domingo, 3 de março de 2024

Bob Marley - No Woman, No Cry

Não, mulher, não chore



Bob Marley & The Wailers 
- No Woman, No Cry (Live At The Rainbow 4th June 1977)






Robert Nesta Marley (Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945 – Miami, 11 de maio de 1981) foi um cantor e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar internacionalmente o gênero. Já vendeu mais de 75 milhões de discos e, em 1978, três anos antes de sua morte, foi condecorado pela ONU com a "Medalha da Paz do Terceiro Mundo".

Sua obra tratava principalmente de temas político-sociais e espirituais. Dedicado a protestar contra injustiças sociais, Bob Marley é mundialmente celebrado como a voz dos pobres e oprimidos, sendo considerado um símbolo de resistência negra, espiritualidade, defesa dos direitos humanos e luta por justiça social. Suas músicas denunciavam o racismo, a desigualdade social, o colonialismo e a guerra. Devoto do movimento religioso rastafári, a vida e a obra de Bob Marley foram profundamente influenciadas por sua fé. Sua música serviu de porta-voz às convicções e temas da fé rastafári, como as interpretações afrocêntricas da Bíblia e o pan-africanismo. A África e suas questões, como a miséria e a colonização europeia, foram também assuntos amplamente abordados em suas músicas.



Bob Marley & The Wailers 
- I Shot The Sheriff (Live At The Rainbow Theatre, London / 1977)






Bob Marley pautou sua vida e sua arte na filosofia Rastafári, trazendo nas letras mensagens de amor, fé e questões sociais que, infelizmente, ainda precisam ser discutidas nos dias de hoje.

Como poucos, o cantor conseguiu criar a partir de sua essência e isso fez com que suas músicas tocassem em muitos corações.



Bob Marley 
Concierto por la Paz, 22 de mayo de 1978






Is This Love

A marca registrada de Bob Marley, Is This Love é como um manifesto sobre o amor, escrito com entrega e sem receios de pieguices. É a canção mais popular do cantor e a mais tocada no Brasil.

Is This Love está presente no álbum de 1978, Kaya, e embora Bob tenha lançado a música sem grandes expectativas, ela fez e ainda faz muito sucesso.







Isso É Amor?
Is This Love?

Eu quero te amar
I wanna love you
E te tratar bem
And treat you right
Eu quero te amar
I wanna love you
Todos os dias e todas as noites
Every day and every night

Nós estaremos juntos
We'll be together
Com um telhado bem acima das nossas cabeças
With a roof right over our heads
Nós dividiremos o aconchego
We'll share the shelter
Da minha cama de solteiro
Of my single bed

Nós dividiremos o mesmo quarto, sim
We'll share the same room, yeah
Pois Jah providencia o pão
For Jah provide the bread

Isso é amor? Isso é amor? Isso é amor?
Is this love? Is this love? Is this love?
Isso é amor que estou sentindo?
Is this love that I'm feeling?
Isso é amor? Isso é amor? Isso é amor?
Is this love? Is this love? Is this love?
Isso é amor que estou sentindo?
Is this love that I'm feeling?

Eu quero saber, quero saber, quero saber agora
I wanna know, wanna know, wanna know now
Eu tenho que saber, tenho que saber, tenho que saber agora
I got to know, got to know, got to know now
Eu, eu estou disposto e capaz (eu)
I, I'm willing and able (I)
Então eu (eu) jogo minhas cartas na sua mesa
So I (I) throw my cards on your table

Eu quero te amar, eu quero te amar e te tratar
I wanna love you, I wanna love and treat
Te amar e te tratar bem
Love and treat you right
Eu quero te amar
I wanna love you
Todos os dias e todas as noites
Every day and every night

Nós estaremos juntos, sim
We'll be together, yeah
Com um telhado bem acima das nossas cabeças
With a roof right over our heads
Nós dividiremos o aconchego, sim, oh, sim
We'll share the shelter, yeah, oh, yeah
Da minha cama de solteiro
Of my single bed

Nós dividiremos o mesmo quarto, sim
We'll share the same room, yeah
Pois Jah providencia o pão
For Jah provides the bread

Isso é amor? Isso é amor? Isso é amor?
Is this love? Is this love? Is this love?
Isso é amor que estou sentindo?
Is this love that I'm feeling?
Isso é amor? Isso é amor? Isso é amor?
Is this love? Is this love? Is this love?
Isso é amor que estou sentindo? Oh
Is this love that I'm feeling? Oh

Oh, sim, eu sei, sim, eu sei, sim, eu sei agora
Oh, yes, I know, yes, I know, yes, I know now
Oh, sim, eu sei, sim, eu sei, sim, eu sei agora
Oh, yes, I know, yes, I know, yes, I know now
Eu, eu estou disposto e capaz (eu)
I, I'm willing and able (I)
Então eu (eu) jogo minhas cartas na sua mesa
So I (I) throw my cards on your table

Veja
See
Eu quero te amar, eu quero te amar e te tratar
I wanna love you, I wanna love and treat you
Te amar e te tratar bem
Love and treat you right
Eu quero te amar
I wanna love you
Todos os dias e todas as noites
Every day and every night

Nós estaremos juntos
We'll be together
Com um telhado bem acima das nossas cabeças
With a roof right over our heads
Nós dividiremos o aconchego
We'll share the shelter
Da minha cama de solteiro
Of my single bed

Nós dividiremos o mesmo quarto, sim
We'll share the same room, yeah
Pois Jah providencia o pão
Jah provides the bread

Nós dividiremos o aconchego
We'll share the shelter
Da minha cama de solteiro
Of my single bed

Composição: Bob Marley



Bob Marley & The Wailers 
- Stir It Up (Live at The Old Grey Whistle, 1973)





Poucas bandas podem reivindicar o status de lenda genuína. Os Wailers reivindicam confortavelmente seu lugar na história da música essencial. A sua música foi, e é, definidora da cultura: corações rebeldes com almas corajosas que incorporam o espírito do reggae que definiu a era dos anos 70.

A lendária banda de reggae de raiz ao vivo no 10º aniversário do Uprising Festival. Juntamente com Bob Marley, eles levaram o reggae às massas e criaram um movimento mundial. The Wailers da Jamaica e sua apresentação completa ao vivo no Uprising Festival 2017 em Bratislava, Eslováquia, em 26 de agosto.


THE WAILERS - Live at Uprising Festival 2017





Bob Marley & The Wailers 
- Live at the Rainbow (Full Concert)



Nenhum comentário:

Postar um comentário