domingo, 2 de outubro de 2022

Tchaikovsky: Ouverture 1812

OUVERTURE SOLENNELLE

Direttore Zubin Mehta







A Abertura de 1812 , Op. 49 é uma abertura romântica escrita pelo compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky em 1880. A peça foi escrita para comemorar a vitória da resistência russa em 1812 contra o avanço do Grande Armée de Napoleão Bonaparte. 

A abertura estreou em Moscou em 20 de agosto de 1882, dirigida por Ippolit Al'tani sob uma tenda perto da então inacabada Catedral de Cristo Salvador , e foi conduzida pelo próprio Tchaikovsky em 1891 na abertura do Carnegie Hall em Moscou, naquela que foi uma das primeiras vezes que um grande compositor europeu visitou os Estados Unidos . 

É reconhecido por seu final épico triunfante, cuja versão original inclui uma saraivada de tiros de canhão e o toque de sinos. Tornou-se também um acompanhamento comum para fogos de artifício no Dia da Independência nos Estados Unidos . A Abertura de 1812 tornou-se uma das obras mais populares de Tchaikovsky, juntamente com suas partituras de balé para O Quebra-Nozes , A Bela Adormecida e O Lago dos Cisnes .














Zubin Mehta nació en Bombay el 29 de abril de 1936, en el seno de una familia parsi, hijo de Mehli y Tehmina Mehta. Su padre fue violinista y director fundador de la Orquesta Sinfónica de Bombay. Zubin fue alumno de la St Mary's School, Bombay. En un principio tenía pensado estudiar medicina, pero finalmente se convirtió en estudiante de música en Viena a los dieciocho años, teniendo como profesor a Hans Swarowski (en aquella academia por el mismo tiempo estaban también Claudio Abbado y el director y pianista Daniel Barenboim).

En 1958 realizó en Viena su debut como director. Ese mismo año ganó el Concurso Internacional de dirección musical en Liverpool y fue nombrado director asistente de la Real Orquesta Filarmónica de Liverpool.



Piotr Ilich Chaikovski

Nascimento: 25 de abril de 1840, Vótkinsk ( Vyatka Governorate , Império Russo

Morte: 25 de outubro de 1893, Rua Malaya Morskaya, 13 ( São Petersburgo , Império Russo) 

Nascido em uma família de classe média, Tchaikovsky era o segundo filho de Ilia Petrovich Tchaikovsky, seu pai era diretor de uma fábrica de mineração, seus pais eram fãs de música, a formação que Tchaikovsky recebeu visava prepará-lo como funcionário público, apesar da interesse musical que ele demonstrou. Contra a vontade de sua família, decidiu seguir a carreira musical e em 1862 ingressou no Conservatório de São Petersburgo , graduando-se em 1865 . A formação que recebeu, regulamentada e orientada para a música ocidental , separava-o do movimento nacionalista contemporâneo personificado no « Grupo dos Cinco» formado por um grupo de jovens compositores russos, com os quais Tchaikovsky manteve uma relação profissional e amigável ao longo de sua carreira.

Ao desenvolver seu estilo, Tchaikovsky escreveu música em vários gêneros e formas, incluindo a sinfonia, ópera, balé , música instrumental, música de câmara e música. Apesar de ter vários sucessos, ele nunca teve muita confiança ou autoconfiança e sua vida foi pontuada por crises pessoais e períodos de depressão . Como fatores que podem ter contribuído para isso, podemos citar o medo de revelar sua homossexualidade (que viveu de forma oculta e reprimida), seu casamento desastroso com Antonina Miliukova em 1877, que durou menos de um mês, e sua associação com quatorze anos com a rica viúva Nadezhda von Meck. Em meio a essa vida pessoal agitada, a reputação de Tchaikovsky cresceu; ele recebeu honras do czar , ganhou uma pensão vitalícia e foi elogiado em salas de concerto em todo o mundo. Sua morte súbita aos cinquenta e três anos no ano de 1893 é geralmente atribuída à cólera , mas alguns atribuem ao suicídio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário