quinta-feira, 25 de julho de 2024

Dom Quixote - Final do Ato I (The Royal Ballet)

Dom Quixote 

- Final do Ato I 
(Marianela Nuñez e Carlos Acosta, The Royal Ballet)







Carlos Acosta como Basilio, Marianela Nuñez como Kitri, Yuhui Choe e Beatriz Stix-Brunell como os amigos de Kitri, Luca Acri, Paul Kay, Kenta Kura e Michael Stojko como os Rascals, Philip Mosley como Sancho Panza, Gary Avis como Lorenzo e Bennet Gartside como Gamache na produção de Carlos Acosta de Dom Quixote de Marius Petipa, com música de Ludwig Minkus.

Dom Quixote está disponível para assistir agora – junto com mais de 60 outras produções extraordinárias – no Royal Opera House Stream. Assista à apresentação completa agora em https://www.roh.org.uk

Carlos Acosta, artista convidado principal do Royal Ballet, criou sua primeira obra para a Companhia em 2013. Ele escolheu um de seus balés favoritos – Dom Quixote de Marius Petipa, uma adaptação alegre do romance clássico de Miguel de Cervantes. A produção de Acosta provou ser uma firme favorita do público, aclamada por sua dança virtuosa de tirar o fôlego, designs de arregalar os olhos de Tim Hatley e a pura energia e exuberância da produção como um todo.

As aventuras do cavaleiro atrapalhado Dom Quixote e seu sempre fiel escudeiro Sancho Pança foram a inspiração para inúmeros balés, dos quais o de Petipa é um dos mais amados. Acosta dançou o papel virtuoso de Basílio muitas vezes e traz essa experiência para sua visão única e vibrante da história. A trilha sonora de Ludwig Minkus, criada para Petipa, é cheia de estilo e atmosfera espanhóis. Dom Quixote, com seu famoso pas de deux do Ato III e ebulição contagiante, é maravilhosamente divertido.


CRIADORES DA DANÇA: MARIUS PETIPA!






A Filha do Faraó

A Filha do Faraó é um balé coreografado por Marius Petipa com música de Cesare Pugni.






Um lorde inglês e John Bull, seu servo, e um guia se abrigam de uma tempestade de areia em uma pirâmide durante um safári africano. Eles começam a ficar barulhentos, mas o guia pede que eles se acalmem em respeito à filha do faraó que está deitada em um caixão em algum lugar da pirâmide. Então, para passar o tempo, o guia distribui ópio. Assim que o nobre fuma o ópio, coisas estranhas começam a acontecer. As muitas outras múmias na pirâmide começam a ganhar vida. De repente, a filha do faraó, Aspicia, ganha vida e coloca a mão sobre o coração do nobre, e o nobre é transportado para o passado. Ele se torna Ta-Hor, um antigo homem egípcio que salva Aspicia de um leão. Ta-Hor e Aspicia se apaixonam, mas ela está prometida ao rei núbio. Eles fogem juntos e o rei os persegue. Ta-Hor e Aspicia param em uma pousada de pescadores para se esconderem, e os pescadores locais perguntam se eles querem ir em uma viagem de pesca. Aspicia decide ficar para trás. Então o rei núbio para na pousada para descansar e encontra Aspicia que pula no Rio Nilo para escapar de seus guardas.

No fundo do rio, o Espírito do Nilo convoca os grandes rios do mundo para dançar para Aspicia, então ele diz a ela que ela deve ficar. Quando ela ouve isso, ela pede um desejo: trazê-la de volta à terra. Quando os pescadores e Ta-Hor chegam de volta à terra, o rei núbio detém Ta-Hor e o leva de volta ao palácio do faraó para ser punido por "sequestrar" a princesa.

Quando Aspicia retorna à terra, os pescadores a trazem de volta ao palácio. Ela chega lá a tempo de ver Ta-Hor condenado à morte por uma picada de cobra. Ela explica que se ele morrer, ela morre, e estende a mão para a cobra mordê-la. O faraó a puxa de volta e lhe concede permissão para se casar com Ta-Hor, e o rei núbio sai em um acesso de raiva, jurando vingança. Todos começam a comemorar, mas quando a festa atinge seu auge, o sonho do ópio termina e Ta-Hor é transformado novamente no senhor inglês. Quando eles saem da pirâmide, o nobre olha para o caixão de Aspicia e se lembra do amor que eles compartilharam e ainda compartilham.


Nenhum comentário:

Postar um comentário