quarta-feira, 21 de maio de 2014

Cinema: Fanáticos Servos da Dominação

Sombras de Goya


Às vezes, a memória decide caminhos
                                                        isso não é ruim
                                               é bom olhar para trás
lembrar
                o já passado
                         construído
destruído
                                     e  optar 
se queremos
                              continuar 
                                                        ou voltar aos

julgamentos sumários


                                      mentiras

                                                      intolerâncias 

religiosas
                    desumanas
                                     em nome de uma luta falsa
um falso e desumano Santo Ofício.

Olhos

            ouvidos 

                            cérebros 
destruídos para mentir e trair.

                        Fanáticos Servos.

Torturada enquanto suplicava


                 "Diga-me qual é a verdade?"


1714 ou 2014? 

                            Qual é a verdade?

Quem somos se torturamos na busca da verdade?


Mentimos 
                 matamos 
                                   em nome da verdade?

Por que destruímos quem somos?

                                                                Em 1714 

o garrote estava nas mãos
                                             de fanáticos servos 

                                                                             da Verdade!


Em 2014

                                         o garrote é mais suave

atormenta almas 

                                  pouco a pouco

calma

                             calmamente

                                                     deformadas

descarnadas.

O medo retira as camadas de humanidade
e deixa sucatas
de
                                                      o lápis no apontador
                                                      deixa sucatas de pau
                                                                 poeira
                                          
                                          ódio
                                     ignorância.

E se você não sabe

                                 dos pilares da dominação

lança golfadas com defeitos

                                                            de informação
                                                  a sabedoria dos fantasmas






Nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte (Craig Stevenson), o gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido na corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid). Inés (Natalie Portman), a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), também retratado por Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta.



Pinturas de Francisco Goya!


Artes e Humor de Mulher

Francisco Goya!



Francisco José de Goya y Lucientes (Fuendetodos, Saragoça, 30 de março de 1746 — Bordéus, França, 15 de abril de 1828), foi um pintor e gravador espanhol. Conhecido como “Goya, o Turbulento” e considerado às vezes como “o Shakespeare do pincel”[1], suas produções artísticas incluem uma ampla variedade representativa de retratos, paisagens, cenas mitológicas, tragédia, comédia, sátira, farsa, homens, deuses e demônios, feiticeiros, e um pouco do obsceno.

Durante a última parte de sua vida, Goya cobriu as paredes de sua Quinta del Sordo com as famosas “pinturas negras”, as últimas e mais misteriosas de seu gênio atormentado, como “Saturno devorando a un hijo” (1815) que se encontra atualmente no Museu do Prado. Esta pintura constitui uma referência aos conflitos internos de Espanha, durante o reinado absolutista de Fernando VII, mas será também um reflexo da degradação da sua saúde física e mental. Em 1824, Goya se exilou em Bordeaux, França, vindo a morrer quatro anos depois naquela cidade.



Galeria Francisco Goya!



















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