quarta-feira, 30 de março de 2016

A Esperança



Mayakovsky


A esperança


Injeta sangue
                no meu coração,
                enche-me até o bordo as veias!
Mete-me no crânio pensamentos!
Não vivi até o fim o meu bocado terrestre,
sobre a terra
                               não vivi o meu bocado de amor.
Eu era gigante de porte,
                                               mas para que este tamanho?
Para tal trabalho bastava uma polegada.
Com um toco de pena, eu rabiscava papel,
num canto do quarto, encolhido,
como um par de óculos dobrado dentro do estojo.
Mas tudo que quiserdes eu o farei de graça:
esfregar,
                lavar,
                               escovar,
                                               flanar,
                                                               montar guarda.
Posso, se vos agradar,
                                               servir-vos de porteiro.
Há, entre vós, bastantes porteiros?
Eu era um tipo alegre,
                                               mas que fazer da alegria,           
quando a dor é um rio sem vau?
Em nossos dias,
                               se os dentes vos mostrarem
não é senão para vos morder
                                                               ou dilacerar.
O que quer que aconteça,
                                               nas aflições,
                                                               pesares...
Chamai-me!
                Um sujeito engraçado pode ser útil.
Eu vos proporei charadas, hipérboles
                                                               e alegorias,
malabares dar-vos-ei
                                               em versos.
Eu amei...
                               mas é melhor não mexer nisso.
Te sentes mal?
                               Tanto pior...
                                               Gosta-se, afinal, da própria dor.
Vejamos...         Amo também os bichos —
                                                               vós os criais,
                                                                              em vossos parques?
Pois, tomai-me para guarda dos bichos.
Gosto deles.
                               Basta-me ver um desses cães vadios,
como aquele de junto à padaria,
                               um verdadeiro vira-latas!
e no entanto,
                               por ele,
                                               arrancaria meu próprio fígado:

“Toma, querido, sem cerimônia, come!”



__________________




Eu
     a esta terra
                       amo!
Talvez
           se possa esquecer
o lugar em que se cria a pança e papo,
mas a terra
                  junto com o qual
                                      sofreste fome
a essa
          é impossível esquecê-la
                                                jamais!




____________________




A mim
        nem um vintém sequer
        os versos jamais me deram
jamais ganhei mobília
                      do ebanista.
E, salvo duma camisa sempre fresca,
sinceramente
          de nada preciso eu.




______________________



Dizem
         que em alguma parte
                    parece que no Brasil
          existe
                   um homem feliz.



______________________



Cada um ao nascer
traz sua dose de amor,
mas os empregos,
o dinheiro,
tudo isso,
nos resseca o solo do coração.



______________________


Um dia, quem sabe,
ela, que também gostava de bichos,
apareça
          numa alameda do zoo,
sorridente,
                 tal como agora está
                     no retrato sobre a mesa.
Ela é tão bela,
que, por certo, hão de ressuscitá-la.
Vosso Trigésimo Século
                              ultrapassará o enxame
de mil nadas,
                       que  dilaceravam o coração.
Então,
         de todo amor não terminado
seremos pagos
                       em inumeráveis noites de estrelas.
Ressuscita-me,
                       nem que seja só porque te esperava
                                                          como um poeta,
repelindo o absurdo cotidiano!
Ressuscita-me,
                       nem que seja só por isso!
Ressuscita-me!
                        Quero viver até o fim o que me cabe!
Para que o amor não seja escravo
de casamentos,
         concupiscência,
                                salários.
Para que o dia,
                          que o sofrimento degrada,
não vos seja chorado, mendigado.
E que, ao primeiro apelo:
                                         - Camaradas!
atenta se volte a terra inteira.
Para viver
                livre dos nichos das casas.
Para que
               doravante
                            a família
                                          seja
o pai,
        pelo menos o Universo;
a mãe,
        pelo menos a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário