sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sarau na Senzala


Ensaio 22
baitasar

O café preto que despertava e a cerveja preta que adormecia fizeram do sono um jeito de relancear os olhos, numa visitação rápida, assim ninguém reclama que não sabe do que diz, e fugir, o jovem escritista mal conseguia deixar abertos ou fechados — Feche os olhos e durma.
—        Eu não quero... — contracenava seu teatro, como se o dia de ontem, fosse hoje, e o dia de amanhã um arrogante menino que não reconhece nada no passado, nenhum caminho, histórias mal contadas, incompletas, evangelhos da imaginação
—        Feche os olhos e tente ficar acordado.
O escritista deitou na rede que o anão esticou na senzala, não havia como desconvencer o rapaz, queria fazer permanência por ali. Viver o assombramento dos tambores da missa cantada, do herege, do gineceu, a hesitação, excitação, o zumbido, os gritos, as súplicas, a beleza dos pretos, o encantamento das pretas, a sensualidade dos seus corpos, as cantorias, os lamentos.
O balanço da rede fez seus olhos enxergarem o sono, sonhava com Adelaide, queria Moriá. O porão estava escuro, tinha sede, pediu o café e a cerveja — Chega do café, a cerveja vai lhe fazer mais bem. — tomou a cerveja, a boca da garrafa estava escura, adormecida, se parecia com a solidão, apenas ruínas, o desejo de chorar, a raiva, ódio, os desvios retorcidos, não sabia do que não ouvia, não dizia do que sentia, vontade de chorar da saudade que esqueceu. Não sabia o que lembrar ou esquecer, já tinha esquecido. Não ouviu explicação.
As paredes coavam a luz do sol, a escuridão não o confortava, começava a lhe meter o medo, começa a desapertar os nós da imaginação, a libertar a confusão dos pesadelos. O balanço da rede dá enjoo, quer descer, deitar na terra, enfiar o pé no chão, como uma âncora, mergulhada até o fundo do abismo escuro e gelado, o barulho das correntes se libertando para sua prisão, depois o silêncio. Enquanto as correntes eram mandadas ao fundo, os pés se debatiam, as mãos inúteis nadavam apoiadas nas bolhas que se libertavam à superfície.
Sente uma mão em sua testa, um garrote no pescoço. Por toda parte melancolia, transborda a morte naquelas prisões, despedaçando as carnes, arreganhando os dentes. Adormece
—        Levanta!
O caminho é longo, esticado pelo chicote. Levanta e caminha em voltas faz voltas e voltas, Eu não quero esquecer, eu quero lembrar, apanha do chicote até cair, levanta, dá voltas, lembra que é natal, canta e se encanta, baixa até a terra, sonha com a pele delicada e perfumada da Adelaide, evoca as curvas precisas, formais, exigentes, da Moriá, quer avisar os pretos, não é para ele aquela visita ao esquecimento, não pode esquecer Adelaide, ansiosa, atrevida, desassossegada, não quer esquecer Moriá, impaciente, agitada, frenética
—        Levanta e Caminha!
Olha nos lados e atrás, só vê os pretos, agarrados uns aos outros com torrentes, puxa o seguinte que carrega o próximo. O chicote desce, quando sobe, carrega sangue e carne dos pretos, que solta aos ventos, a terra não esquece aquele gosto da morte.
A assombração e a prudência fazem parte da vida, da sabedoria do velho, assim como, a máscara que protege das lembranças, fingindo não ver o que vê, mas sabe que vê, faz parte do crime e do castigo.
O tumbeiro viaja pelo interior de Luanda, trocando algumas coisas de pano, outras de ferro e pólvora, por coisas de cobre, marfim e escravos. Viva o tumbeiro! Vivam os portugueses! Vivam os holandeses, dinamarqueses, franceses, ingleses!
O caminho comprido do chicote não acaba no mar, o ar salgado escorre dos olhos, pelo nariz. Não geme mais, o garrote aperta o ar que lhe custa para sair e entrar. O preto é puxado e empurrado para dentro do tumbeiro, navio chão e hospitaleiro. É amontoado no convés, junto com muitos pretos, obstruindo a passagem em ambos os lados, outros são empurrados para baixo, porões ocos da compaixão
—        Mandinga! Mandinga! — repetem e repetem — Mandinga!
Aqueles que estão no convés olham a costa africana, não se mexem, não comem, sabem que o rio salgado é a estrada que faz chegar à terra Mandinga, lugar onde os escravos são vendidos. Amontoado ao seu lado, um anão que não parece um homem, parece com criança, menino acorrentado por castigo
—        Somos carneiros no matadouro!
No caminho vão adubando o rio salgado com suas carnes, até esbarrarem com alguma margem do rio — O quê?
—        A carne dos pretos é muito apreciada.
Foram colocados num desvio da estrada, o fogo os consumindo com lentidão, as guerras tribais comprometendo o dia que vem depois
—        Não, não é isso... — mas não consegue lembrar, não quer lembrar a ação secreta da natureza humana, as camadas subterrâneas da morte emergindo à superfície
—        Mandinga!
—        O quê?
—        A terra onde o preto é vendido e comido. — por todo o navio tumbeiro a melancolia da morte transborda, não há olhar que não busque liberdade, sem uma sombra, um sorriso, uma esperança de vida
—        Muitos vão ser vendidos em pedaços...
—        Mandinga!
—        Os brancos gostam das carnes dos pretos! — ali, no tumbeiro, o chicote do traficante negro ou o chicote do traficante branco tem pouca valia, os negros estão tristes, muitos já decidiram que não fazem a travessia até Mandinga, se atiram do navio, ficam por lá, afogados e comidos por tubarões. Vê negros com varíola, as feridas da morte. Outros rastejam por um pequeno gole de água. Exaustos do esquecimento que não chega. Precisam seguir em frente, viver a vida que cabe no convés e no porão do tumbeiro. Olha ao redor, pele e osso, curvados pela falta de espaço, esquálidos, tristes, usam a máscara da morte
—        Bem-vindos!
São todos bem-vindos, primeiro, no posto de recondicionamento, em Pernambuco, outros chegam ao recondicionamento na Bahia ou no Rio de Janeiro. Desciam os negros para o recondicionamento e embarcavam na troca: tabaco, cachaça, pau-brasil e o melado, para o precioso açúcar
O que se pode esquecer...
—        O pagamento do rei já foi feito, é só procurar a marca no peito. — sem esses piratas ingleses o circuito de carregar e descarregar não seria tão proveitoso, Filhos-da-puta!
Em cada posto um carregamento pronto. Um ferro em brasa no peito, com a forma de uma cruz, para mostrar que os 20% do rei, fosse o rei que fosse, estava pago, e também, que o preto escravo é batizado. Foi, por muito tempo, a certidão de batismo.
O que se pode lembrar...
—        O que foi? — o anão fez sinal de atenção
—        Olha aquele preto...
—        Qual? — o escritista estica o pescoço, o garrote aperta, vasculha o convés
—        Aquele ali... embranqueceu o cabelo. — foi o primeiro preto que embranqueceu o cabelo, pelo menos, que se tem notícia — Envelheceu da tristeza.
Sèzar precisa fechar os olhos de ver, abre os olhos de imaginar, tenta enxergar a longa jornada africana pra escravidão: os tumbeiros, as correntes, o chicote, a saudade, a solidão, a melancolia, o desespero. Amontoados, obstruindo as passagens no convés do navio, agachados, curvados, trezentos e sessenta e dois negros, doentes, a miséria dolorosa estampada. Pústulas de varíola rastejando para tomar um pouco de água, sem forças para voltar, morrendo ao redor da tina. Uns em estado de completo estupor, outros olhando penosamente ao redor, indivíduos desprezados até a pele e osso. Tudo em nome de um Senhor, tudo pra propagar a fé católica entre os escravos negros. Primeiro prender, cativar, dominar, maltratar e explorar, depois, a libertação com farinha de mandioca, batatas e bananas
—        Sèzar, o que você quer esquecer? O que você quer lembrar? — o escritista olha para os lados, o anão está ali, segura a sua mão
—        Finalmente, você acordou...
—        Dormi muito?
—        Se eu responder quarenta dias... você acredita?  Ninguém acreditaria que ele fez a travessia do rio salgado e sobreviveu, não tem as marcas do chicote, os cabelos embranquecidos, mas ele estava lá, junto, se negando esquecer. Não é ódio, nem vingamento, não procura desforra. Não quer continuar escondido atrás do tronco da árvore, prefere contar a história da criação do mundo de outro jeito, dizer de Olorum que criou os orixás. Oxalá, o filho mais velho, Exu, o filho mais novo. Os irmãos do meio Odudua, Ifá, Ajalá... Ossaim, Oxumarê. Iemanjá
—        Fumaça...
—        O que foi, meu amigo?
—        Eles estão todos aqui. — o anão o ajuda levantar, sair daquela rede
—        Vamos subir... e cuidado com os olhos. — quando chegam na cozinha encontram a Maiami — Estou preparando uma canja.
—        Nossa... tinha esquecido como você é linda. — enquanto cozinhava para Sèzar, preparava seu banho
—        E aí, o menino não aguentou a cerveja da Maiami com o café preto?
Ele senta na borda da banheira, esfrega os olhos, está no convés do casarão, sente sua cabeça como um grande e imenso tambor. Abre e fecha os olhos, lentamente, o costume com a luz do dia não lhe acalma, mas trás a vontade de comer, a gula com as carnes da Maiami, Que bom, não enlouqueci.
Tiram suas roupas e o colocam nas águas, delicadamente, sem correntes, sem gritos, tem vontade de dizer que ama aqueles dois. Fica calado, em silêncio, e reza, não quer assustar ninguém.
Quando abre os olhos, o anão e a prostituta continuam ali, em pé, parados, olhando para ele, mudos — O que foi? — as águas da banheira se debatiam com as bordas, iam e vinham, ondas que sobem e descem dos mares e oceanos. Uma estrada de água salgada profanada pelas coisas ruins dos homens
—        O seu peito... — repetem juntos, duas vezes.
O escritista abaixa os olhos e vê a marca da cruz queimada no próprio peito. Foi marcado como a carne para ser comida.

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