segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 08

Florbela Espanca



08 - A Mensageira das Violetas





TORTURA


Tirar dentro do peito a emoção, 
A lúcida verdade, o sentimento! 
- E ser, depois de vir do coração, 
Um punhado de cinza esparso ao vento!... 

Sonhar um verso d´alto pensamento, 
E puro como um ritmo d´oração! 
E ser, depois de vir do coração, 
O pó, o nada, o sonho dum momento!...

São assim ocos, rudes, os meus versos: 

Rimas perdidas, vendavais dispersos, 
Com que eu iludo os outros, com que minto!

Quem me dera encontrar o verso puro, 
O verso altivo e forte, estranho e duro, 
Que dissesse, a chorar, isto que sinto!




A MINHA DOR
A você


A minha dor é um convento ideal 
Cheio de claustros, sombras, arcarias, 
Aonde a pedra em convulsões sombrias 
Tem linhas dum requinte escultural.

Os sinos têm dobres d´agonias 
Ao gemer, comovidos, o seu mal... 
E todos têm sons de funeral 
Ao bater horas, no correr dos dias...

A minha dor é um convento. 
Há lírios 
Dum roxo macerado de martírios, 
Tão belos como nunca os viu alguém!

Nesse triste convento aonde eu moro, 
Noites e dias rezo e grito e choro! 
E ninguém ouve... ninguém vê... ninguém...




A FLOR DO SONHO



A flor do sonho, alvíssima, divina 
Miraculosamente abriu em mim, 
Como se uma magnólia de cetim 
Fosse florir num muro todo em ruína. 

Pende em meu seio a haste branda e fina. 
E não posso entender como é que, enfim, 
Essa tão rara flor abriu assim!... 
Milagre... fantasia... ou talvez, sina.... 

Ó flor, que em mim nasceste sem abrolhos, 
Que tem que sejam tristes os meus olhos 
Se eles são tristes pelo amor de ti?!... 

Desde que em mim nasceste em noite calma, 
Voou ao longe a asa da minh´alma 
E nunca, nunca mais eu me entendi...



________________________


A Mensageira das Violetas, de Florbela Espanca

Fonte: ESPANCA, Florbela. A mensageira das violetas: antologia. Seleção e edição de Sergio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 1999. (Pocket). 

Texto proveniente de: 
A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo Permitido o uso apenas para fins educacionais. 

Texto-base digitalizado por: 
Luciana Peixoto Silva – Divinópolis/MG
_______________________

Leia também:

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 07

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário