educação, quase sempre apontadas como insuperáveis e comprometedoras dos objetivos que persegue. Destacam-se entre outras, as contraposições entre teoria e prática, entre processo social e processo educacional, entre conhecimento abstrato e realidade concreta, todas elas refletindo inextinguíveis ecos do dualismo platônico, encalacrado quase que arquetipicamente nas profundezas cavernosas da cultura ocidental. na verdade, nos últimos tempos, conforme o demonstra a literatura da área, as questões colocadas por essas dicotomias vêm sendo diretamente enfrentadas e discutidas, uma vez que o debate filosófico-educacional tem procurado referenciar-se mais radicalmente a uma antropologia da unidade do ser e da ação do homem, afinal, o sujeito/educando.

É participando desse empreendimento esclarecedor que Celso Vasconcellos vem trazer, através deste seu livro, uma valiosa contribuição tanto mais que ele coloca e desenvolve essa discussão, não mais num plano puramente especulativo, mas naquele plano bem concreto e imediato da prática real do educador. É isso mesmo: sem perder, em nenhum momento, o apoio rigoroso de seus referenciais teóricos, a exposição/reflexão de Celso parte da experiência concreta do trabalho pedagógico na sala de aula, onde ele acontece de maneira efetiva e imediata. A abordagem desenvolvida pelo autor já é uma experiência muito palpável da unidade profunda dos processos envolvidos na relação educacional. Com razão, afirma que é na sala de aula que "o professor tem sua prática, seleciona conteúdos, passa posições políticas, ideológicas, transmite e recebe afetos e valores". A relação pedagógica, cerne da efetivação da formação humana, é mediada pela própria realidade, pois nela se "dialoga" sobre o mundo real. A educação não se reduz a eventuais automatismos da escola e de seus procedimentos didáticos, ela pulsa a sociedade e seus processos vitais.

O conhecimento é a grande categoria do processo educacional: mas nem no plano subjetivo - o da consciência do sujeito -, nem no plano objetivo - o da cultura -, ele é algo de puramente especulativo, teórico, estratosférico. O conhecimento é estratégia fundamental e privilegiada de vida. Não de uma vida puramente biológica, transitiva, mas de uma vida práxica que se constrói, histórica e socialmente, no cotidiano que emoldura e catalisa nossas experiências. Assim o conhecimento é mediação central do processo educativo. E aí ele se constrói concretamente, supondo evidentemente intencionalidade, metodologia e planejamento.

Os educadores interessados em compreender mais a fundo o sentido de sua prática, encontrarão no livro deste dedicado, competente e compromissado companheiro de caminhada, elementos substantivos, que são construtivamente apresentados a partir de uma experiência que, sem dúvida, lhes é comum. À pertinência dos temas, à perspicácia e à sensibilidade da colocação dos problemas, deve-se acrescentar a acessibilidade ao texto. Celso conseguiu unir com maestria as exigências críticas de uma filosofia da educação rigorosa e coerente às posturas operacionais de uma didática lúcida e eficaz. Estou certo de que a leitura deste texto trará aos educadores, numa desejável unidade, elementos fundamentais para a compreensão e ferramentas adequadas para a fecundação de sua prática.

Identificando-me com esse objetivo, só posso mesmo sentir uma enorme satisfação em prefaciá-lo, recomendando-o a todos os companheiros dessa desafiadora caminhada da educação.

São Paulo, janeiro de 1994
Antônio Joaquim Severino










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