sábado, 26 de maio de 2018

Dom Casmurro: De Preparação

Machado de Assis

Dom Casmurro





CAPÍTULO LVII
De Preparação



Ah! mas não eram só os seminaristas que me iam saindo daquelas folhas velhas do Panegírico. Elas me trouxeram também sensações passadas, tais e tantas que eu não poderia dizê-las todas, sem tirar espaço ao resto. Uma dessas, e das primeiras, quisera contá-la aqui em latim. Não é que a matéria não ache termos honestos em nossa língua, que é casta para os castos, como pode ser torpe para os torpes. Sim, leitora castíssima, como diria o meu finado José Dias, podeis ler o capítulo até ao fim, sem susto nem vexame.

Já agora meto a história em outro capítulo. Por mais composto que este me saia, há sempre no assunto alguma coisa menos austera, que pede umas linhas de repouso e preparação. Sirva este de preparação. E isto é muito, leitor meu amigo; o coração, quando examina a possibilidade do que há de vir, as proporções dos acontecimentos e a cópia deles, fica robusto e disposto, e o mal é menor mal. Também, se não fica então, não fica nunca. E aqui verás tal ou qual esperteza minha; porquanto, ao ler o que vais ler, é provável que o aches menos cru do que esperavas.






__________________________

Texto de referência:

Obras Completas de Machado de Assis, vol. I,
Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994.

Publicado originalmente pela Editora Garnier, Rio de Janeiro, 1899.

_____________________

Leia também:

Dom Casmurro: Capítulo LII / O Velho Pádua

Dom Casmurro: Capítulo LIII / A Caminho

Dom Casmurro: Capítulo LIV / Panegírico de Santa Mônica

Dom Casmurro: Capítulo LV / Um Soneto

Dom Casmurro: Capítulo LVI / Um Seminarista

Dom Casmurro: Capítulo LVIII / O Tratado

Dom Casmurro: Capítulo Primeiro DO TÍTULO




Nenhum comentário:

Postar um comentário