terça-feira, 16 de abril de 2019

Memórias Póstumas de Brás Cubas: As pernas

Machado de Assis





CAPÍTULO LXVI / As pernas





Ora, enquanto eu pensava naquela gente, iam-me as pernas levando, ruas abaixo, de modo que insensivelmente me achei à porta do Hotel Pharoux. De costume jantava aí; mas, não tendo deliberadamente andado, nenhum merecimento da ação me cabe, e sim às pernas, que a fizeram. Abençoadas pernas! E há quem vos trate com desdém ou indiferença. Eu mesmo, até então, tinha-vos em má conta, zangava-me quando vos fatigáveis, quando não podíeis ir além de certo ponto, e me deixáveis com o desejo a avoaçar, à semelhança de galinha atada pelos pés.

Aquele caso, porém, foi um raio de luz. Sim, pernas amigas, vós deixastes à minha cabeça o trabalho de pensar em Virgília, e dissestes uma à outra: — Ele precisa comer, são horas de jantar, vamos levá-lo ao Pharoux; dividamos a consciência dele, uma parte fique lá com a dama, tomemos nós a outra, para que ele vá direito, não abalroe as gentes e as carroças, tire o chapéu aos conhecidos, e finalmente chegue são e salvo ao hotel. E cumpristes à risca o vosso propósito, amáveis pernas, o que me obriga a imortalizar-vos nesta página.





___________________

Texto-fonte:

Obra Completa, Machado de Assis,
Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.

Publicado originalmente em folhetins, a partir de março de 1880, na Revista Brasileira.


___________________________

Leia também:

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LVII / Destino

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LVIII / Confidência

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LIX / Um encontro

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LX / O abraço

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXI / Um Projeto

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXII / O travesseiro

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXIII / Fujamos!

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo: LXIV / A transação

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXV / Olheiros e Escutas

Memórias Póstumas de Brás Cubas: A casinha

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Prólogo e AO LEITOR



Nenhum comentário:

Postar um comentário