segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O Brasil nação - v1: adsequência 1 - Manoel Bomfim

Manoel Bomfim



O Brasil nação volume 1




adsequência 1



Arcaísmo do Estado. Numa sociedade humana, todo progresso é expressão da direção que a leva. Por isso, a contenda política se faz para a conquista da mesma direção, em esforços que são, quando legítimos, outros tantos movimentos de propaganda, no sentido de modificar a orientação condutora. Se chega o momento da indispensável revolução, para que esta seja eficaz, deve fazer-se a substituição integral das fórmulas diretoras e do respectivo pessoal. Então, se queremos saber o que vale efetivamente a atualidade de uma nação, basta-nos aferir o valor dos seus dirigentes. Aí está a história mostrando-nos que, em todos os tempos, as grandes crises políticas são deficiências dos governantes, assim como as verdadeiras crises sociais são retardamentos e anquiloses das classes dominantes, emperradas, degradadas, mentecaptas, já incapazes de realizar, e, até, de compreender as novas formas de vida, com as concomitantes necessidades. Agora mesmo: o Ocidente, a que pertencemos, depois de ter sido, por milênios, o condutor da ascensão humana, parece nem mais saber conduzir-se. Perspectiva de um mundo a esboroar-se, onde não é a crise franca de desorganização, é o manifesto declínio. Por toda parte, a ação dirigente resulta num desesperado esforço de frenagem, quando não o desatino de náufragos, agarrando-se perdidamente ao que têm à mão, e que é a mesma pervertida e absoluta organização social em que se encontraram, ao tomarem feição na vida política.

O homem já subiu em espírito, e apurou as respectivas energias, o bastante para assenhorear-se dos seus destinos, e, em plena consciência, fazer, com a perfeita solidariedade, uma vida de justiça cordial, realmente humana. Assim o faria, se os dirigentes para aí o levassem. Mas, está verificado, nessa função de governantes, as mentalidades não evoluem para a justiça; moldam-se nas tradições do Estado primitivo, quando os grupos nacionais deviam viver em luta brutal, matando para não morrer. Então, as melhores virtudes e os melhores talentos usavam-se em defender a comunidade contra as agressões constantes, e, com isto, distribuíram-se as sociedades em duas classes quase isoladas – dominantes e dominados: os que trabalham e produzem; os que defendem, e, assim, deviam dirigir, embora vivendo parasitariamente da produção dos primeiros... Hoje, a direção social não precisa mais ser defesa brutal, em ataques e lutas... O Homem compreendeu a vida, e quer concentrar a ação em bem ajustar-se à natureza onde vive, em bem solidarizar-se no grupo de que faz parte. 

Destarte, a direção tem de ser, principalmente, para a produção – os meios e processos condizentes com essa cordial solidariedade... Deverá ser assim, que é a aspiração essencial em todos que não ficaram nos instintos primitivos. Seria assim a direção dos grupos nacionais, se as tradições políticas não se tivessem pervertido, nesse regime de Estado que só sabe existir como poder de opressão, para obrigar os dominados, a massa proletária, a fazer a produção em proveito dos dominantes, tudo arranjado num arcaico aparelho político e administrativo que, dentro de cada nação possuída pelo capitalismo, torna a paz dependente da autoridade dos dirigentes, e, de nação para nação, do precário equilíbrio da força militar em cada uma delas, força de que os mesmos dirigentes são os donos. 

Dessa mentalidade passada, imposta ao presente, saiu a última grande guerra, catástrofe suprema para a humanidade, multiplicados desastres e perdas, das quais as menos importantes foram as de valor material. Toda a espécie humana foi alcançada pelos efeitos do conflito-voragem, em que se esgotaram as forças econômicas, e se subverteram grandes ideais, alguns já em parte realizados. Ora, tudo isto foi devido à incapacidade mental, e à barbaria moral dos governantes, a serviço da ganância capitalizante. Nos últimos decênios, não havia quem contemplasse o mundo, com alma para sentir e compreender as necessidades humanas, sendo capaz de sobrepor-se aos míseros interesses das políticas dominantes, e que não visse o Ocidente a caminhar para o terrível desastre. A política da paz armada, inspirada ainda no si vis pacem do Romano; essa política tornava inevitável a apavorante desgraça. Mas não o compreendiam assim os dirigentes, por toda a Europa. Certamente retrógrados, evidentemente ineptos, eles procediam como se a monstruosa luta, de cinquenta meses de devastação e extermínio, fosse o destino necessário da civilização. 1 Os mais adiantados: o Inglês a arrogar-se o domínio dos mares; o Germano a reviver o ideal do bárbaro que suplantou Roma; o Francês a sonhar revanches e hegemonias... esses, que pretendiam altear o facho da civilização, todos porfiaram em acumular os elementos e motivos de inevitável conflito. 

1 É legítimo acreditar que esses três Estados quiseram decididamente a guerra: a Alemanha – como processo para chegar à hegemonia do mundo; a Inglaterra – para suplantar de vez a Alemanha, que se preparava para arrancar-lhe o decantado cetro dos mares, e procurou a oportunidade de fazê-lo com o concurso de mais de meio mundo; a França – porque lhe parecia indispensável uma vitória sobre a vencedora de 1870, e só esperava o momento de envolver a Rússia no conflito. Ninguém contesta, hoje, que a viagem de Poincaré à Rússia teve esse intuito. De todo modo, é inegável que se, a 1º de agosto, de 1914, a Inglaterra houvesse categoricamente declarado à Alemanha que entraria na guerra contra a própria Alemanha, o conflito não se daria. Mas Lord Grey não o fez: esperou que a guerra se acendesse, e a Alemanha não mais pudesse recuar, para defender-se. E quando o Teuto reconheceu o supremo perigo a que se expusera, era tarde. Daí o seu furioso despeito contra os ingleses; daí o ódio publicamente proclamado, oficialmente cultivado, contra a Inglaterra e confessado no Gott straffe England, emoldurado em todos os lares... 

No entanto, travada a luta, tudo veio demonstrar que nenhum dos promotores dela, políticos ou profissionais da guerra; nenhum tinha ideia, nem da extensa destruição em que ela se faria, nem da sua duração provável, nem, menos ainda, dos pavorosos e eficazes processos que se aplicariam. As possibilidades técnicas e os recursos industriais eram os da portentosa atualidade científica. Os governantes, porém, procederam como se não contassem com isto, porque agiam com almas de outras eras. Não previram, nem computaram com visão de futuro; apenas reanimavam o passado. E, por isso, anunciaram uma coisa, e o que aconteceu foi inteiramente diverso e novo, mesmo para os titulados na arte de matar. As estratégias, táticas, e consequências foram desenvolvimentos do acaso...2 Para encontrar mentalidades capazes de prever o que seria essa guerra científica foi preciso ir aos puros letrados, sem nenhuma função de governantes. Quanto a estes, depois de tornar inevitável a luta, deixaram-na alastrar-se, sem nenhum poder de limitá-la, sempre à mercê das conjunturas, para vê-la terminar de forma que, exausto todo o mundo, não houve triunfadores; o grande vencido, absolutamente rendido, foi o menos abatido... Houve, porém, aproveitadores. Porque o fato dominante, no mundo atual, é a capitalização, a grande desgraça serviu para abreviar a transmutação das reservas, em favor, necessariamente, dos mais vigorosos e mais técnicos dentre os capitalizadores. A guerra fez

2 Eram todos os empenhados na luta velhos Estados guerreiros, e não houve um só que não procedesse com indiscutível inépcia: os alemães com a sua guerra submarina; os ingleses com a campanha dos Dardanelos; os franceses com os inúteis e custosíssimos ataques a modo do de Chemin des Dames; os russos com a estúpida e mal conduzida ofensiva que os levou à formidável derrocada dos lagos Masurios... Por todos eles, a direção mental se fazia no espírito daquele coronel, de que Wells nos dá notícia... “Anda o mundo de esporas, viaja de esporas nos trens, passeia de esporas, pensa pelas esporas...” Os generais aceitaram a contragosto os tanques e todas as invenções para as quais tinham destes comentários – Que pena que o inventor (dos tanques) não empregue a sua imaginação em qualquer coisa de melhor!... (Novas armas, para Velhas... 1916). 

derivar para os Estados Unidos 3/5 do ouro que enriquecia o velho mundo. 

Com povos praticamente solidarizados, apesar da estreiteza de espírito, os dirigentes das nações em luta, no desenvolvimento desta, foram obrigados a reconhecer a insuficiência, estupidez e monstruosidade de muitas normas antigas, e a adotar outras, bem contrastantes, em franca oposição com as ideias em cujo nome eles existiam. É assim que, como condição para economia de energias, boa distribuição de recursos, e facilidade metódica de produção, foi feita a socialização dos principais recursos, a fiscalização superior do consumo, a unificação oficial dos transportes. Finalmente, tudo que tinha influência social houve que ser socializado. A realidade de uma situação exigente demonstrou qual o verdadeiro regime da produção e distribuição, numa sociedade que deseje apurar e coordenar os seus recursos e as suas energias. 

Resultaria um grande bem dessa desgraça suprema, se a completa demonstração se tivesse aproveitado. Não o foi, porém, e tudo, agravado na própria desgraça, voltou ao regime de sempre, no reforço de um capitalismo refeito em voracidade, adestrado em racionalização. Não o foi porque, numa fórmula de política realmente humana e socializada, a função dos dirigentes tem de ser, ao mesmo tempo, orientação de fins e capacidade técnica.3 Ora os profissionais dirigentes não têm outra capacidade se não essa mesma – de manter o Estado nas formas arcaicas, que lhes permitem viver da posição privilegiada e exploradora em que se acham. Num regime em que administração política e direção social fossem misteres de competência, com vantagens reais para a comunidade, não haveria lugar tais governantes, fora do tempo, infensos às práticas da verdadeira e necessária solidariedade

3 Lessing, secretário do representante dos Estados Unidos em Versalhes, diz, com todas as letras, que Lloyd George patenteou, ali, uma angélica ignorância, não só de economia política, mas da mais rudimentar geografia... 

humana. Mentalidades presas a uma tradição incompatível com a vida atual, fingiam a crença monstruosa – de que a guerra, atualmente, pode ser escola de exaltação das virtudes sociais e morais,4 no entanto, liquidada a triste façanha, são os primeiros a proclamar que, por toda a parte, com esta guerra, declinaram os caracteres e animalizaram-se as gentes. – Oh! Sim! Mas, em parte nenhuma foi mais sensível a queda moral que neles mesmos. Vínhamos de uma quadra caracterizada pela fragilidade e inconstância política dos homens, o esfarelamento dos chamados partidos, a desconsideração, o acanalhamento dos respectivos militantes, com o afastamento, enojados, dos mais honestos e capazes para serem estadistas. Agora, na miséria dessa liquidação das formas antiquadas, o que se vê é o assalto descarado ao Estado, para o uso de empresas financeiras, servidas pelo despotismo reles e grosseiro de velhos generais, ou de generais de fancaria, improvisados para o fim desse mesmo assalto. 

Então, no Ocidente possuído por essa tradição política, com os dirigentes que se perpetuam, de tal sorte se dispõem os fatores sociais que, finalmente, o progresso só aproveita ao mal, para agravação da miséria de sempre. Senão, vejamos. Tivemos a hedionda catástrofe de 1914 porque os dirigentes das grandes potências, para manter a paz, só confiavam na capacidade de matança. E a guerra, que não puderam evitar, tirou da ciência todo um requinte de destruição e morticínio. Quem tinha visão para os horizontes

4 Para a França, a virtude foi produzir a fome permanente de um povo inteiro, o russo, com o inexorável bloqueio a que levou os outros aliados. Para garantir os juros dos seus rentiers, fez sofrer fome, literalmente, a sábios de consagração universal, como Pawlof e Manuchin, condenados a cultivar as batatas de que se nutriam, sem papel onde registrassem as descobertas com que continuam a enriquecer a ciência. Nessa política de desdouro, os sucessores dos homens de 1889 alimentaram, contra o governo socialista da Rússia, todas as facções reacionárias e tzaristas que ali se armaram. Já oficialmente reconhecidos pelo governo francês, subsidiados e alimentados pelo dinheiro francês, eram, afirma Wells, verdadeiros salteadores, sem nenhum ideal... 

humanos, assim como compreendia ser inevitável a guerra entre os Estados super armados, logo percebeu que desencadeada a luta, com os recursos em uso, não era possível vitória franca para nenhum dos partidos. Eles, porém, na essencial carência de julgamento, nada compreenderam, e porfiaram no batalhar, até a extenuação e o esgotamento. Não houve verdadeiro triunfo a assinalar, mas sacrificaram-se dezenas de milhões de homens válidos, estiolaram-se as gerações em formação, malnutridas, fatigadas ao espetáculo da guerra sem mercê, queimaram-se montanhas de riqueza feita, ao mesmo tempo que se suspendia o curso da vida econômica nas principais nações do mundo. Chegou, por fim, o momento de voltar à vida pacífica, e de atender às formidáveis necessidades de recomposição: refazer a atividade econômica, bem ajustando aí os depauperados, os malferidos, os adolescentes viciados no convívio da luta, os destreinados do trabalho pacífico e útil, tudo isto de forma a reconstituir os tesouros consumidos e a levar as novas gerações a um regime realmente humano. O progresso científico, o treino do sacrifício imposto pela guerra, permitiriam obter tudo sem maior dificuldade, desde que houvesse dirigentes capazes. E foi isto o que faltou, ainda mais sensivelmente do que dantes. Tanto que a situação mundial piorou infinitamente. Todo o esforço de reconstituição econômica se fez como se fosse o caso particular de cada uma das empresas industriais, na exclusiva preocupação da margem de lucro. Para um mundo esfaimado, economicamente desorganizado, em lances de penúria por muitas partes, toda a produção e a respectiva distribuição, se fizeram estupidamente subordinadas aos balancetes das empresas geradoras de dividendos, empenhadas privativamente em produzir pelo menor preço possível, para vender pelo mais caro, em quantidades cada vez mais copiosas, qualquer que seja a utilidade efetiva do produto. Então, apurou-se a técnica numa mecanização à outrance, racionalizaram-se os processos, standarizaram-se os tipos... para chegar ao monstruoso resultado: dez anos depois de finda a luta, quando se procura a forma de ajustar a liquidação da guerra, e ainda são sinistramente patentes os claros abertos pelos cinco anos de morticínio, o mais angustioso problema do Ocidente são os 16 milhões dos sem trabalho, de par com o crescente amontoado dos stocks. Quer dizer: há superprodução, agravada de subconsumo, pois que se encontram, em todas as grandes nações, milhões de esfaimados, sem meios de adquirir o necessário a uma subsistência comum. Com isto se faz que a política mundial se engloba no que eles chamam enfaticamente de conquista de mercados, e que consiste, praticamente, em dominar extensões cada vez maiores de povos fracos, para obrigá-los a trabalhar e comprar aquilo que convém aos grandes industriais. É o colonialismo, em que transborda o imperialismo das nações rapaces, hoje mais potentemente armadas do que nas vésperas da hedionda catástrofe. 

Na pequenez que lhes é própria, a essa grande estupidez de política econômica respondem os dirigentes brasileiros com a sua valorização do café: para uma produção que aumenta constantemente, eles instituíram o remédio de reter as safras, empatando aí formidáveis capitais, com o que se encarece desmedidamente o produto, mas que determina um ilusório monopólio, para permitir impor um alto preço de venda. Resultado: subiu o preço, diminuiu o consumo, ao mesmo tempo que os países rivais na cultura do café aumentaram a produção, beneficiados pela valorização brasileira. Ao cabo: perderemos o relativo monopólio de que gozamos, condenamos o país a uma crise gravíssima nas suas relações econômicas, apurando, apenas, um fabuloso prejuízo de milhões de sacos de café retido sob os juros do financiamento...


_______________________



"Morreu no Rio aos 64 anos, em 1932, deixando-nos como legado frases, que infelizmente, ainda ecoam como válidas: 'Somos uma nação ineducada, conduzida por um Estado pervertido. Ineducada, a nação se anula; representada por um Estado pervertido, a nação se degrada'. As lições que nos são ministradas em O Brasil nação ainda se fazem eternas. Torcemos para que um dia caduquem. E que o novo Brasil sonhado por Bomfim se torne realidade."

Cecília Costa Junqueira



_______________________


O Brasil nação: vol. I / Manoel Bomfim. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2013. 332 p.; 21 cm. – (Coleção biblioteca básica brasileira; 35).


_______________________

Download Acesse:

http://www.fundar.org.br/bbb/index.php/project/o-brasil-nacao-vol-i-manoel-bonfim/


_______________________



Leia também:


O Brasil nação - v1: Prefácio - Manoel Bomfim




Nenhum comentário:

Postar um comentário