terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A Noite dos Cristais

Luís Fulano de Tal


Novela



Tal, Luís Fulano, 1959
             A noite dos cristais / Luís Fulano de Tal
(Luís Carlos de Santana) - São Paulo: Editora 34, 2015 (2ª Edição).
128p.










Depois de uma semana de conversas regadas a café, cigarros e lembranças, já éramos amigos. Uma tarde conversávamos, e repentinamente, como se se livrasse de um grande peso na consciência, disse, tenho comigo um maço de papéis que penso te interessam muito.

É verdade? Por quê?

São escritos feitos por um negro fugitivo do Brasil. Uma vez li um trecho, estão em português, mas parecem ser nomes de ruas... de pessoas... não sei bem... acho que são lembranças, não?







Eram as lembranças de Gonçalo, um homem que vivera no Brasil à época da escravidão e que um dia fugira para Caiena.








Nos homens, pegavam em seus membros, torciam e apalpavam tocando os escrotos para provocar ereção. Os que tinham membros incomensuráveis eram disputados a peso de ouro. Passavam a fazer parte do seleto corpo de segurança de honoráveis senhores brancos... Outros eram metidos nas senzalas para pejar centenas de negrinhas já bulidas por patrões e feitores.









Algumas famílias não aceitavam as escravas de leite; diziam que este já vinha com suas inclinações lascivas e debochadas, e que os escravos, naturalmente inimigos de seus senhores, poderiam influenciar com suas artes e magias as pequeninas almas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário