domingo, 17 de maio de 2015

Histórias de avoinha: O mundo é assim, tem dono


Ensaio 50B – 2ª edição 1ª reimpressão



baitasar



A direção da vida da siá Casta era a mesma qui toda muié branca, bem escorada na família, aprendia fazê desde menina: cuidá dos conforto do marido, zelá pelos asseio e boniteza da casa, aprová os alimento com cara e chêro saboroso e vigiá tudo arranjado na mesa, mais num podia perdê das vista, a mais relevante e vaidosa das tarefa, fabricá na barriga a continuação do nome do hôme qui ela carregava como seu nome. Tudo feito em silêncio e devoção sem perdê a boniteza de muié. Ela num tinha cantoria. No caso de siá Casta ela ainda num tinha feito a continuação da vida, sem tê um fiô num parecia sê muié. Num tinha cantoria de crença no casarão. As crença qui dão vida na casa, com seus choro e alegria. Nem a bondade das palavra do siô padre parecia consolá, cada coisa tem seu tempo e seu jeito, gostava de recitá depois da confissão de quixume da siá, o que tiver de ser há de ser, minha filha, esse era otro dos ensinamento qui gostava de pronunciá, combinado com o ensinamento dito antes, uma frase levava inté a otra qui voltava nas palavra dita de antes.

A siá num tinha com quem conversá essas coisa de muié. Isso era ruim, ela parecia sê sozinha no sofrimento qui tinha. Tudo no seu arredó tinha pintura de sê muito feliz, inté os escravo do casarão tinha menos feitio de desistência qui ela. O siô padre usava aquele vestido longo todo preto de viúva, mais num tinha o tino qui as muié precisa tê. Ele num sangra nem precisa abrí as perna na cama com o coração fechado. E confessá é diferente de conversá. Tinha veiz qui num se aguentava de tão apertada, e chamava Grabiela Milagres, quero lhe ouvir. No começo dos encontro num falava otra frase com a preta, colocava a vontade toda na audição das palavra da muié do Josino, siá Casta, tem veiz qui as coisa num é pra sê, e pronto. Num adianta fazê o sofrimento aumentá além do tamanho qui ele tem, é burrice sofrê mais qui a dô, escutava e balançava a cabeça com concordância, gostava das palavra e dos aconselhamento da Grabiela, também das intimidade qui aumentava, mais siá Casta tinha qui fazê falação medida com a preta. Num podia falá de tudo com a escrava, se tinha otro feitio de sê feito, ia tê qui descobrí sozinha, siá... pra tudo tem um jeito.

E assim, lá tava o marido conde no caminho de sê aprovado como o mais novo associado da Irmandade gentil, caprichosa e masculina da Villa das Dores. Nos assunto daquele ajuntamento secreto de hôme, ela ficô de fora. Num parecia tê utilidade, mais eles tudo tava enganado. A sià Casta entrô com as mãos dada no siô conde, ele inté desconfiava, mais nunca ia dizê qui as palavra dele carregava junto o palavrório dela.

Naquele mundo era assim, a força e a arrogância com os hôme, a resignação e os mistério com as muié. Um mundaréu pros hôme, otro mais apertado pras muié. Sem jeito de querê mudá. Um mundo dos rico, otro da pobreza. Os branco arrogante acabô com as pegada dos natural da terra, ficô com tudo e colocô os preto pra trabaiá acorrentado. Eles tem muita preguiça de ganhá a vida com o próprio suô. Esses branco num consegue desistí de tê escravo, num qué renunciá da sua vida de disfarces e palavras vã. Esses qui só manda e num faz podia sê chamado de vagabundo, mais eles diz qui tem estudo. Num faz diferença se os demônio tá neles ou eles tá nos demônio, eles tem as orelha na nuca e os óio na testa, a língua sai onde devia tá o nariz e as duas boca tá nos lugá qui devia tê as orelha. Eles tem duas boca: uma pra mentí e a otra pra jurá qui num mente.

Naquele mundo era assim, um Deus qui apanhava com os preto, otro qui segurava a chibata e batia inté o sangue brotá da carne preta rasgada. Um Deus qui chorava, otro qui num escutava os lamento. Um Deus humano e esfomeado, otro atormentado e assassino.

O mundo é assim, tem dono. Num devia tê, mais tem. Ele passa de pai pra fiô. Uma tristeza vê tanto sangue e suô derramando dô pra modo de fazê uns pouco demônio comprá o Paraíso. Eles se achá maió do qui é, mais é só coisa ruim: depravado, mandão, injusto; carrega os demônio da violência e ignorância disfarçado de requintado. Gosta de matá disfarçado nas lei qui eles mesmo faz. É gente egoísta qui precisa de gente imbecil qui repete: num esquece qui o mundo tem dono; eles diz qui é o dono e isso nunca vai mudá. Os imbecil repete, grita e mata e morre disfarçado de coisa ruim, no lugá dos dono qui tá no Paraíso.

As terra dentro do casarão também tinha dono, elas obedecia os ordenamento da siá Casta. Quando o siô conde colocava os pé fora do seu gosto de dominação precisava se curvá pros mistério da siá. Inté fazia questão de se mostrá com inocência e burrice pros conhecimento de dona-de-casa. Entrava e saia sem muito apetite pra ficá, as tarefa era de muié. O gosto de dominação do siô conde era o quarto de dormí e sê safado. Um mundo qui podia escolhê a vida qui queria tê. Inté no quarto tinha muitas veiz qui parecia num tá. Num queria sempre, quase num queria. Num tinha vontade sempre, inda mais, quando já tinha colocado as mão e enfiado sua língua de fogo em uma ou duas pretinha. Siá Casta nunca lhe chamava nos assunto do quarto safado. Esperava sê chamada.

Num gostava de chamá o siô conde nos assunto do casarão, mais chamava pra tê sua desforra. Ele respondia impaciente e desconfortável, não sou abelhudo, não. Vosmecê faça do seu jeito, tenho certeza que será o melhor jeito para ser feito, ela lhe sorria com bondade magra e sonolenta. Gostava de sê cruel com as fraqueza do siô conde. Um mundo dos marido, otro das esposa. O mundaréu dividido em otros mundinho. Gente qui come e os qui morre de fome, os qui lê e os qui nem sabe o nome, os qui bate e os qui apanha, os qui escreve as lei e os qui cumpre, os qui prende e os qui foge, os qui reza e os qui num reza, o inferno e o céu, sempre foi assim e não vai mudar, era o dizê do siô conde, esse jeito vai continuar para sempre enquanto Deus não virar mulher ou ficar com o negrume igual dos negros, depois do dito soltava sua gaitada mais imensa e rouca, era o próprio riso do demônio. Quando acalmava das gargalhada, como se fosse uma erva daninha germinando nas últimas hora da madrugada, completava o presságio, mas com a graça de Deus isso nunca vai acontecer!

O sinhô Conde está pronto?

Tem veiz qui o susto é maió quando tá carregado da culpa, isso se o pecante num tivé ajustado com o demônio. O siô conde se assustô com a desatenção dele mesmo. Voltô os pensamento pro salão, mais num sabia o qui tinha perdido nem se dava pra se recuperá. O hôme pequeno continuava no mirante, oiando de cima para baixo, na direção do siô padre, o painho daquele batizado de começo nas confraria dos irmãos de óio entumecido e sonho maldito, o sinhô Padre tem algumas palavras para serem ditas, o viúvo do vestido longo negro respondeu qui num tinha sermão novo pra sê falado. O qui precisava sê dito já tava dito, mais ele podia dizê uma ou otra coisinha

Todos precisamos da nossa força, apoiando uns aos outros. Juntos! Uma vara sozinha se curva e quebra fácil, mas um feixe de varas resiste mais e melhor, se a Villa lucra... a vida de cada dos senhores terá algum sentido e benefício. Então, vossa Irmandade ganha. A Villa é um lugar de negócios e os assuntos do comércio precisam dos cuidados atentos da Irmandade e a benção de Deus.

Tudo começô tímido e sem entusiasmo. A bateção ficô forte com os aceno de aprovação das cabeça, o escurecimento das vela, os murmúrio de apreço e consideração. O assoalho sangrô com os espezinho dos pé. A madêra resistente estremeceu e chorô com as batida. Tudo ali contagiava as bota mais encabulada e covarde, depois vinha os grito e as palma. O teatro tava pronto pras feitiçaria. A descompostura saia da tocaia e jogava no chão sangrando a máscara de bão moço. Aparecia os vento da imbecilidade. O siô conde aproximô um sussurro do seu painho de batizado, o que é essa Irmandade, sinhô Padre?

O sorriso secreto e vaidoso tava ali, o siô padre só deixava ele aparecê na solidão da sacristia. Escancarado. O hôme vestido de preto já tava pronto pra pergunta feita. Carregava a resposta na ponta da língua, louco pra soltá elas voando. Quase abriu otro sorriso em cima do riso escondido de antes, um pouco mais caridoso, só pra mostrá a sua satisfação de tê mais uma decifração divina. Num abriu nenhum nem otro sorriso. Trancô tudo, num era momento. Ficô com receio de deixá escapá o ruído de guizo-de-cascavel na preparação do bote. Num espante se ocê descobrí qui a serpente do Paraíso pode tê tido a mesma simpatia. Os hôme são assim, eles gosta de num contá tudo. Mais no causo de agora, era meió se recolhê. Ele num queria espantá nenhuma das alma. O seu trabáio era rezá muito e se convencê e encantá as palavra qui deixava saí boca pra fora. No seu trabáio era bão ficá no controle, a Irmandade cuida daqueles que cuidam da Villa, tendo dito se calô e esperô o coro

Amém!

Ele é um dos caminho qui aquela fraternidade de irmãos e galos tolos usa pra paralisá as pessoa da Villa, tenha a cô qui tenha. Ele num faz ruindade, mais credita qui escondê os conhecimento do entendimento e amarrá os pensamento no medo é bão pros cordêro da Villa. Num vê ruindade nisso. O medo funciona meió qui a esperança no tempo qui os imbecil sai da casca do ovo e tenta engolí a vida. Tem coisa qui a língua gosta de gritá qui faz, otras qui ela escolhe o meió jeito de dizê, otras qui num gostá de dizê e tem as coisa qui só vai soltá da língua se ela tivé certeza qui num vai sê vista soltando o vento. O siô padre jura qui tem segredo qui é meió deixá engaiolado, o fracasso da vida é um deles, coisa de arrepiá, a salvação na morte mata a vida daqueles qui credita na promessa da vida eterna, eles deixa pra vivê depois, lá no Paraíso. Ele já num repete nas dominguêra da Villa qui o Paraíso é dos pobre e esfomeado, nunca disse qui era dos preto

O que é de verdade nessa Irmandade, sinhô Padre?

Meu filho, isso aqui é uma confraria discreta, destinada aos homens com fé no progresso e na ordem. Aceitam apenas rupturas acessórias. A convicção esperançosa em Deus é uma festa e deveria ser ampliado em cada um dos nossos atos, palavras e pensamentos. O sacerdócio pela vida não está apenas aqui, precisa estar em todos os instantes das nossas vidas. É como comer o mingau quente da vida pelas beiradas.

E o que preciso fazer, a pergunta do siô conde parece sê boba, acontece qui o conde de coió num tinha nada, num era coco nem chocolate. Num tava ali obrigado nem brigado, mais num sabia com clareza as razão pra tá ali. Foi avisado pra aceitá os mistério e as revelação da serpente em plumada para conhecer o caminho com as pedra da riqueza, virô pra platéia e gritô, estou aqui por mim, Conde Afonso da Hora, e minha esposa Dona Casta, a Condessa da Hora, foi seu aviso de lealdade.

As batida dos pé no chão de madêra e os grito de aprovaçã num parava, viva o Conde, a Irmandade gosta de lealdade!




______________________________

Leia também:


Histórias de avoinha: A revanche de siá Casta
Ensaio 49B – 2ª edição 1ª reimpressão


Histórias de avoinha: Uma negra que já tenha tido desfrute
Ensaio 51B – 2ª edição 1ª reimpressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário