quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Comigo

Machado de Assis





CAPÍTULO LXXV / Comigo





Podendo acontecer que algum dos meus leitores tenha pulado o capítulo anterior, observo que é preciso lê-lo para entender o que eu disse comigo, logo depois que Dona Plácida saiu da sala. O que eu disse foi isto: 

— Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. E de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: — Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: — Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia.





___________________________

Leia também:

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXII / O travesseiro

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXIII / Fujamos!

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo: LXIV / A transação

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXV / Olheiros e Escutas

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXVI / As pernas

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXVII / A casinha

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXVIII / O vergalho

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXIX / Um grão de sandice

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXX / Dona Plácida

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXI / O senão do livro

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXII / O bibliômano

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXIII / O luncheon

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXIV / História de Dona Plácida

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXVI / O estrume

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Prólogo e AO LEITOR




Nenhum comentário:

Postar um comentário