terça-feira, 5 de outubro de 2021

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 4 e 5)

  Tio Vania


Anton Chekhov






Tio vania

(Diadia Vania)

Anton Pavlovich Chekhov

Tradução de E. Podgursky



Cena quatro




Entram SONIA e ELENA ANDREEVNA. Um pouco mais tarde, e com um livro nas mãos, MARÍA VASILIEVNA. Este, depois de se sentar, começa a ler. Eles lhe servem chá, que ele bebe sem tirar os olhos do livro.

SONIA. - (Al ama, em tom apressado.) Amita! Alguns muzhiks vieram aqui . Vá falar com eles. Eu cuido do chá. (Este é servido . A governanta sai. ELENA ANDREEVNA pega sua xícara, que ela bebe sentada no balanço.)

ASTROV. - (PARA ELENA ANDREEVNA .) Ela estava vindo ver o marido. Você me escreveu dizendo que tinha reumatismo e não sei o que mais, e descobri que você é muito saudável ...

ELENA ANDREEVNA. -Ontem, à noite, queixou-se de dores nas pernas; mas hoje ele não tem mais nada.

ASTROV. "E eu apressando trinta verstas!" O que você vai fazer! Não é a primeira vez que isso acontece! ... Claro, como recompensa, ficarei na sua casa, pelo menos, até amanhã! ... Vou até dormir «quantum satis» ! ...

SONIA. -Magnífico! É tão raro ele ficar dormindo! Certamente você não comeu.

ASTROV. - Na verdade, eu não comi.

SONIA. -É assim que ele vai comer conosco. Agora não comemos antes das seis. (Bebidas.) O chá está frio.

TELEGUIN. Sim, a temperatura do samovar caiu consideravelmente.

ELENA ANDREEVNA. -Não importa, Ivan Ivanich. Beberemos frio.

TELEGUIN. -Desculpa...; mas eu não sou Ivan Ivanich, mas Ilia Ilich ..., Ilia Ilich Teleguin, ou - como alguns me chamam, por causa do meu rosto marcado - Vaflia. Já fui padrinho de Sonechka, e Sua Excelência, o marido dela, me conhece muito. Agora eu moro na sua casa, nesta fazenda ... Se você já fez uso dela, perceba, todos os dias como com você.

SONIA. "Ilia Ilyich é nossa assistente ... nosso braço direito." (Com ternura ) Pode falar, padrinho. Vou te dar mais chá.

MARÍA VASILIEVNA. -Ah! ...

SONIA. -O que há de errado com você, vó?

MARÍA VASILIEVNA. "Esqueci de dizer a Alexandre", diz minha memória, "que recebi uma carta de Kharkov hoje." De Pavel Alekseevich ... Ele estava enviando seu novo artigo.

ASTROV. -E é interessante?

MARÍA VASILIEVNA. -Sim, mas um pouco estranho. Ele se retrata como foi o primeiro a se defender há sete anos. É horrível!

VOINITZKII. -Não vejo a coisa terrível em lugar nenhum. Beba seu chá, "mamãe".

MARÍA VASILIEVNA. -Mas eu quero conversar!

VOINITZKII. -Há cinquenta anos não fazemos nada além de conversar, conversar e ler artigos. É hora de terminar.

MARÍA VASILIEVNA. -Não sei porque você não gosta de ouvir quando eu falo ... Desculpe. "Jean", mas neste último ano você mudou tanto que eu não te reconheço. Antes você era um homem de convicções definidas ... Você tinha uma personalidade clara.

VOINITZKII. -Ah sim! ... Ele tinha uma personalidade clara com a qual não dava clareza a ninguém! ... (Pausa.) Ele tinha uma personalidade clara! Impossível usar a inteligência comigo de forma mais venenosa! ... Estou agora com quarenta e sete anos. Bem ... como você, até o ano passado me empenhei de propósito em enfeitiçar meus olhos com sua escolástica, para não ver a verdadeira vida, e até pensei que estava indo bem ... Agora, por outro lado .. ... Sim! Você só sabia! ... Minha raiva, minha raiva por ter perdido meu tempo de uma forma tão tola, quando poderia ter tudo o que agora a velhice me recusa, me faz passar as noites acordado!

SONIA. "Tio Vania!" É aborrecido!

MARÍA VASILIEVNA. - (Para o filho dele.) Parece que você culpa alguma coisa por isso em suas convicções anteriores, quando a culpa não é deles, mas sua! Você se esquece de que as convicções sozinhas não são nada! ... Nada além de letra morta! Você teve que agir!

VOINITZKII. -Aja! ... Nem todo mundo é capaz de se tornar um «perpetuum mobile» da escrita, como o seu »« Herr »professor!

MARÍA VASILIEVNA. -O que você quer dizer com isso?

SONIA. - (Em tom de súplica.) Avó! ... Tio Vânia! ... Eu te imploro!

VOINITZKII. -Eu calo a boca ... Eu calo a boca e submeto ... (Pausa.)

ELENA ANDREEVNA. -A verdade é que o tempo hoje está lindo. Não está nada quente ... (Pausa.)

VOINITZKII. -Uma ótima hora para se enforcar. ( TELEGUIN afina o violão, MARINA anda pela casa chamando as galinhas.)

MARINHO. -Pitas, pitas, pitas!

SONIA. -Amita! Para que vinham esses "muzhiks"?

MARINHO. -Para o de sempre. De novo para o campo ... Pitas, pitas, pitas! ...

SONIA. -Para quem você esta ligando?

MARINHO. "Petruschka escapou com os pintinhos! ... Eles podem ser roubados por corvos!" (Sai. TELEGUIN toca uma polca no violão. Todos ouvem em silêncio.)







Cena cinco





Digite um TILLER MANAGER.

O RAPAZ. "O médico está aqui?" (Para ASTROV .) Eles estão procurando por você, Mikhail Lvovich.

ASTROV. -De onde?

O RAPAZ. -Do tecido.

ASTROV. - (Com raiva.) Bem, muito obrigado! ... O que você vai fazer? (Procurando a tampa.) Eu tenho que ir ... Que pena!

SONIA. "Que pena mesmo! ... Quando voltar da fábrica, venha comer aqui."

ASTROV. -Impossível. Será muito tarde. Como posso ... (Para O MENINO .) Ei, amigo! Traga-me um copo de vodka! (O GARÇONETE sai .) Como posso ... (Encontrando o boné.) Em uma de suas peças, Ostrovsky apresenta um personagem com bigodes longos e capacidades curtas ... Bem, sou eu ... É isso mesmo ... , Tenho a honra, senhores, de cumprimentá-los. (Para ELENA ANDREEVNA .)Ficarei muito feliz se um dia você me visitar com Sofia Alexandrovna. Tenho uma pequena fazenda, que não terá mais de trinta "desiatin", mas se você estiver interessado em ver uma maquete de jardim e uma estufa já que não há igual para mil verstas ao redor, você a encontrará lá. Tenho os viveiros estaduais ao meu lado e, como o guarda florestal está velho e sempre doente, sou eu que cuido deles.

ELENA ANDREEVNA. -Já me disseram que você tem um grande amor pelas florestas. Claro, há muitos serviços que você pode prestar a eles; mas ... isso não prejudica a sua verdadeira vocação? Você é doutor!

ASTROV. -Só Deus sabe qual é a nossa verdadeira vocação!

ELENA ANDREEVNA. E isso é interessante?

ASTROV. -Sim. É um trabalho interessante.

VOINITZKII. - (Com ironia.) Muito!

ELENA ANDREEVNA. - (Para ASTROV .) Você ainda é jovem. Você afirma que tem trinta e seis ou trinta e sete anos, e a coisa, com certeza, não é tão interessante quanto diz. Florestas, matas e matas sempre! ... Acho muito monótono!

SONIA. -Não é muito interessante. Todos os anos, Mikhail Lvovich planta novas florestas e já recebeu uma medalha de bronze e um diploma. Ele também está preocupado que as velhas florestas não sejam perdidas. Se você o escutar, vai acabar sendo da opinião dele ... Diz que as florestas adornam a terra e ensinam o homem a penetrar em suas maravilhas, inspirando grandeza de espírito ... Que as florestas amenizam a severidade do clima e que nos países onde é mais benigno, menos forças são consumidas na luta com a Natureza, para que o homem ali seja mais brando e terno. Lá, diz ele, as pessoas são bonitas, flexíveis, de sensibilidade fácil. Sua linguagem é boa, seus movimentos são graciosos; suas ciências e sua arte florescem; sua filosofia não é sombria e seu relacionamento com as mulheres é impregnado de uma nobreza feroz.

VOINITZKII. - (Rindo.) Bravo, bravo! ... Tudo isso é agradável, mas não convence! ... Portanto ... (Para ASTROV .) Permita- me, meu amigo, continuar acendendo meus fogões com lenha e construindo minha lenha galpões.

ASTROV. -Você poderia acender seus fogões com turfa e construir os galpões de pedra; mas, bem ... eu admito que eles são cortados por necessidade, mas destruí-los ... por quê? As florestas russas rangem sob o machado, milhões de árvores morrem, as moradias de animais e pássaros são esvaziadas, os rios perdem profundidade e secam; Paisagens maravilhosas desaparecem para nunca mais voltarem, e tudo porque ao preguiçoso falta o sentido que o faria se curvar e extrair combustível da terra. (Para ELENA ANDREEVNA .)Não é verdade, senhora? ... É preciso ser bárbaro sem julgamento para queimar essa beleza no fogão ... Para destruir o que somos incapazes de criar ... Se o homem é dotado de juízo e força criadora, é multiplicar o que lhe foi dado e, no entanto, até agora, longe de criar nada, o que faz é destruir ... A cada dia o número de florestas é cada vez menor ... Os rios secam, os pássaros desaparecem , o clima perde a suavidade e a terra fica pobre e feia. (Para VOINITZKII .)Você me olha com ironia, como se tudo o que estou dizendo não parecesse sério ... E talvez, de fato, eu seja louco ...; mas quando passo por florestas de camponeses, que salvei da exploração madeireira; Quando ouço o boato de um jovem bosque plantado por mim, reconheço que o clima está um pouco nas minhas mãos e que se, daqui a mil anos, o homem for feliz, será um pouco por minha causa ... Quando eu plante uma pequena bétula, Aquela que vejo depois verde e balança com o vento, minha alma se enche de orgulho e ... (Vendo o GARÇONETE avançar com o copo de vodca.) A tudo isso ... (Bebe.) , é hora de ir. Isso, com certeza, é uma loucura. Tenho a honra de vos cumprimentar! ... (dirige-se para a casa.)

SONIA. - (Seguindo-o, ela o pega pelo braço.) Quando você vem nos ver?

ASTROV. -Não sei.

SONIA. - Vai demorar mais um mês sem vir? ( Saída ASTROV e SONIA. MARÍA VASILIEVNA e TELEGUIN continuam à mesa e ELENA ANDREEVNA e VOINITZKII vão para o terraço.)

ELENA ANDREEVNA. -Iván Petrovich! Você se comportou de uma maneira impossível de novo! Que necessidade ele tinha de excitar Maria Vasilievna dizendo-lhe aquele "perpetuum mobile" ? Novamente hoje na hora do almoço você começou a discutir com Alexander! Isso não pode ser!

VOINITZKII. -Mas eu odeio ele!

ELENA ANDREEVNA. "Não há razão para odiar Alexandre!" Ele é um homem como todo mundo! Não é pior do que você!

VOINITZKII. "Se ao menos você pudesse ver o rosto e os movimentos dele! ... Que preguiça de viver! ... Oh, que preguiça!"

ELENA ANDREEVNA. "Preguiça, sim, e tédio! ... Todo mundo critica meu marido!" Todos me olham com compaixão! ... "Que pena!" ... "Ela tem um velho marido!" ... E, ah, como Eu entendo esse interesse em mim! ... Todos vocês - como Astrov acabou de dizer - tolamente deixem as florestas perecerem e logo não haverá mais nada na terra! Pois ..., da mesma maneira tola, trabalham a perda do homem, e logo na terra - graças a ti - não haverá fidelidade, nem pureza, nem capacidade para o sacrifício! Por que não podem olhar com indiferença para uma mulher que não é sua? ... Simplesmente porque - o médico tem razão - cada um de vocês carrega dentro de si o demônio da destruição! Eles não têm misericórdia nem das florestas, nem dos pássaros, nem das mulheres, nem uns dos outros! VOINITZKII. -Não gosto dessa filosofia de jeito nenhum. (Pausa.)

ELENA ANDREEVNA. -Aquele médico, pela cara, parece cansado e nervoso. É um rosto interessante seu. Aparentemente, Sonia gosta dele. Ela está apaixonada por ele, e eu entendo ... Durante a minha estada aqui, ele já veio três vezes; mas como sou tímida, não falei com ele nenhuma vez, de maneira adequada ... carinhosa. Você vai acreditar em mim de um caráter cruzado ... Com certeza você e eu, Ivan Petrovich, somos tão bons amigos porque somos chatos e tristes ... Não me olhe assim. Não gosto.

VOINITZKII. -E como posso te olhar diferente, se te quero? ... Tu és a minha felicidade, a minha vida, a minha juventude! Eu sei que minhas probabilidades para uma reciprocidade de sua parte são iguais a zero; mas eu não preciso de nada! ... Deixa eu só olhar, ouvir a sua voz! ...

ELENA ANDREEVNA. -Atenção! Eles podem ouvir você! (Ele vai para a casa.)

VOINITZKII. - (Seguindo-a.) Deixa eu te contar um pouco do meu amor! Não me rejeite! Essa será a maior felicidade para mim!

ELENA ANDREEVNA. -É um tormento! (Os dois saem, TELEGUIN toca uma polca no violão. MARÍA VASILIEVNA escreve algo na margem do livro.)









continua no ato dois... 

________________

Anton Pavlovich Chekhov foi um contista russo, dramaturgo e médico. Foi um mestre do conto e é considerado um dos autores do gênero mais importantes na história da literatura  no realismo psicológico atual e naturalismo. 
Nascido : 29 de janeiro de 1860, Taganrog, Rússia
Morreu : 15 de julho de 1904, Badenweiler, Alemanha
Cônjuge : Olga Knipper ( 1901-1904)
Obras : The Cherry Orchard , The Seagull , The Three Sisters ,
Pais : Pavel Yegorovich Chekhov , Yevgeniya Chekhov

_________________

e você nunca pensou que tudo em sua vida poderia ter sido entre amor e ódio, prostração e ousadia, liberdade e conveniência, ignorância e ciência, realidade e ilusão, uso e amontoado de nadas, cultura e leiguice, juventude e velhice? já pensou se sua vida foi desperdiçada ou se poderia ter sido? já falhou em suas ambições? e você é um ser inventado ou se inventou? ... se perguntou ou... a vida é chata e boba e nada vai adiantar mesmo, somos explorados, nunca estamos seguros, mentem para nós... quem mente? Ah! Entendi... - entendeu, mesmo?

________________

Biblioteca Virtual Miguel Cervantes



________________

Leia também:

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 1, 2 e 3)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 4 e 5)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário