quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Fatos que mudaram a história do Rock (11)

Jimi Hendrix



Como um cara ou coroa permitiu que Jimi Hendrix conquistasse os EUA


Data: 18 de junho de 1967, Festival Pop de Monterey, Califórnia



Trechos do livro 50 fatos que mudaram a história do rock...

"Em janeiro de 1967, dois jovens empreendedores, Ben Shapiro e alan Pariser, participaram do Festival Human Be-In, no Golden Gate Park, em São Francisco. O festival fora organizado como manifestação pública contra a proibição do LSD Entre os artistas que tocaram naquele dia estavam The Grateful Dead, Quicksilver Messenger Service, Jefferson Airplane. Vários ícones da contracultura, como Allen Ginsberg, compareceram, e dizem que Timothy Leary comprou cem mil tabletes de LSD e os distribuiu gratuitamente."




Monterey Pop Festival - part I






"Foi esse o dia em que os hippies anunciaram sua presença ao mundo, um dia em que milhares e milhares de jovens entraram em sintonia, se ligaram e caíram fora, e Shapiro e Pariser ficaram muito impressionados. Percebendo o potencial do novo movimento, decidiram organizar um evento similar para junho daquele ano. escolheram a área de feiras de Monterey, localizado entre São Francisco e Los Angeles."




Monterey Pop Festival 1967









Greatest GUITAR SOLO EVER








"Eles formaram um conselho administrativo para montar o festival. Faziam parte do conselho Brian Wilson, Paul McCartney, Mick Jagger e Smokey Robison. foi Paul McCartney quem insistiu para que o festival contratasse um grupo chamado The Jimi Hendrix Experience."




The Star Spangled Banner [ American Anthem ] ( Live at Woodstock 1969 )







"A princípio, muitos achavam que ele estava simplesmente imitando Pete Townshend, então conhecido pela excentricidade de detonar guitarras. 'Hendrix foi o primeiro homem a tripudiar sobre o meu território', um dia declarou Townshend. 'Eu me senti muito intimidado com isso'.




Wild Thing








"Nos bastidores, porém, qualquer ideia de harmonia espiritual era dissipada por uma briga crescente entre Jimi Hendrix e Pete Townshend. Um queria tocar antes do outro."




Foxey Lady (Miami Pop 1968)






"A questão foi finalmente resolvida quando John Phillips interveio e sugeriu que a questão fosse decidida no cara ou coroa. Os dois pararam, pensaram a respeito e aceitaram a proposta. Phillips jogou a moeda, Townshend ganhou e Hendrix seria a última atração da noite."




Voodoo Child, Live '69







"Hendrix reagiu à notícia pegando o instrumento e tocando, nas palavras de Townshend, 'uma guitarra incrível, parado em uma cadeira no camarim debaixo do palco. janis Joplin estava lá, Mama Cass, Brian Jones, Eric [Clapton], eu e algumas outra pessoas... Depois, ele se levantou, virou para mim e disse: 'Se eu for tocar depois de você, vou dar tudo de mim'. E foi embora."




Hey Joe









"Jimi entrou no palco e mandou ver 'Killing Floor'."










"Ele esfregava o braço da guitarra, pressionando-a contra os alto-falantes para causar microfonia, lambendo lascivamente o instrumento. Depois passou para 'Foxy Lady' antes de tocar uma versão meio R&B de 'Like a Rolling Stone', de Bob Dylan.





Like a Rolling Stone










"A seguir vieram 'Rock Me Baby', 'Hey Joe', 'Can You See Me' e 'The Wind Cries Mary', uma das maiores baladas de todos os tempos de Jimi."




The Wind Cries Mary










"A banda tocou 'Wild Thing' e Hendrix se esbaldou. Tocou guitarra nas costas, no meio das pernas, nos joelhos. Correu a língua para cima e para baixo nas cordas. ele arremessou a mão da guitarra nos amplificadores e depois jogou o instrumento no chão. A seguir veio o golpe de misericórdia, num ato sugerido pelo relações públicas Keith altham. Hendrix saiu do palco e voltou com uma lata de fluido para isqueiro. ele derramou o líquido sobre a guitarra e riscou um fósforo. O instrumento pegou fogo."





Red House (live in Stockholm, Sweden 1969)







"O dia em que Hendrix tomou o sucesso de Pete Townshend ao perder um cara ou coroa."


___________________


Outras histórias:


Sergeant PEPPER


Nenhum comentário:

Postar um comentário