sábado, 1 de junho de 2019

Boa dia, Mayakovsky... da blusa amarela

não é tempo de escrever sobre rosas





Balalaica
(como um balido abala
a balada do baile
de gala)

(com um balido abala)
abala (com um balido)
(a gala do baile)
louca a bala
laica



Este poema serve para perceber métodos de trabalho do poeta. Depois de escrito foi reduzido bastante (as palavras entre parênteses foram retiradas), segundo Boris Schnaidermann um exemplo da honestidade artesanal de Mayakovsky, que eliminou do poema determinado tipo de musicalidade, tornou-se mais adrupto, menos suave. Para Mayakovsky a poesia precisa ser trabalhada, escrita e reescrita.

Maiakovski, Vida e Obra, 2ª ed. Paz e Terra, 1978
Pg 37





Do veludo da minha voz
Vou mandar fazer minha calças pretas.
De três metros de meio-dia, uma blusa
                                              [amarela.
(............)
E vocês, mulheres, que amam a minha
                                     [carcaça, e você
menina, que não quer ver em mim senão
                                                 [ um irmão
atirem os seus sorrisos ao poeta,
que eu vou costurá-los, como se fossem
                                                    [flores,
na minha blusa amarela!


Um traço característico da personalidade gigantesca, egocêntrica e narcisista de Maiakovski: desfilar pelas ruas atraindo a atenção de todos, principalmente das mulheres, chocando os padrões estabelecidos, provocando indignação e fascínio. Seu  poema A Blusa Amarela é desta época.

Maiakovski, Vida e Obra, 2ª ed. Paz e Terra, 1978
Pg 39




Nenhum comentário:

Postar um comentário