sábado, 27 de abril de 2024

Memórias - 16: um costume secular

No se puede hacer la revolucion sin las mujeres

Livro Dois

baitasar

Memórias

16 – um costume secular

naquela casa, ninguém sabia das histórias entre cristãos e judeus ou cristãos e mulçumanos ou mulçumanos e judeus, menos sabiam das lutas entre romanos e bárbaros, não compreendiam as histórias do holocausto nem ouviram falar sobre fascismo, desconfiavam que seu povo estava diminuindo em quantidade, mas as dominações, as revelações, as traições, as cruzadas, não eram assunto conhecido, Mariá ainda não sabia do inferno nem do céu nem da serpente e da maçã, nem escutava histórias de bruxas queimadas em fogueiras, mortes decretadas por homens com medo da magia das mulheres, mortes em nome da igreja, tamanho embaraço em nome da cruz, do pai, do filho e do espírito santo, da pia batismal e da água benta, amém, mas já sabia do medo do comunismo

eu, muito menos, sabia disso tudo, mas conhecia o extermínio rigoroso en la Montaña, as outras histórias se vai conhecendo aqui e ali, desde que se queira escutar

cheguei, naquela casa, por minha necessidade de sumir de la Montaña, e porque dona Manuela havia discursado exausta das suas tarefas de dona-de-casa sem qualquer ajuda, havia anunciado um basta vigoroso, Se quieres seguir con travassuras de luna llena y tardes locas, búscate outra criada ¡porque yo ya estoy hasta con cuidar de esta casa yo sola! Ni siquiera Anadyr me ayuda, ¡prefere las vacas! Qué mujer más infeliz será para casarse...

depois do silêncio da oração de agradecimento vinham conversas e comentários daquela manhã, dona Manuela servia a todos com seus sabores preferidos

tudo em ordem e oração à vida na família

Hoje, a vaca leiteira Feição fez de novo, puxou conversa antes de derramar o leite das tetas. Ela gosta de prosa, acredita que uma boa conversa deixa o leite mais saboroso.

todos acharam graça daquela história da Anadyr, a vaca leiteira falante

E sobre o quê vocês conversaram, perguntou Angélyca

Ela queria saber do seu bezerro.

E o que você respondeu, foi a vez do Crespo perguntar curioso

Eu respondi que ele estava bem, crescendo forte, prometi que à tardinha levaria ele para mamar nas suas tetas

Mamá, eu posso ver?

Eso depende de tu padre, Aryani. Ahora, vamos a comer.

Nunca vi uma vaca que fala, saiu do seu silêncio, Chiado, o caçula dos varões

Ya basta... vamos a comer...

Isso é porque tu nunca vai na vacaria, foi a vez de todos à mesa ouvirem o Calssado 

a voz assobiada do Chiado retrucou, Não vou porque tenho a escola...

dona Manuela não conseguiu evitar aquele trabalho nas mãos da Anadyr e Calssado, mas não permitia que nenhuma outra das suas crias visitasse a vacaria, Estas vacas no negarán a los niños y niñas la possibilidad de una infancia sana y la oportunidad de recibir una educación adecuada, Essa foi a minha educação... com as vacas leiteiras. Não está satisfeita com o que tenho para oferecer a ti e nossos filhos?, No hablo de ti. Hablo de nuestros hijos y hijas, del direcho a jugar, aprender y crecer de una forma que se adapte a niños y niñas. ¡Repites a tu padre!, Não estou a repetir meu pai!, Pues hazlo de outra manera.

Chega dessa conversa, vocês escutaram sua mãe... vamos comer.

as formalidades daquela casa à mesa eram homilia de agradecimento, preocupação determinada dos lugares de cada filho, cada filha, e a distribuição das comidas por dona Manuela

sem algazarras discordantes

primeiro o pai

apenas, torno a repetir, minha querida amiguinha, estou a contar o que a memória me lembra daqueles dias provisórios

não reconheço no transitório a eternidade, é na morte que se encontra o verdadeiro poder, morrer é um poder definitivo sobre todos

esse jeito de pensar me atrai

as memórias da morte esmagam as lembranças da vida e determinam os lugares de cada um de nós na continuação em nome do pai e da memória de si mesma, envelhecer sem lembranças é um preanuncio da morte 

os lugares à mesa sempre eram preenchidos naturalmente, um costume secular

um mandamento tradicional em que as criaturas que vinham ao mundo infantil o primeiro diploma era ao sentar à mesa sem a cadeirinha para crianças

uma a uma, elas esperavam sua chance de crescerem

a teta

as fraldas

a chupeta

a mamadeira

o engatinhar

os primeiros passinhos

as primeiras palavras

o penico, Es todo tan rápido, don Juan... 

cada um com as suas manias e tudo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

___________________

Memórias - 10: família e vacas
Memórias - 16: um costume secular

Nenhum comentário:

Postar um comentário