No se puede hacer la revolucion sin las mujeres
Livro Um
baitasar
Memórias
o leite era distribuído
primeiro entre as famílias com crianças, em seguida, los ancianos y ancianas
recebiam sua parte, não havia contradição entre oferecer alimentos entre los
más necesitados de los campesinos, seu jeito de combater a injustiça e a
humilhação, uma aliança estratégica entre los campesinos, maneiras que o
povo sofrido encontra em si mesmo para ter a energia necessária à luta por uma
vida melhor
a luta contra a fome e a
unidade entre los campesinos é uma ideia revolucionária
a ordenha era feita duas
vezes, a primeira ao amanhecer, e a segunda, no entardecer; as leiteiras, na
maioria das vezes, repetiam a quantidade derramada, mas já se percebia que não
bastava, o leite estava escasso para tantas bocas
as duas ordenhas enchiam
as bacias leiteiras, mas não esvaziavam a fome, era preciso fazer alguma coisa, Necessitamos
aumentar la producción, Sí, es correto, pero¿cómo?
la insatisfacción crecía junto con la miseria y la penuria
fue entonces cuando el enano sonriente apareceu de repetente, emergindo das
pedras, nunca existiu en las Piedras Altas pessoa mais pequeña
nem mais alegre, um sujeito com as aparências de um niño curto e forte
parava e conversava com quer que fosse, olhava direto nos
olhos, jamais os desviava, imaginava si el pequeño sentia dores na nuca
un rostro lisinho como bundinha de niños de corta edad
existem pessoas que botamos os olhos dos sentidos e pensamos,
Esto es buena gente.
hay gente que se revela aos pouquinhos, vamos enxergando inconstâncias e
rachaduras em suas humanidades que nos obrigam recuar e avançar com as cautelas
da convivência, confiar só desconfiando
confesso, naqueles dias de recém-chegado en Piedras Altas,
el enano mais se parecia com um casario cheio de rachaduras em suas
paredes, ele veio se juntar aos medos de un tiempo sem farturas de tierra,
leche y justicia, tiempos de grandes penurias, demasiada pobreza para
dar a los campesinos riqueza material,
pero no para darles un sentido de igualdad, un sentido de dignidad humana
hombres y mujeres haviam de se acomodarem com pouco, mas los niños y las
niñas precisavam das regalias de comer com suficiência e alegria
o leite que saciava a sede e alimentava passou a servir
apenas de alimento, a sede precisava se contentar com as águas do córrego
até que o córrego virou um fio de água, as vaquinhas
emagreceram – dizem que por estranhamentos con papá – parecia que las
manos de papá não eram mais dele
uma desgraça não anda sozinha, repetiam às escondidas, Cuando
llueve, diluvia...
uma reunião de emergência sobre a escassez do ouro branco foi
chamada en nuestra cabaña
mesmo que papá emprestasse ao silêncio sua voz, o
ajuntamento sobre as leiteiras foi assunto por lá, sentados no chão, em pé,
encostados nas paredes, agachados, acomodados do jeito que dava
a fumarada dos palheiros deixava a luz menos sóbria, parecia
não existir lamparilla com força de clarear através daquela aparência defumada
aquele ajuntamento de emergência estava muito desencontrado
para atinar qualquer solução, não havia vontade de ceder ou entender, falando
aos gritos sem escutar os silêncios dos demais, os olhos, as mãos, a respiração turva, o
acúmulo de gente com fome misturava os sinais que partiam do estômago e confundiam
o olhar mais vigilante
e tudo piora quando a fome chega en los hijos y hijas
¡Necessitamos más leche!
um companheiro sugeriu aumentar o nosso roçado de milho
¿Nuestro?
en los tiempos que se perderam sem memórias, o roçado de maíz foi dos
nossos espíritos ancestrais, en los tiempos que corren, nada mais era
nosso en la Montaña nem mesmo as nossas histórias
nossas vidas não eram nossas, eram do milho y el maíz
já tinha dono, o grileiro de la Montaña
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