sábado, 29 de outubro de 2016

09. O Guardador de Rebanhos - Sou um Guardador de Rebanhos - Alberto Caeiro

Fernando Pessoa





IX - Sou um Guardador de Rebanhos




Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos 

E com as mãos e os pés 
E com o nariz e a boca.

Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la 
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.

Por isso quando num dia de calor 
Me sinto triste de gozá-lo tanto.
E me deito ao comprido na erva, 
E fecho os olhos quentes,

Sinto todo o meu corpo deitado na realidade, 
Sei a verdade e sou feliz.




___________________

O Guardador de Rebanhos
Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa)
(Fonte: http://www.cfh.ufsc.br/~magno/guardador.htm)


___________________

Leia também:

08. O Guardador de Rebanhos - Num Meio-Dia de Fim de Primavera - Alberto Caeiro

10. O Guardador de Rebanhos - Olá, Guardador de Rebanhos - Alberto Caeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário