sábado, 4 de abril de 2015

Mayakovsky - Sou poeta e ansiava o futuro... ressuscita-me!

Estou cravado no papel




Depois de Morto Falarei como um Vivo




Eu mesmo falarei
      sobre o meu tempo
            e sobre mim.






O inimigo
                da grande classe operária
é também meu grande inimigo
                                                 desde muito tempo.





Nós abríamos de Marx
                                      cada volume
como em nossa casa
                                  abríamos
                                                  as janelas;
mas mesmo sem livros,
                                     nós compreendíamos
em que lado estar,
                              em que lado combater.





Com que volúpia
                            a casta policial
me teria açoitado,
                          crucificado,
porque
            eu tenho nas mãos,
                                          trazendo a foice,
trazendo o martelo,
                                 o passaporte
                                                       soviético.




Eterno
            ferido
                       de amor.




Não tenho mais vinte anos,
                                  minha filha,
mas trinta anos
                         passados.




Eu adapto
                 meu passo
ao passo da marcha:
seus
       ini-
             mi-
                   gos,
meus
        ini-
              mi-
                    gos.




É preciso 
                arrancar
                              alegria
                                          ao futuro.




Eu odeio
              tudo que se parece com a morte!
Eu adoro
               tudo aquilo que é vida!




Eu não vivi até o fim a minha quota terrestre,
sobre a Terra
                     eu não vivi minha quota de amor. 




Ressuscitem a mim -
                               mesmo que seja só porque eu esperava isso,
como um poeta,
                         rejeitando o absurdo do cotidiano!
Ressuscite a mim -
                             mesmo que seja só por isso!
Ressuscite a mim-
                             eu quero viver a minha parte! 




Quem já me beijou
pode dizer
se existe bebida mais doce que a minha saliva.




eu afirmei por todos os lugares que Deus não existe,
E das tórridas profundezas
Deus fez com que ela aparecesse,
ela, diante de quem as montanhas tremem,
e ele ordenou:
tu a amarás!




Agora
diante dos olhos de todos
nós faremos
       nós mesmos
              os nossos milagres...



Nenhum comentário:

Postar um comentário