Sax e guitarra e percussão
O gênero é identificável por alguns elementos rítmicos e novas formas de composição que surgiram na atividade musical na ilha de Cuba durante o século XIX. Embora compartilhe o nome com o bolero espanhol, que é uma dança que surgiu no século XVIII e é executada em compasso 3/4 triplo, o gênero cubano desenvolveu uma célula rítmica e melódica diferente, em 4/4.
O típico bolero cubano surgiu por volta de 1840. Admite-se que o primeiro bolero foi Tristezas, escrito pelo cubano José Pepe Sánchez em Santiago de Cuba em 1883. Esta peça deu origem formal ao gênero com o acompanhamento musical que é chamado de "clássico" de guitarras e percussão.
O bolero evoluiu da música de cantina e peña para a música de serenata, e seu tema romântico o tornou aceitável para todas as classes sociais. Por outro lado, o surgimento de novas tecnologias como rádio e gravações provocaram uma maior difusão desse gênero.
Isso é o que encontramos na Wikipedia, mas o que temos no coração ao escutar um bolero?
TRISTEZAS
(Bolero - Pepe Sanchez) -1885
Tristeza
"Tristeza me dan tus penas mujer
profundo dolor, no dudes de mí
no hay pena de amor que entrever
cuanto sufro y padezco por ti.
La suerte es adversa conmigo
no deja ensanchar mi pasión
un beso me diste un día
lo guardo en el corazón".
Tristeza
"Tristeza me dan tus penas mujer
profundo dolor, no dudes de mí
no hay pena de amor que entrever
cuanto sufro y padezco por ti.
La suerte es adversa conmigo
no deja ensanchar mi pasión
un beso me diste un día
lo guardo en el corazón".
Foi no ano de 1883 (Noesis- Tristeza: el primer bolero de la historia) que a música cubana experimentou uma revolução total. Com influências ocidentais originárias da Europa e misturadas com ritmos africanos, originou-se a chamada canção crioula; Isso, junto com o boom que a trova mantinha na época, deu origem a um gênero que prevalece até hoje: o bolero latino-americano.
José Sánchez foi um músico cubano nascido em 19 de março de 1856, que imediatamente e em tenra idade se destacou por sua maestria no violão, apesar de nunca ter tido nenhuma instrução musical. Até ensinou aquele instrumento, graças à maestria com que o interpretava; e é que além de tocar e compor trova, Sánchez cantava, sua voz era característica porque, em uma corda de barítono, interpretava grandes melodias.
Ao longo do tempo foi considerado o "pai da canção trovadoresca", porém, a história o identifica mais como o criador do bolero latino-americano, como tal, Sánchez criaria um gênero que quebraria paradigmas no México e em toda a América Latina, impactando inclusive o mercado dos EUA. Muitas coisas foram ditas sobre Pepe, porém, a mais repetitiva foi que seu senso musical era intuitivo, ou seja, o que ele fazia, compunha, cantava e tocava, era produto de seu simples pensamento e sentido.
Pepe realmente recebeu treinamento em alfaiataria, para o qual ele também foi um grande intérprete.
Foi já na reta final do século 19 que o gênero trova ganhou fama e impulso na ilha, porém, a chegada de ritmos e gêneros mais europeus e africanos foi se misturando com a cultura local, isso foi chamado de neo-romantismo. gente. Deste movimento originou-se a tradicional trova cubana cuja principal característica eram suas letras.
Nesta altura, Pepe, como outros músicos ou compositores, não via maior profissionalismo na sua atividade artística. Terminado o seu trabalho de alfaiate, reuniu-se com colegas cujo gosto musical combinava e, em seguida, organizaram reuniões que foram chamadas de clubes. Consistia em vários cantores e intérpretes que se juntavam à sequência musical sob o acompanhamento da guitarra, dando-lhe contribuições pessoais, ou seja, algo equivalente ao que hoje se chama Jam.
Por seu talento, exercício e vocação, Pepe Sánchez foi, por sua vez, professor de importantes figuras da atividade musical cubana, especialmente Sindo Garay, que conheceu ainda criança e colocou em suas mãos seu primeiro violão e promotor de toda arte musical evento que ofereceu na cidade de Santiago, foi também amigo patriota de muitos mambises e de Guillermón Moncada, para quem compôs um bolero.
Foi diretor e fundador do famoso Quinteto de Trovadores de Santiagueros, formado por Pepe Figarola (voz principal), Bernabé Ferrer e Luis Felipe Portés (segundas vozes), Emiliano Blez (guitarrista acompanhante) e Pepe Sánchez (guitarra principal).
Podemos escolher muitos ou apenas um...
Cesaria Evora
Sax Tenor
El trovador más viejo del mundo
Sindo Garay:
Sindo Garay:
La guitarra sin envejecer
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