terça-feira, 11 de abril de 2017

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 20

Florbela Espanca



20- A Mensageira das Violetas





ÁRVORES DO ALENTEJO  

Horas mortas... Curvada aos pés do monte 
A planície é um brasido... e, torturadas, 
As árvores sangrentas, revoltadas, 
Gritam a Deus a bênção duma fonte! 

E quando, manhã alta, o sol posponte 
A ouro a giesta, a arder, pelas estradas, 
Esfíngicas, recortam desgrenhadas 
Os trágicos perfis no horizonte! 

Árvores! Corações, almas que choram, 
Almas iguais à minha, almas que imploram 
Em vão remédio para tanta mágoa! 

Árvores! Não choreis! Olhai e vede: 
- Também ando a gritar, morta de sede, 
Pedindo a Deus a minha gota d´água!   




QUEM SABE?...
Ao Ângelo

Queria tanto saber porque sou eu! 

Quem me enjeitou neste caminho escuro? 
Queria tanto saber porque seguro 
Nas minhas mãos o bem que não é meu! 

Quem me dirá se, lá no alto, o céu 
Também é para o mau, para o perjuro? 
Para onde vai a alma, que morreu? 
Queria encontrar Deus! Tanto o procuro! 

A estrada de Damasco, o meu caminho, 
O meu bordão de estrelas de ceguinho, 
Água da fonte de que estou sedenta! 

Quem sabe se este anseio de eternidade, 
A tropeçar na sombra, é a verdade, 
É já a mão de Deus que me acalenta?  




FRÊMITO DO MEU CORPO A PROCURAR-TE

Frêmito do meu corpo a procurar-te,
Febre das minhas mãos na tua pele 
Que cheira a âmbar, a baunilha e a mel, 
Doído anseio dos meus braços a abraçar-te,

Olhos buscando os teus por toda a parte, 
Sede de beijos, amargor de fel, 
Estonteante fome, áspera e cruel, 
Que nada existe que a mitigue e a farte! 

E vejo-te tão longe! Sinto tua alma 
Junto da minha, uma lagoa calma, 
A dizer-me, a cantar que não me amas... 

E o meu coração que tu não sentes, 
Vai boiando ao acaso das correntes, 
Esquife negro sobre um mar de chamas...




________________________


A Mensageira das Violetas, de Florbela Espanca

Fonte: ESPANCA, Florbela. A mensageira das violetas: antologia. Seleção e edição de Sergio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 1999. (Pocket). 

Texto proveniente de: 
A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo Permitido o uso apenas para fins educacionais. 

Texto-base digitalizado por: 


Luciana Peixoto Silva – Divinópolis/MG
_______________________

Leia também:


Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 19

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário