sábado, 14 de agosto de 2021

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 1, 2 e 3)

 Tio Vania


Anton Chekhov






Tio vania

(Diadia Vania)

Anton Pavlovich Chekhov

Tradução de E. Podgursky





Cenas da vida no campo em quatro atos

(1896)


PERSONAGENS



ALEXANDER VLADIMIROVICH SEREBRIAKOV, professor aposentado.

ELENA ANDREEVNA, sua esposa, 27 anos.

SOFÍA ALEXANDROVNA (SONIA), sua filha do primeiro casamento.

MARÍA VASILIEVNA VOINITZKAIA, viúva de um conselheiro secreto e mãe da primeira esposa do professor.

IVÁN PETROVICH VOINITZKII, seu filho.

MIJAIL LVOVICH ASTROV, médico.

ILIA ILICH TELEGUIN, proprietário de terras em ruínas.

MARINA, velha enfermeira.

UM GARÇONETE.




A ação ocorre na propriedade Serebriakov.





Ato um

A cena representa um jardim e parte da fachada da casa, na frente da qual existe um terraço. No shopping, sob uma velha tília, a mesa de chá está arrumada. Cadeiras, bancos e, em uma delas, um violão. A pouca distância da mesa, um balanço. Já passa das duas da tarde. O tempo está desolador.



Cena um

MARINA, uma velha quieta, está tricotando sentada ao lado do "samovar"; ASTROV caminha ao seu lado pela cena.

MARINHO. - (Servindo-lhe um copo de chá.) Aqui, pai.

ASTROV. - (Pega o copo com relutância.) Acho que não estou com vontade.

MARINHO. -Você pode querer um pouco de vodka.

ASTROV. -Não ... eu não bebo todos os dias ... O ar também é sufocante. (Pausa.) Senhora! ... Há quanto tempo nos conhecemos?

MARINHO. - (Ponderando.) Quantos? ... Que Deus me lembre ! ... Você vê ... Você veio aqui ... para esta região ... quando? ... Vera Petrovna, a mãe de Sonechka, ele ainda estava vivo. Naquela época, antes de ele morrer, você veio dois invernos seguidos ... o que significa que serão cerca de onze anos. (Depois de meditar por alguns momentos.) E talvez até mais.

ASTROV. -Mudei muito desde então?

MARINHO. -Muito. Antes você era jovem, bonito ..., enquanto agora você envelheceu ... E para onde foi sua beleza? Também deve ser dito que você bebe vodka.

ASTROV. -Sim. Em dez anos tornei-me outro homem ... E por que motivo? ... Porque trabalho demais, amor ... Não sei descansar, e mesmo à noite, debaixo do cobertor, tenho sempre medo que eles virá me chamar para ir ver alguém que está doente. Desde que nos conhecemos não tenho folga, então ... quem não vai envelhecer? Além disso, a própria vida é chata, boba, suja ... Isso também influencia muito. Ao seu redor você só vê pessoas absurdas, e quando você está morando com elas há dois ou três anos, você mesmo, aos poucos e sem perceber, você também se torna um absurdo ... Num destino inevitável. (Enrolando seus longos bigodes.)Que bigode enorme eu lancei! Que bigode bobo! Tornei-me um absurdo, senhora! ... Tola ainda não me transformei. Deus é misericordioso! Meu cérebro está no lugar; mas eu tenho, de certa forma, o sentimento atrofiado. Não quero nada, não preciso de ninguém e não quero ninguém. Talvez eu só queira você. (Ele beija a cabeça dela.) Quando eu era criança, também tive uma amante como você.

MARINHO. -Você pode querer comer alguma coisa.

ASTROV. -Não. Na terceira semana da Quaresma, durante a epidemia, tive que ir a Malitzkoe ... Quando o tifo exantemático ... Lá, no "isbas", morria gente como moscas ... Sujeira ... peste ... , fumo ..., bezerro no chão, ao lado do doente! ... Tinha até porquinho! ... Não ficava o dia sentado, nem comia nada; mas, sim ... quando cheguei em casa, também não me deixaram descansar. Eles me trariam a chave da estação ... Eu coloquei ele na mesa para operá-lo, e ele morreu sob o clorofórmio ... Bem ... então ..., quando era menos necessário, a sensação despertou por dentro eu. Minha consciência doeu como se eu o tivesse matado de propósito. Sentei-me, fechei os olhos ... então ...

MARINHO. -As pessoas não vão aceitar, mas Deus, sim,

ASTROV. -Sim. Obrigado ... Você falou muito bem.



Cena dois

VOINITZKII.


VOINITZKII. - (Saiu de casa parecendo ter dormido depois do almoço e, sentado no banco, ajeita a gravata do almofadinha.) Bem ... (Pausa.) Bem ...

ASTROV. -Você dormiu bem?

VOINITZKII. -Muito bom, sim. (Bocejos.) Como o professor e sua esposa moraram aqui ... minha vida saiu dos trilhos. Não durmo nas horas em que seria apropriado; no almoço e no jantar, como coisas que não me agradam; Eu bebo vinho ... Nada disso é saudável! ... Antes eu não tinha minuto livre. Sonia e eu trabalhamos muito; mas agora é só ela que trabalha, enquanto eu durmo, como, bebo ... Não é certo, claro!

MARINHO. - (Balançando a cabeça.) Que ordem de vida! ... O "samovar" esperando desde madrugada, e a professora se levantando às doze! ... Antes de eles chegarem, comíamos, como todo mundo, pouco depois da meia-noite horas; mas, com eles, às seis e seis ... Aí, à noite, o professor começa a ler e a escrever, e de repente ... por volta das duas horas, um anel ... Pode oferecer-lhe, meu pai? »...« Chá! »... E, para ele, tens um para acordar as pessoas ..., preparar o« samovar »... Que ordem de limpeza!

ASTROV. -Você planeja ficar muito tempo ainda?

VOINITZKII. - (Assobiando.) Cem anos ... O professor decidiu se estabelecer aqui.

MARINHO. -Bem, está acontecendo a mesma coisa agora. O "samovar" está sobre a mesa há duas horas e eles ... saíram para dar uma volta.

VOINITZKII. -Aí vêm eles ... Eles vêm, não se preocupe.



Cena três

As vozes são ouvidas primeiro e então, emergindo do fundo do jardim, SEREBRIAKOV, ELENA ANDREEVNA, SONIA e TELEGUIN entram em cena, voltando do passeio.

SEREBRIAKOV. -Magnífico! Magnífico! ... As vistas são maravilhosas! ...

TELEGUIN. "Maravilhoso, Excelência!"

SONIA. -Amanhã iremos para o campo da floresta, papai. Você quer?

VOINITZKII. -Senhores! Para beber o chá!

SEREBRIAKOV. -Meus amigos! Seja bonzinho e mande-me o chá para o escritório! Hoje ainda tenho que fazer!

SONIA. -Tenho certeza que você vai gostar do campo da floresta! ( ELENA ANDREEVNA, SEREBRIAKOV e SONIA saem. TELEGUIN se aproxima da mesa e se senta ao lado de MARINA .)

VOINITZKII. -Com o calor e este ar sufocante, o nosso grande sábio veste casaco, galochas, guarda-chuva e luvas!

ASTROV. -O que significa que ele se cuida.

VOINITZKII. -E como ela é maravilhosa! ... Que maravilha! Nunca vi mulher mais bonita em toda a minha vida!

TELEGUIN. -María Timofeevna! ... O mesmo quando vou pelo campo, que quando ando pela pousada neste jardim, ou olho esta mesa ..., experimento uma felicidade inefável! ... O tempo está maravilhoso, os pássaros cantam e a paz e a harmonia reinam entre todos! O que mais você poderia desejar? (Aceitando um copo de chá.) Obrigado de todo o coração.

VOINITZKII. - (Sonhando alto.) Que olhos! Que mulher maravilhosa!

ASTROV. -Me diga uma coisa, Ivan Petrovich.

VOINITZKII. - (Num tom apático.) O que você quer que eu diga? ...

ASTROV. - Nada de novo acontece?

VOINITZKII. -Nada ... tudo é velho! Eu ..., como antes, ou talvez pior, porque me tornei preguiçoso, não faço nada e resmungo como um velho ... Minha velha "mamãe" ainda balbucia algo sobre "emancipação feminina", e enquanto com um olho olha o túmulo, com o outro procura, em seus eruditos livros, "o amanhecer de uma nova vida" ...

ASTROV. -E a professora?

VOINITZKII. -O professor, como sempre, passa o dia, da manhã à noite, sentado, escreve que te escreve ... «Com a testa franzida e a mente tranquila, escrevemos e escrevemos odes, nem para eles nem para vamos ouvir elogios! »... Papel pobre! É melhor escrever a tua autobiografia! ... Seria um argumento magnífico! ... «Um professor reformado, um vício crostoso, doente de gota, reumatismo, enxaqueca e o fígado inflamado de ciúme e inveja ... Este secou o peixe reside, apesar de si mesmo, na quinta da sua primeira mulher - porque o seu bolso não lhe permite viver na cidade - e reclama constantemente dos seus infortúnios, embora na realidade seja extraordinariamente feliz ». Cuidado com a sorte que você tem! ... (Nervoso.)Filho de um simples sacristão, graduou-se em ciências e chegou ao magistério. Ele é excelência, teve um senador como sogro, etc. Não que nada disso importe muito, aliás, mas tenha em mente o seguinte: este homem, por exatos vinte e cinco anos, escreveu sobre arte sem compreender absolutamente nada da arte ... Por exatamente vinte e cinco anos, ele mastiga as ideias de outras pessoas sobre realismo, naturalismo e todas as outras bobagens ... Por vinte e cinco anos ele lê e escreve sobre o que há muito conhecido por gente educada e não oferece aos tolos nenhum interesse ... O que quer dizer que seu trabalho foi em vão ... Porém ... que vaidade!, que pretensões! ... Aposentado, não há alma vivente que conhece ele. É completamente ignorado.

ASTROV. -Parece inteiramente que você está com inveja.

VOINITZKII. -Tenho inveja, sim ... E que sucesso o seu com as mulheres! Nem mesmo Don Juan soube de um sucesso tão retumbante! ... Sua primeira esposa -minha irmã-, uma criatura maravilhosa, tímida, límpida como este céu azul; noble, generosa, contando con más admiradores que él alumnos..., le quiso como sólo los ángeles pueden querer a otros ángeles tan puros y maravillosos como ellos... Mi madre, a la que inspira un terror sagrado, continúa adorándole.. . Su segunda mujer..., bonita, inteligente -ahora mismo acaba usted de verla-, se casó con él cuando ya era viejo, entregándole su juventud, su belleza, su libertad y su esplendor... ¿Por qué?.. . Para que?

ASTROV. -E ele é fiel ao professor?

VOINITZKII. -Infelizmente sim.

ASTROV. -Por que "infelizmente"? ...

VOINITZKII. -Porque essa fidelidade é falsa do começo ao fim. Tem muita retórica e falta lógica. Trair um velho marido que não pode ser suportado é imoral, ao passo que lutar para afogar o pobre jovem e se sentir vivo não é.

TELEGUIN. - (Com a voz chorosa) Vânia! Não gosto que fale assim! ... Quem trai a mulher ou o marido é um ser infiel! ... Também é capaz de trair a pátria!

VOINITZKII. - ( Com raiva .) Feche a torneira, Vaflia!

TELEGUIN. "Permita-me, Vânia! ... Minha mulher ... e sem dúvida por causa do meu exterior nada atraente ... ela fugiu, no dia seguinte ao casamento, com um homem que ela amava! ... Pois então ... depois isso, continuei a cumprir o meu dever! Eu ainda a amo e continuo fiel a ela! ... Eu a ajudo tanto quanto posso, e lhe dei todos os meus bens, para que ela possa cuidar da educação dos filhos que teve com aquele homem que ela amou ! Faltou-me a felicidade, mas ficou o orgulho! ... E ela, por outro lado? ... Sua juventude passou, sua beleza - sujeita às leis da Natureza - acabou murchando, e o homem que ela amava morreu. .. O que resta?



continua nas cenas 4 e 5... 

________________

Anton Pavlovich Chekhov foi um contista russo, dramaturgo e médico. Foi um mestre do conto e é considerado um dos autores do gênero mais importantes na história da literatura  no realismo psicológico atual e naturalismo. 
Nascido : 29 de janeiro de 1860, Taganrog, Rússia
Morreu : 15 de julho de 1904, Badenweiler, Alemanha
Cônjuge : Olga Knipper ( 1901-1904)
Obras : The Cherry Orchard , The Seagull , The Three Sisters ,
Pais : Pavel Yegorovich Chekhov , Yevgeniya Chekhov

_________________

e você nunca pensou que tudo em sua vida poderia ter sido entre amor e ódio, prostração e ousadia, liberdade e conveniência, ignorância e ciência, realidade e ilusão, uso e amontoado de nadas, cultura e leiguice, juventude e velhice? já pensou se sua vida foi desperdiçada ou se poderia ter sido? já falhou em suas ambições? e você é um ser inventado ou se inventou? ... se perguntou ou... a vida é chata e boba e nada vai adiantar mesmo, somos explorados, nunca estamos seguros, mentem para nós... quem mente? Ah! Entendi... - entendeu, mesmo?

________________

Biblioteca Virtual Miguel Cervantes



________________

Leia também:

Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 1, 2 e 3)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Um, cenas 4 e 5)
Anton Chekhov - Tio Vania (Ato Dois, cena 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário