domingo, 12 de junho de 2016

O Hino... e o algodão

Ella Fitzgerald & Louis Armstrong


Summertime








Summertime

Summertime and the livin' is easy
Fish are jumpin' and the cotton is high
Oh your daddy's rich and your ma is good lookin'
So hush little baby, don't you cry
One of these mornings
You're goin' to rise up singing
Then you'll spread your wings
And you'll take the sky
But till that morning
There's a nothin' can harm you
With daddy and mammy standin' by



Composição: George Gershwin / Dubose / Ira Gershwin / Dorothy Heyward




Em 1935, estreia na Broadway o musical ‘Porgy and Bess’




Em 10 de outubro de 1935, a ópera inovou ao apresentar no palco um elenco formado somente por atores negros



A ópera apresentou canções icônicas como 'Summertime', 'I loves you, Porgy' e 'Bess, You Is My Woman Now' (Foto: Wikimedia)



‘Porgy and Bess’ é, provavelmente, a mais famosa e mais bem sucedida ópera americana do século XX e também a mais controversa. Baseada no romance de DuBose Heyward, “Porgy” e na peça adaptada pelo próprio Heyward e sua esposa Dorothy, a ópera foi por muito tempo considerada a obra-prima de seus autores. Desde sua estreia, em 1935, a história do mendigo aleijado transformado pelo seu amor inesperado por Bess já viajou o mundo com o teatro e companhias de ópera. A produção esteve em turnê diplomática durante anos, agindo em nome da embaixada americana. A temática é voltada para problemas sociais como a marginalidade, o desemprego, a prostituição e o alcoolismo.

George Gershwin escreveu uma carta a DuBose Heyward, cujo livro ele estava lendo, propondo que os dois colaborassem em uma adaptação em forma de ópera. O poeta imediatamente concordou, mas a burocracia em Nova York impediu a produção da ópera por mais de sete anos. Enquanto isso, o cantor Al Jolson tentou montar uma versão musical de “Porgy”, estrelando ele mesmo, vestido com uma máscara para fazê-lo parecer negro. Mas a tentativa não deu certo, deixando o caminho livre para a colaboração de Gershwin e Heyward, que estrelaria um elenco inteiramente negro, com atores treinados em música clássica. A decisão de escalar apenas atores negros revolucionou a cena teatral dos Estados Unidos da década de 1930.

Por mais de dois anos, DuBose Heyward e os irmãos Gershwin – o irmão de George, Ira, juntou-se ao time como compositor em 1934 – colaboraram principalmente por cartas, com raros encontros. Mesmo assim, eles conseguiram compor algumas das músicas mais icônicas do teatro americano, como “Summertime,” “I Got Plenty O’ Nuttin’,” “It Ain’t Necessarily So”, “I loves you, Porgy” e “Bess, You Is My Woman Now.”




Nina Simone





Janis Joplin





Billie Holiday





Charlie Parker





John Coltrane





Miles Davis







Verão

É verão e a vida é fácil
Os peixes estão pulando e o algodão está grande
Oh, seu pai é rico e sua mãe é linda
Então acalme-se pequeno, não chore

Numa dessas manhãs, você vai acordar cantando
E então você abrirá suas asas, voará pelo céu
Mas até esta manhã, não há nada que possa te ferir
Com a mamãe e o papai por perto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário