sábado, 13 de outubro de 2018

Memórias Póstumas de Brás Cubas: O abraço

Machado de Assis





CAPÍTULO LX / O abraço




Cuidei que o pobre-diabo estivesse doido, e ia afastar-me, quando ele me pegou no pulso, e olhou alguns instantes para o brilhante que eu trazia no dedo. Senti-lhe na mão uns estremeções de cobiça, uns pruridos de posse. 

— Magnífico! disse ele. 

Depois começou a andar à roda de mim e a examinar-me muito. 

— O senhor trata-se, disse ele, joias, roupa fina, elegante e... Compare esses sapatos aos meus; que diferença! Pudera, não! Digo-lhe que se trata. E moças? Como vão elas? Está casado? 

— Não. 

— Nem eu. 

— Moro na rua... 

— Não quero saber onde mora, atalhou Quincas Borba. Se alguma vez nos virmos, dê-me outra nota de cinco mil réis; mas permita-me que não a vá buscar à sua casa. É uma espécie de orgulho... Agora, adeus; vejo que está impaciente. 

— Adeus! 

— E obrigado. Deixa-me agradecer-lhe de mais perto? 

E dizendo isto abraçou-me com tal ímpeto que não pude evitá-lo. Separamo-nos finalmente, eu a passo largo, com a camisa amarrotada do abraço, enfadado e triste. Já não dominava em mim a parte simpática da sensação, mas a outra. Quisera ver-lhe a miséria digna. Contudo, não pude deixar de comparar outra vez o homem de agora com o de outrora, entristecer-me e encarar o abismo que separa as esperanças de um tempo da realidade de outro tempo... 

— Ora adeus! Vamos jantar, disse comigo. 

Meto a mão no colete e não acho o relógio. Última desilusão! o Borba furtara-mo no abraço.





______________________



Texto-fonte: 
Obra Completa, Machado de Assis, 
Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994. 


Publicado originalmente em folhetins, a partir de março de 1880, na Revista Brasileira.


___________________________

Leia também:









Nenhum comentário:

Postar um comentário