domingo, 5 de junho de 2022

Poemas de Amor - Basílio da Gama

Poemas de Amor - 02

um na semana... 
é preciso tempo para se alastrar em nós
essa voz e seus nós



A uma senhora


Na idade em que eu brincando entre os pastores,
Andava pela mão e mal andava,
Uma ninfa comigo então brincava
Da mesma idade e bela como as flores.

Eu com vê-la sentia mil ardores;
Ela punha-se a olhar e não falava;
Qualquer de nós podia ver que amava,
Mas quem sabia então que eram amores?

Mudar de sítio à ninfa já convinha,
Foi-se a outra ribeira; e eu só, naquela
Fiquei sentindo a dor que n'alma tinha,

Eu cada vez mais firme, ela mais bela;
Não se lembra ela já de que foi minha,
Eu ainda me lembro que sou dela!...




________________

1741, Tiradentes, MG - 1795, Lisboa, Portugal


Nenhum comentário:

Postar um comentário